Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Ja ha uns meses que sou leitor regular deste forum, o qual me agrada muito, pois a troca de conhecimentos e opiniões é vasta.

    Eu e a minha "maria" decidimos construir uma moradia.
    Já "iniciei" o processo, o terreno ja foi comprado, e, ja contactei um arquitecto, o qual ja me deu um projecto para a moradia (estudo prévio), o qual me agradou, e á "maria" ainda mais.
    A ideia, é não passar dos 120K na construção da moradia, isto sem contar com o terreno.
    Tenciono tentar fazer uma lista com as despesas, á medida que for avançando no processo, para ir mantendo o pessoal a par das despesas.

    Para inicio de conversa, gostava que os mais entendidos nestas andanças, dessem uma opinião acerca do projecto...

    "Abreijos".
  2.  # 2

    Colocado por: gaz15A ideia, é não passar dos 120K na construção da moradia,

    O arqº que está a trabalhar no projecto sabe que só tem 120.000 para gastar

    Colocado por: gaz15Tenciono tentar fazer uma lista com as despesas, á medida que for avançando no processo

    Essa lista deve ser feita antes de executar a obra, claro que você não a sabe fazer, mas vale a pena pagar a quem a faça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gaz15
  3.  # 3

    Boas caro Picareta,
    sim o arqº foi informado do valor, e sim ele vai fazer isso tudo, pelo menos é o que está contratualizado.
    Faz o caderno de quantidades, com preços á data, isto será realizado numa fase posterior, depois de dar entrada do processo na câmara, fazer a escolha dos materiais para acabamentos, janelas, etc etc.... em que da-me logo uma relação de quantidades preços, etc
  4.  # 4

    mostre lá o projecto... informe-nos de qual a area bruta, a zona do país.. e quaisas suas expectativas em termos de acabamentos...
  5.  # 5

    aqui está o projecto...
    a área bruta ronda os 180m2
    a zona do país é norte (zona de penafiel).
    em termos de acabamento não quero nada luxuoso, quero coisas pro simples, privilegiando sempre o conforto, e claro qualidade qb.
    projecto moradia
  6.  # 6

    Olha assim a olhómetro, vai-me desculpar mas acho curto, pois esse projecto apresenta muitas carpintarias e area de envidraçados bastante generosas.
    a zona da bancada do lava-loiça, vai ser sempre muito escura, é pena... Eu passaria o LLoiça para a ilha e esta meteria a bancada com profundidade de 1.00m.

    Talvez com 135.000€, fora os arranjos exteriores, ou seja, por uns 150.000€ deve fazer a festa.
  7.  # 7

    o valor falado com o arquiteto foi os tais 120.000€, sem arranjos exteriores, apenas foi contabilizado a questão da habitação.
    Ele referiu que seria praticável o preço, desde que seja "regrado no que diz respeito aos Wc´s, o valor falado é o valor que pretendo gastar, claro que os 135.000 que falou, não estão fora de âmbito, agora os 150.000€, esses sim ja ficam um pouco fora do orçamento....

    A questão do lloiça é um caso a pensar....

    uma alteração que já falei com o arq, é se ha possibilidade, e se não foge muito á estética a colocação de uma janela junto ao teto na zona dos arrumos/wc de serviço, assim aproveitava alguma luminosidade....
  8.  # 8

    que mau "L"

    por exemplo se essa casa já estivesse feita assim quase de certeza que iria abrir uma porta na sala para ir para os quartos, como está é uma grande volta e muitos€€€

    a wc entre os quartos podia muito bem ir para o outro lado do corredor e assim juntar os quartos e encurtar o L

    a cozinha merecia uma janela lateral a dar luz para a bancada do lava louça tal como o Pedro chamou aá atenção

    enfim muitos mais coisas e por 120 mil ??? pobre arquiteto que vai ter de propor materiais muito gama "corrente" e depois você não vai querer e depois a casa vai ficar por 175 mil.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Skinkx, S. GOUVEIA BRAGA
  9.  # 9

    Mas não tem iluminação e ventilação natural nas IS!!!? Somente por razões estéticas.. Veja lá as prioridades ( pois tem todos esses compartimentos com paredes confinantes com o exterior). Pelo menos uma clarabóia em cada um dos compartimentos...
    Concordam com este comentário: GMCQ
  10.  # 10

    Colocado por: marco1que mau "L"

    por exemplo se essa casa já estivesse feita assim quase de certeza que iria abrir uma porta na sala para ir para os quartos, como está é uma grande volta e muitos€€€

    a wc entre os quartos podia muito bem ir para o outro lado do corredor e assim juntar os quartos e encurtar o L

    a cozinha merecia uma janela lateral a dar luz para a bancada do lava louça tal como o Pedro chamou aá atenção

    enfim muitos mais coisas e por 120 mil ??? pobre arquiteto que vai ter de propor materiais muito gama "corrente" e depois você não vai querer e depois a casa vai ficar por 175 mil.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    bem visto a questão da cozinha
    Em termos de disposição do L, eu gosto, porque cria a divisão do espaço de "lazer/jantar" do espaço de "descanso".



    Colocado por: Pedro BarradasMas não tem iluminação e ventilação natural nas IS!!!? Somente por razões estéticas.. Veja lá as prioridades ( pois tem todos esses compartimentos com paredes confinantes com o exterior). Pelo menos uma clarabóia em cada um dos compartimentos...


