Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, sou novato nestas andanças, sou da Ilha Terceira Açores, estou a pensar arrancar finalmente com a contrução da minha própria casa, já tenho terreno e gostaria de fazer uma casa não muito grande com o máximo de 200m2 mais garagem para 1 carro, o meu orçamento é de 100000 euros. Gostaria de saber se estou dentro de um valor razoável e quais os passos a dar durante a obra, já que sou um leigo na matéria.
  2.  # 2

tenho um conhecido que casou com uma açoriana e tb construiu casa na terceira, na altura ele referiu que compensou alugar um contentor e comprar tudo no continente, quando digo tudo, e mesmo tudo, ele literalmente encheu o contentor, com tijolos, telhas, vigas, cimento, etc.

conhecendo esta história, parto do principio que os materiais sejam um pouco mais caro ai nos açores, pelo que o orçamento de 100.000 euros para 200m2 pode-se revelar curto.
  3.  # 3

200 m2 + garagem por 100 mil euros?!? Não me parece possível mas já aí vêm os entendidos falar disto. Pelo menos no continente, zona norte, muito comedido, consegue os 500€ + IVA no mínimo dos mínimos! Por isso, e juntando alguma margem apontaria para os 150 mil euros mas, lá está, tudo depende do método construtivo, acabamentos, etc...

Note: uma casa com 200m2 é bastante grande!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Pois no aspecto do tamanho da casa sou flexível pode mesmo ser de 150m2 de 1 piso tipo T2, mas teria de ser estilo espaço aberto sala e cozinha abertas, alguém conhece alguma planta que ande por aí no forum que me ajude a servir de exemplo?
  5.  # 5

Para um T2 espaçoso, 135m2 chega muito bem, incluindo naquela área ,25m2 de area bruta para uma garagem...isto sem contar com eventuais alpendres, pergolas..
    Resumindo, máximo consegue fazer tudo com 150m2... e se calhar mete aí um T3 ( é uma tipologia mais valorizada, esse quarto extra, ou escritorio, poderá dar jeito)
    100.000€ dará para talvez para os 150m2... mas não tenho experiência dos preços praticados nos açores.. só vejo projectos de casas de luxo.. Tem de contactar um gabinete de projectos daí e falar com o arquitecto... ver que propostas podem ser feitas para o seu terreno.

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: venenoso
  6.  # 6

Boa terra.........já estive aí de férias. :-)
    Pode-se saber em que zona é?

Para a construção pelo menos não precisa de gastar dinheiro em grandes isolamentos que, por vezes, é o que faz subir o preço da construção. Tem temperatura amena e constante durante o ano. Só precauções por causa da chuva.
    • tiagot
    • 26 outubro 2016 editado

# 7

Já fiz aí uma casinha na Terceira, e o valor que adianta para uma moradia de 200m2 (com o mínimo de qualidade construtiva) é demasiado baixo e descabido.
    Como já disseram acima, há pouca concorrência e os preços locais não são baratos e por vezes compensa mesmo encher um contentor no continente e levar.
    A casa teve uma parte completamente nova que foi contruída a cerca de 800€/m2 de área bruta de construção. Com lajes aligeiradas, vãos pequenos, alumínios baratos, móveis IKEA, sem luxos .
    É melhor redimensionar a construção que pretende, construindo menos área com qualidade mínima e ampliar mais tarde, consoante as necessidades.

Cpts
  7.  # 8

Colocado por: tiagotJá fiz aí uma casinha na Terceira, e o valor que adianta para uma moradia de 200m2 (com o mínimo de qualidade construtiva) é demasiado baixo e descabido.
    Como já disseram acima, há pouca concorrência e os preços locais não são baratos e por vezes compensa mesmo encher um contentor no continente e levar.
    A casa teve uma parte completamente nova que foi contruída a cerca de 800€/m2 de área bruta de construção. Com lajes aligeiradas, vãos pequenos, alumínios baratos, móveis IKEA, sem luxos .
    É melhor redimensionar a construção que pretende, construindo menos área com qualidade mínima e ampliar mais tarde, consoante as necessidades.

Cpts

Tive a refletir melhor e afinal não precisarei de uma casa de 200m2, sou só eu e a mulher e provavelmente um filho no futuro, 150m2 são mais do que suficientes, achas que um T2 com espaço aberto tipo sala e cozinha 2 em 1 com garagem achas que consigo fazer por esses valores eu terreno já tenho, é nos Biscoitos.
  8.  # 9

Os valores que ouço falar neste momento na ilha Terceira por m2 são de á volta de 600 650 euros, devido á falta de obras.
  9.  # 10

Colocado por: venenoso

Tive a refletir melhor e afinal não precisarei de uma casa de 200m2, sou só eu e a mulher e provavelmente um filho no futuro, 150m2 são mais do que suficientes, achas que um T2 com espaço aberto tipo sala e cozinha 2 em 1 com garagem achas que consigo fazer por esses valores eu terreno já tenho, é nos Biscoitos.

Eu nunca faría um T2.....T3 no mínimo...

Biscoitos: Terra lindísisma....com piscinas naturais no mar :-)
  10.  # 11

Boa tarde,

Não se esqueça do valor que terá de investir em Projectos de Arquitectura/Especialidades, Taxas, Licenças, Direção de Fiscalização...

Cumprimentos
  11.  # 12

Amigo eu meti uma T3 em 123 m2 brutos (sem garagem). Para muita gente não dá, para mim mim vai chegar e sobra muito espaço :)

EDITADO: quem meteu foi o arquitecto
  12.  # 13

Colocado por: PPPArquitectoBoa tarde,

Não se esqueça do valor que terá de investir em Projectos de Arquitectura/Especialidades, Taxas, Licenças, Direção de Fiscalização...

Cumprimentos

Consegues-me dizer mais ou menos em que valores estamos a falar, até efectivamente começar a obra?

Cumps
  13.  # 14

Boa tarde,

Os valores variam muito em função de diversos factores:

- preço dos Projectos de Arquitectura/Especialidades - vai encontrar projectos a 3.000€ (não sei como....) e projectos a 10.000€ ou mais (peça Propostas de Honorários discriminadas e duvide das Propostas de Honorários muito baixas)
    - taxas e licenças camarárias, que são diferentes de câmara para câmara - há câmaras a cobrar 2000€ e câmaras a cobrar 5000 € ou mais.
    - preço da Direção de Fiscalização - os valores também variam.

Posto isto, é complicado atirar números.
    Comece a pedir Propostas de Honorários para Arquitectura/Especialidades e tente esclarecer-se na câmara quanto ao preço das taxas e licenças ou então consulte o o regulamento municipal de taxas de Angra do Heroísmo.

Já trabalhei em colaboração com um arquitecto que tem gabinete na Ilha Terceira.
    Se precisar de alguma coisa ou referência, disponha.

Cumprimentos,
    Pedro Pontes Pimenta de Almeida, Arquitecto
    email: [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: venenoso

0.0186 seg. NEW