Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Vou ter recuperador de calor a lenha para aquecimento central com radiadores. A dúvida é saber qual escolher. O que nos foi dito é que o recuperador não pode ter mais de 25kw e com redimento superior a 75%. A nossa escolha para o projeto da térmica foi o modelo ADF calida 80v2.0 . Podem aconselhar algum? Os radiadores que vamos colocar em principio serão da marca Radiatori 2000 modelo plus, ottimo ou cover, algum conhece ou instalou estes radiadores??

    Obrigado
  2.  # 2

    Pode ter mais de 25 kW, tem é que ter projecto AVAC. Mas os 75% de rendimento mantém-se, é o mínimo regulamentar.
  3.  # 3

    Obrigado Skinkx...Tem alguma opinião em relação a bons recuperadores de calor? Vamos ter 70 elementos de radiador.

    Obrigado
    • void
    • 7 novembro 2016

     # 4

    Porque não o adf cálida que tem no projeto térmico?
  4.  # 5

    Colocado por: SkinkxPode ter mais de 25 kW, tem é que ter projecto AVAC. Mas os 75% de rendimento mantém-se, é o mínimo regulamentar.


    Desculpem o à parte, mas até poderá ser útil também para a questão do tópico.

    Fizeram-me um Certificado Energético a uma obra há cerca de um mês numa moradia com piso radiante alimentado por um recuperador de calor Solzaima Aqcua (76% de rendimento ).

    Pelo que o técnico me explicou, neste momento qualquer equipamento de aquecimento tem obrigatoriamente ter um rendimento superior a 86% para entrar nas contas do CE... Está correcto isto?

    A moradia ficou com classificação B-, caso o recuperador entrasse no cálculo ficaria com classe A.
    • Skinkx
    • 8 novembro 2016 editado

     # 6

    Colocado por: ghost12

    Desculpem o à parte, mas até poderá ser útil também para a questão do tópico.

    Fizeram-me um Certificado Energético a uma obra há cerca de um mês numa moradia com piso radiante alimentado por um recuperador de calor Solzaima Aqcua (76% de rendimento ).

    Pelo que o técnico me explicou, neste momento qualquer equipamento de aquecimento tem obrigatoriamente ter um rendimento superior a 86% para entrar nas contas do CE... Está correcto isto?

    A moradia ficou com classificação B-, caso o recuperador entrasse no cálculo ficaria com classe A.


    Se o recuperador lá está, tem que ter o rendimento/eficiência mínima prevista pela regulamentação aplicável. Essa coisa de fazer de conta que não está lá é batota, pura e simplesmente batota. Ou tem o rendimento mínimo ou teriam que o trocar/remover.

    Em todo o caso, o rendimento mínimo de 86% é para caldeiras a biomassa. Para salamandras e recuperadores de calor o rendimento mínimo mantém-se nos 75%, não foi actualizado.

    http://www.adene.pt/sce/micro/faqs/sce?tema=All&keyword=recuperador


    L. Sistemas técnicos
    L3. Os recuperadores de calor e as salamandras a biomassa têm requisitos mínimos de eficiência?

    Os recuperadores de calor e salamandras estão sujeitos a requisitos mínimos de eficiência, conforme definido no nº 5 da Portaria nº 349-B/2013. Estes equipamentos não deixam de estar sujeitos a tal requisitos, sempre que instalados em edifícios de comércio e serviços.

    Deste modo e no caso de recuperadores de calor e salamandras, a eficiência mínima é a constante na referida Portaria, pelo que em caso algum podem ser utilizados equipamentos, em edifícios novos ou sujeitos a grandes intervenções, com eficiências inferiores, sob pena de não poder ser emitido o respetivo CE.


    Portaria n.º 349-B/2013
    https://www.academiaadene.pt/download/pt/portaria-n-349-b2013-requisitos.pdf

    http://i.imgur.com/2Z74aI3.jpg


    Portaria n.º 379-A/2015
    https://dre.pt/application/conteudo/70789581

    http://i.imgur.com/cDnfn2S.jpg

    Como se pode ver, a eficiência mínima de 75% para recuperadores de calor e salamandras (a lenha ou granulados) não sofreu qualquer alteração. E as próprias caldeiras a lenha continuam a ter 75% como patamar mínimo de eficiência, e não 86%.


