Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, sou novato nestas andanças, sou da Ilha Terceira Açores, estou a pensar arrancar finalmente com a contrução da minha própria casa, já tenho terreno e gostaria de fazer uma casa não muito grande com o máximo de 200m2 mais garagem para 1 carro, o meu orçamento é de 100000 euros. Gostaria de saber se estou dentro de um valor razoável e quais os passos a dar durante a obra, já que sou um leigo na matéria.
  2.  # 2

tenho um conhecido que casou com uma açoriana e tb construiu casa na terceira, na altura ele referiu que compensou alugar um contentor e comprar tudo no continente, quando digo tudo, e mesmo tudo, ele literalmente encheu o contentor, com tijolos, telhas, vigas, cimento, etc.

conhecendo esta história, parto do principio que os materiais sejam um pouco mais caro ai nos açores, pelo que o orçamento de 100.000 euros para 200m2 pode-se revelar curto.
  3.  # 3

200 m2 + garagem por 100 mil euros?!? Não me parece possível mas já aí vêm os entendidos falar disto. Pelo menos no continente, zona norte, muito comedido, consegue os 500€ + IVA no mínimo dos mínimos! Por isso, e juntando alguma margem apontaria para os 150 mil euros mas, lá está, tudo depende do método construtivo, acabamentos, etc...

Note: uma casa com 200m2 é bastante grande!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Pois no aspecto do tamanho da casa sou flexível pode mesmo ser de 150m2 de 1 piso tipo T2, mas teria de ser estilo espaço aberto sala e cozinha abertas, alguém conhece alguma planta que ande por aí no forum que me ajude a servir de exemplo?
  5.  # 5

Para um T2 espaçoso, 135m2 chega muito bem, incluindo naquela área ,25m2 de area bruta para uma garagem...isto sem contar com eventuais alpendres, pergolas..
    Resumindo, máximo consegue fazer tudo com 150m2... e se calhar mete aí um T3 ( é uma tipologia mais valorizada, esse quarto extra, ou escritorio, poderá dar jeito)