Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: zedasilvaÉ o mais conhecido lá da Vila!


    A minha empresa, ( e respectivos arquitectos) é a única da Vila (no sector privado).... Mas dúvido que seja o mais conhecido ;) ... lolol....
  2.  # 2

    Colocado por: Pedro BarradasMas o PSS em fase de projecto é obrigatório..

    Deus nosso senhor ade-me castigar por isto, mas não posso estar mais de acordo.
    Lei 31/2009, artigo 9º
    Deveres do coordenador de projeto
    f) Assegurar a compatibilização com o coordenador em matéria de segurança e saúde, durante a elaboração do projeto, visando a aplicação dos princípios gerais de segurança em cumprimento da legislação em vigor;
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasé a única da Vila (no sector privado).... Mas dúvido que seja o mais conhecido ;)

    Quem o manda ser totó?
    Tinha ido trabalhar para a câmara, montava um gabinete cá fora e já era o mais conhecido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Pedro,

    Concordo.
    Contudo não sei que tipo de honorários a Maria João pediu. Se pediu Arquitectura e Especialidades, foi o que recebeu. É comum apresentarem-se Honorários para Arquitectura e Especialidades em conjunto.
    Já não é tão comum, infelizmente, elucidar o cliente de todos os projectos e serviços que ele irá necessitar, mesmo aqueles que podem/devem ser contratualizados à parte.

    (edit)
    "Mas o PSS em fase de projecto é obrigatório" - eu não disse em nenhum lado que não o era.

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Colocado por: PPPArquitectoContudo não sei que tipo de honorários a Maria João pediu.

    Provavelmente pediu o que todos pedem, preço do projeto.
    Os DO não têm obrigação de saberem quais as "burocracias" a que estão obrigados, cabe a nós técnicos elucidados ao máximo, não só por respeito para com o cliente, mas igualmente como forma de nos diferenciar-mos da concorrência.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, PPPArquitecto
  6.  # 6

    Colocado por: PPPArquitectoMas o PSS em fase de projecto é obrigatório"- eu não disse em nenhum lado que não o era.

    Quantos já fez para os seus projetos?
    :))
  7.  # 7

    zedasilva

    está a ser mauzinho

    PSS em fase de projeto é isso mesmo pode não ter nada a ver com o trabalho do arquiteto, em fase de projeto é do projeto de segurança e saúde e fala-se em fase de projeto pois existirá outro PSS para obra mas já adaptado pelo empreiteiro.
  8.  # 8

    Zé,

    Enquanto Coordenador de Projecto asseguro "a compatibilização". :)

    Abraço.
  9.  # 9

    Colocado por: marco1está a ser mauzinho

    Tou nada! :)

    Para moradias ainda não vi nenhum PSS em fase de projeto.
    É preciso?
    Pessoalmente acho que não, não passa de uma paneleirice que não servirá para nada.
    Basta que haja em fase de obra um PSS em condições.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, PPPArquitecto, RVeloso
  10.  # 10

    é tudo uma questão de semântica

    só quis frisar que em fase de projeto ( o tal PSS) não tem nada a ver com a fase do projeto de arquitetura
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaPessoalmente acho que não, não passa de uma paneleirice que não servirá para nada.
    Basta que haja em fase de obra um PSS em condições.

    COMPLETAMENTE DE ACORDO...
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasCOMPLETAMENTE DE ACORDO...

    Deus nosso senhor vai-me castigar certamente!
    Vou ter que arranjar mais uma reza para afastar este maus fluidos
  13.  # 13

    Lololll....!!!!Llolll
  14.  # 14

    Colocado por: Anonimo09092021A diarreira é um problema que afeta cada vez mais portugueses...

    Só padece quem quer.
    No meu tópico de serviço público, já tenho lá solução para tal maleita.
    •  
      CMartin
    • 28 outubro 2016 editado

     # 15

    https://forumdacasa.com/discussion/46194/1/construcao-casa-guimaraes/

    Não percebo. Não é o mesmo assunto ?
    Mas com outra perspectiva ?
    •  
      CMartin
    • 28 outubro 2016 editado

     # 16

    Em http://p3.publico.pt/node/19866

    Arquitectura
    Escolhe um arquitecto e simula o custo do projecto no site da Ordem


    Foi criado um site que reúne directório de arquitectos, simulador de custos de obra, plataforma de encomendas e informação sobre concursos

    A Ordem dos Arquitectos (OA) disponibiliza uma plataforma online com o objectivo de levar a arquitectura ao quotidiano dos cidadãos. Rui Alexandre, presidente do conselho directivo regional sul da OA, explica que o projecto — que decorre entre Março e Julho deste ano —, centra-se no trabalho dos arquitectos e no estreitamento da relação com o público. Como? Na prática, foi criado um site para reunir uma série de utilidades: um diretório de arquitectos, um simulador de custos de obra e uma plataforma de encomendas, além de outros conteúdos informativos sobre concursos a serem lançados pela OA.

    "A maior parte das pessoas não sabe que perguntas deve fazer ao arquitecto, quando pensa em fazer uma obra, e este 'site' tem como objectivo aproximar-se cada vez mais de públicos mais abrangentes", justificou Rui Alexandre. O projecto propõe um programa de ferramentas digitais, concursos, filmes, uma exposição e uma publicação com o objectivo de incentivar a compreensão, o acesso e a importância da arquitectura como garante da qualidade do espaço habitado.

    O 'site' vai incluir um diretório de arquitectos com nomes de profissionais, especialização, anos de experiência, entre outras características do perfil, que qualquer cidadão pode procurar, de acordo com as necessidades da obra que pretende fazer. Também inclui um simulador de custos de obra, na sequência de uma parceria com a Confidencial Imobiliário, uma marca de produção de indicadores de análise de mercado que apresenta uma estimativa do custo da obra.

     (...)
  15.  # 17

    E uma curiosidade: Em 2009, um projecto de arquitectura por Siza Vieira tinha um valor entre 15 a 20.000€uros para habitação unifamiliar.
  16.  # 18

    Nessa altura a Suzete do Rabaçal fazia o projecto por 900 euros. São realidades esranhas
    •  
      CMartin
    • 29 outubro 2016 editado

     # 19

    Não acredito callinas.
    Num fórum de arquitectura onde se punha a questão a arquitectos qual o valor mínimo pelo qual fariam um projecto para moradia unifamiliar, os valores de resposta ao inquérito situavam-se abaixo de 2000 e chegavam aos 10000. Isto em 2009.
    Veja bem a grande, enorme, margem de diferença.
    Assim, eu estranho estarmos a dizer que decididamente um projecto de arquitectura, hoje em dia, de 7000 é barato. Não é barato.
    E depois, considerando, a enorme diversidade de preços como vimos acima, diria que 7000 é um valor aceitàvel ou mediano (na média).
  17.  # 20

    Barato isto? Minha nossa...
    Concordam com este comentário: CMartin
 
0.0198 seg. NEW