Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vejam esta noticia e se for possível traduzam o que isto quer dizer ou como funciona:
    http://expresso.sapo.pt/economia/2016-10-25-Mercado-eletrico-ganha-nova-oferta-de-preco-fixo
  2.  # 2

    Então, tem preço fixo, de três em três meses fazem a leitura e acertam. Que tem de vantajoso? Algumas das outras empresas já prevem essa possibilidade
    • size
    • 26 outubro 2016

     # 3

    Suponho que a questão não é bem tratar-se de preço fixo da energia, mas sim de factura de valor fixo, que é diferente.

    A EDP também tem essa modalidade, chamada "Conta Certa"
  3.  # 4

    Pelo que li e entendi, os homens apresentam um modelo de negócio diferente....Como intermediários,
    Cobram uma comissão fixa de 2 ou 3 €/Mes ( depende da potencia contratada ), e vendem a electricidade ao preço de grossista ( ao preço que a "compram")...Associado a isso tem também a "conta certa", como é obvio sujeita a acertos periodicos.
  4.  # 5

    Sendo assim não vejo vantagem nenhuma, esta empresa compra a eletricidade para vender, a EDP produz eletricidade e também a vende, se eu produzir um determinado produto e o comercializo diretamente ao consumidor final, ganho mais que o meu vizinho que compra a outros para depois vender.
    Trazendo para aqui o meu exemplo pessoal, eu pago as minhas faturas e as dos meus irmãos e cunhados (irmãos da esposa) por se encontrarem no estrangeiro.
    3 desses contratos estão na conta certa EDP comercial. No meu contrato nunca tive problemas porque dou a contagem a mais cerca de 20% para no fim do ano não ter sopresas. Esses 20% já não conto com eles para nada. Mas o mais engraçado é que o meu cunhado tem um contador monofásico de uma tarifa 15 A, e pos para pagar 7 euros por mês, teve cá quase todo o inverno aquecedores elétricos ligados, paguei (ou melhor ele vai me dar o dinheiro) em janeiro de 2015, 483 euros.
    Até aqui nada de anormal, mas foram buscar o imposto de audio visual de a 2 anos para cá. Atenção quem paga pouca eletricidade não paga audio visual (eu desconhecia isso) caso a media no fim do ano passe de X vão buscar os dois anos para trás ( caso já não pague esse imposto a 2 ou mais anos, vão até 2 anos para trás).
  5.  # 6

    Os homens vendem a electricidade ao preço que a compram no mercado grossista.... sendo que metem somente uma comissão fixa mensal...
    A EDP, não vende a electricidade ao consumidor ao preço de grossista.... Vende com preço de retalho ( por isso constituiram diversas empresas,de distribuição e de comercialização)
    José1982, tem de ler melhor as subtilezas dos textos... ;)
    Concordam com este comentário: nocas1, Obras em casa
  6.  # 7

    Estive a ver preço kwh e sinceramente parece-me em tudo semelhante ao da EDP.
  7.  # 8

    A única diferença face às restantes reside na transparência de preços, nada mais.
    O preço das comercilizadoras varia conforme a sua estratégia de compra da energia, em mercado diário, mercado a prazo e contratos bilaterais, e da sua margem de risco.
    O que dá entender pelas noticias é que a Energia Simples só compra no mercado diário, e a margem que geralmente é aplicada nos preços, está previamente definida, de 2 euros mensais nas mensalidades de 12 a 60 euros e de 3 euros mensais na mensalidade de 65 euros. Enquanto que nas restantes ofertas essa margem pode variar entre os 2% a 7% do preço final.
    O único senão, na minha opinião, que vejo nesta modalidade é comparar com outras comercializadoras os preços, só mesmo depois de se receber as faturas de pelo menos três meses. Assim, na minha opinião só compensa mudar senão tiver fidelização.
  8.  # 9

    Em teoria Concordo com o que disse o sr. Pedro Barradas, mas na prática tudo (ou quase tudo é diferente) eu moro atualmente na aldeia da minha esposa num concelho do Distrito de Vila Real, que é o maior concelho produtor de eletricidade em Portugal. Há quem pense que por sermos o concelho com maior produção do país estamos bem servidos em termos de eletricidade, mas não estamos porque a nossa eletricidade vem de Espanha, a produzida no nosso concelho não é injetada na rede porque não tem condições para tal e porque não fazia sentido eletricidade de Espanha por exemplo para o Porto, devido ao trajeto, perdas e tipo de linha, isto segundo diz a central aqui perto aos seus visitantes. A empresa a quem a EDP compra a eletricidade em Espanha é concorrente desta em Portugal, daí não haver a verdadeira concorrência. A EDP só lhe interessa vender 60% da energia consumida em Portugal, daí existirem as campanhas para poupar eletricidade, porque se vender mais tem de ir comprar a Espanha, normalmente á concorrência. Quando a vai comprar, compra-a ao preço que a vende ou mais caro e compra-a porque é obrigada a tal.
    Era bom saber-se mais sobre essa nova empresa, a quem compra a eletricidade, etc, etc.
    Quem já seja cliente e frequente este forum por favor ponham aqui os preços reais praticados, sem os custos estarem camuflados.
  9.  # 10

    Caro José peço desculpa por discordar mas Vila Real foi o 4º maior produtor de energia elétrica renovável em 2015, muito atrás de Bragança que é 1º, e nesse mesmo ano a produção renovável só satisfez 50% do consumo total nacional.