    Claro que as prioridades, como referi desde inicio são o conforto e claro, quero uma casa funcional. isto também para já ainda é só um estudo.
  11.  # 11

    gaz15

    não é o facto de ir dar uma volta grande que lhe vai dar mais privacidade e separação da zona intima, vai é gastar área em corredor excessivo e uns valentes euros desnecessários.

    o problema não está na disposição do L mas sim na forma de "arrumar" o esquema funcional da casa

    olhe por exemplo apenas para abrir outras ideias, experimente trocar a cozinha pela sala, meta a wc comum para o outro lado do corredor e junte os quartos.
    Concordam com este comentário: S. GOUVEIA BRAGA
  12.  # 12

    Para a área que ocupa essa casa era possível fazer algo bem mais jeitoso em menos espaço.
    A janela de canto no quarto é comque finalidade? Olhar de esquina?
    Concordam com este comentário: marco1
  13.  # 13

    Colocado por: marco1que mau "L"

    por exemplo se essa casa já estivesse feita assim quase de certeza que iria abrir uma porta na sala para ir para os quartos, como está é uma grande volta e muitos€€€

    a wc entre os quartos podia muito bem ir para o outro lado do corredor e assim juntar os quartos e encurtar o L

    a cozinha merecia uma janela lateral a dar luz para a bancada do lava louça tal como o Pedro chamou aá atenção

    enfim muitos mais coisas e por 120 mil ??? pobre arquiteto que vai ter de propor materiais muito gama "corrente" e depois você não vai querer e depois a casa vai ficar por 175 mil.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Skinkx


    Não gosto muito de desenhos em L que implicam maratonas dentro de casa para correr os compartimentos todos e é a primeira coisa que me ocorre neste layout, é precisamente a distância enorme de canto a canto da casa.

    Em cima disso, esse alongamento da distribuição não facilita com a área de circulações necessária, que ´´e considerável.
  14.  # 14

    Em relação ao projecto é algo pessoal mas a mim não me atrairia ter de passar pela entrada todas as noites para ir da sala para o quarto dormir. O hall de entrada parece pequeno...eu gosto de separar locais sujos de limpos e você entra em casa com os sapatos sujos da rua e quase calca a zona de passagem para os quartos compreende...

    Porta a separar quarto suite de wc suite e closet nao vejo interesse...qtas mais paredes e portas mais custos...

    Acho o seu orçamento justo mas quem sou eu para opinar sobre isso...baseio-me apenas no que leio por aqui.

    Boa sorte nesta nova etapa...seguirei atentamente a sua experiência visto querer construir daqui por 1 a 2 anos.
  15.  # 15

    Para onde fica o Norte?

    Uma coisa que tb valorizo, e talvez a sua maria ainda nao tenha pensado nisso, é a lavandaria na zona dos quartos...é na zona dos quartos onde se encontra a maior quantidade de roupa a lavar...sou a favor de casas funcionais...ninguém gosta de ter de tratar da roupa mas tem de ser...fazer maratonas a carregar a roupa para a lavansaria ou cozinha para depois levá.la para estender e depois para outro local para passar a ferro e voltar aos quartos para a arrumar...honestamente vai fazer 1a x 2as no máximo com gosto pk a casa é nova e existe ainsa aquela adrenalina de casa nova...mas cedo vai se arrepender de nao ter feito um esquema de casa funcional, prático...simples...para o dia a dia. Outra coisa que acho que poderá diminuir custos de obra...que me corrija quem perceber do assunto...é dispor os wcs todos de forma próxima pkausa da canalização de aguas e esgotos... outra coisa...se gosta de privacidade...tente por na planta o quarto de casal com boa separação dos restantes...colocando closet e/ou wcs no meio 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gaz15
  16.  # 16

    Estou admirado como é que ninguém ainda perguntou se isto foi feito por um arquitecto!
    Há tantas plantas por aqui no forum com o mesmo formato.
    Pesquise por algumas, pode ser que retire de lá boas ideias.
    Essa planta não está funcional e não dou 6 meses para você se aperceber dos erros que cometeu se continuar com esse projecto.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  17.  # 17

    Meto a foto devidamente anexada para melhor visualização.
    Pela cota presente no canto superior esquerdo, o NORTE deve está para a Esquerda nesta imagem. ( Zona do estacionamento). e assim a cozinha e sala estão para SUl/ Poente ( muito bem), e os Quartos... também para Poente!!?... Não á o melhor, a não ser que o sistema de vistas para Nascente seja muito mau... aliás a zona Nascente Esta de costas voltadas para a casa... Não se percebe.

    Metendo os quartos para Nascente, resolvia parte das circulações excessivas, e resolvia a entrada que é algo estranha... Neste projecto, nem sei para que serve. Dá vontade de entrar na casa pele porta de serviço.... e pronto.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
      BYFhUC.jpg
  18.  # 18

    Encontrei aqui um tópico que tem algumas semelhanças na parte íntima da casa com o seu.
    É só um exemplo.
    https://forumdacasa.com/discussion/41388/1/planta-de-casa-opinioes/
  19.  # 19

    E se o seu arquitecto alinhasse o vão vidrado da cozinha pela parede do quarto. Na sala, retira a parede que está nas costas dos dois sofás e põe uma estante ou armário da largura dos sofás, criando um espaço por onde se possa passar. Assim, evita ter que fazer esse percurso todo.
  20.  # 20

    para que é o corredor "atrás da sala"?
    tire essa parede e aumente a sala ou para poupar uns cobres tire o corredor e abra uma porta na sala.

    Esse projecto pode melhorar e poupar alguma coisita!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0151 seg. NEW