    Aí em Vila Real não é só o grupo EDP que produz energia elétrica, de certeza que tem vários grupos, inclusive as espanholas Endesa e Iberdrola.

    A compra e venda de energia elétrica é transparente porque estamos num mercado livre e a EDP já não detém o monopólio na comercialização e na produção, e na distribuição,com o fim dos contratos de concessão, irá perder também o monopólio. A Energia Simples pelo que li vai-se candidatar à getsão da rede de distribuição e os municípios também demonstram interesse em ficar com essa mesma gestão.

    A construção do preço que pagamos. isso já não é tanto transparente, no entanto existem cada vez mais modalidades, como os contratos indexados, que aumentam largamente a transparência.

    Não é a EDP que compra a energia elétrica para Portugal, são os comercializadores , a EDP Distribuição, não EDP Comercial ou EDPSU, só tem que se encarregar que ela chegue a sua casa, para isso é que se paga as TAR (Tarifas de Acesso às Redes). Se aí a qualidade da rede e da energia elétrica não é a melhor, não discuto porque desconheço totalmente.

    Quanto a quem a Energia Simples compra energia é fácil, a quem a colocar no mercado diário OMIE, e depois chega a si ou a quem for necessário, ao preço que foi negociado. Face à sua dimensão não me acredito que compre energia de outra forma, nos mercados a prazo - OMIP ou através de contratos bilaterais - diretamente com o produtor de energia elétrica.

    Quem produz, só conta para a energia elétrica chegar às nossas casas tendo em consideração a capacidade de interligação e perdas principalmente, tal como disse.

    A proposta de preços aqui discutida assenta na transparância porque permite ao consumidor consultar o preço que a energia vai ser comprada pela Energia Simples no OMIE, basta ir ver os resultados do mercado: http://www.omie.es/pt/inicio. Quanto a haver, ou não, poupança face a outra comercializadora é outra história.

    Para haver mais transparência só com contratos indexados e mesmo assim nem todas as fórmulas são realmente transparentes, no entanto este tipo de contrato ainda só está disponível para empresas e condomínios. Em Espanha não, quem está no mercado regulado paga a energia em função do preço do mercado, tal como num contrato indexado, assim, e pelo que sei têm importantes poupanças, principalmente em 2016 que os preços só agora estão a subir fruto do pouco vento e chuva na península ibérica.

    E mesmo assim enquanto não se passar a tarifas indexadas nas TAR, que representa aproximadamente 2/3 do preço que pagamos por kWh, também é dificil tirar o máximo partido dos contratos indexados, mas a ERSE está a implementar projetos pilotos e julgo que irá avançar com isso.
    • eu
    • 4 novembro 2016

     # 11

    Este tarifário pode ser vantajoso para quem gasta bastante energia.
  10.  # 12

    Sr. Vitusousa eu li algum tempo atrás que era Vila Real, mas é em termos de energia total, incluía as barragens. (se assim não for peço desculpa)
    Um senhor que trabalha na EDP produção e que almoça comigo todos os dias no mesmo café, diz que quem compra a energia para Portugal, são as empresas produtoras de eletricidade, quando a que produzem não chega, existem outras que a tem de comprar toda porque não produzem nenhuma.
    A EDP produção quando a energia não chega compra-a a uma empresa espanhola, sua concorrente aqui em Portugal, significa isto que não há a verdadeira concorrência.
    Quanto a energia eólica não pertence nenhuma a EDP, mas sim a empresas privadas, mas estas vendem a empresas Portuguesas e a noite quando não há consumo serve para bombar água de umas barragens para outras.
    Não concordo com o imposto audio-visual e os cemitérios, garagens, etc terem que pagar esse imposto.
  11.  # 13

    Caro José1982, pode verificar em anexo os dados da DGEG em que sustentei a minha afirmação para a produção eléctrica em Portugal.

    Não me leve a mal, mas acho que você, e o senhor da EDP, confundem produção com comercialização, que são áreas distintas.

    A EDP se quiser vender a sua produção tem que a a colocar no mercado diário ou a prazo, que é onde mais de 70% da energia eletrica em Portugal é comprada pelos comercializadores no mercado livre para posteriormente vender aos seus consumidores.

    Para o preço final da energia no mercado ibérico (Portugal e Espanha) o preço é encontrado pelo cruzamento das curvas de oferta (produção) e procura (consumo), com números publicados diariamente, daí e na minha prespetiva ser um mercado transparente e de eu ser um defensor dos contratos indexados ao mercado diário.

    Se a EDP não colocar as suas centrais neste mercado não irá receber, logicamente isto é mais complexo e envolve inúmeros fatores, como a disponibilidade das centrais naquela hora, o consumo nessa mesma hora, custos de oportunidade, capacidade de interligação, etc..

    E digo-lhe que em 2016 estamos com um Saldo Exportador muito elevado por isso Espanha é que tem nos comprado muita energia elétrica.

    A EDP não detém eólicas sobre esse nome, mas através de holdings . O dinheiro volta sempre para os mesmos.

    Quanto ao imposto também concordo consigo não faz muito sentido mas em Portugal paga-se tudo e mais alguma coisa.
 
0.0175 seg. NEW