    * O Acqua da Solzaima tem 80% de eficiência, na versão de porta de abrir. Guilhotina não sei de cabeça.
    ** Mal é se com esse recuperador de calor não dá A+.
  5.  # 7

    O certificado está emitido, deu B- e eu estava a dizer ao cliente que daria A ou A+...

    Não é muito problemático porque a casa não é para vender, agora parece que foi mesmo um erro do técnico.
  6.  # 8

    Nao faz sentido passar de A+ para B- so por causa recuperador
  7.  # 9

    Colocado por: callinasNao faz sentido passar de A+ para B- so por causa recuperador


    Estou a falar de cor, mas acho que ficou em B- e daria A com o recuperador.
  8.  # 10

    Aqui está.

    B- e com a instalação de uma caldeira a biomassa passava a A+

    Mas pelo que explicou o Skinkx, o técnico deveria ter considerado o recuperador. Existe algum recuperador a lenha com 85% de eficiência?
      ADENE 1.jpg
      ADENE 2.jpg
  9.  # 11

    Colocado por: ghost12Mas pelo que explicou o Skinkx, o técnico deveria ter considerado o recuperador. Existe algum recuperador a lenha com 85% de eficiência?

    A Questão é que o ACQUA da Solzaima tem mais de 25 kW de potencia, o que obriga a um estudo de AVAC. provavelmente foi por isso que o técnico não o quis considerar.
    pelo que sei a própria Solzaima tem tido problemas, e não se compreende o porquê de a lei portuguesa exigir os 75% de Rendimento minimo, quando no resto da Europa isso não acontece (dito pela própria Solzaima num email que me mandaram).
    o ACQUA é o único que eles têm que cumpre em termos de rendimento.
  10.  # 12

    Colocado por: fernandoFerreiraquando no resto da Europa isso não acontece (dito pela própria Solzaima num email que me mandaram).
    no resto da Europa é igual sendo até mais exigente pois obriga a medir os poluentes resultantes da combustão coisa que por cá não é sequer aconselhado (daqui a obrigatoriedade de instalar sondas lambda e valvulas anti-condensação).
    Concordam com este comentário: Skinkx
  11.  # 13

    Colocado por: callinasNao faz sentido passar de A+ para B- so por causa recuperador


    Se o recuperador de calor fizer AQS e aquecimento, é mais benéfico que uma bomba de calor, pois quase toda (ou mesmo toda) a energia necessária para o conforto térmico da habitação e produção de AQS é produzida a partir de fontes de energia renováveis.
  12.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreira
    A Questão é que o ACQUA da Solzaima tem mais de 25 kW de potencia, o que obriga a um estudo de AVAC. provavelmente foi por isso que o técnico não o quis considerar.
    pelo que sei a própria Solzaima tem tido problemas, e não se compreende o porquê de a lei portuguesa exigir os 75% de Rendimento minimo, quando no resto da Europa isso não acontece (dito pela própria Solzaima num email que me mandaram).
    o ACQUA é o único que eles têm que cumpre em termos de rendimento.


    Pela fiabilidade da informação adiantada pelo colega, tenho algumas dúvidas que ele tenha sequer considerado isso...
    • Skinkx
    • 8 novembro 2016 editado

     # 15

    Colocado por: ghost12Aqui está.

    B- e com a instalação de uma caldeira a biomassa passava a A+

    Mas pelo que explicou o Skinkx, o técnico deveria ter considerado o recuperador. Existe algum recuperador a lenha com 85% de eficiência?
      ADENE 1.jpg
      ADENE 2.jpg


    Até com 90% já os vi. Mas repito que o mínimo, em Portugal, são 75%, não é preciso ir tão longe, até porque a maior parte dos catálogos tinham dificuldades em cumprir o mínimo de 75% quando saiu a lei. Hoje está mais fácil, mas mesmo assim nem todos cumprem.
  13.  # 16

    Skinkx, afinal deveria ter sido considerado o recuperador no cálculo ou não?
  14.  # 17

    Colocado por: ghost12Skinkx, afinal deveria ter sido considerado o recuperador no cálculo ou não?


    Claro. Para benefício do requerente/promotor e também pelo simples facto de que ele estava lá.

    A própria ADENE fez uma pergunta e resposta que transcrevi para acabar com esse entendimento espatafúrdio. Se há limites mínimos de eficiência é para os cumprir e não para fazer de conta que os equipamentos não existem... até porque isso, assim, vai colocar pressão nas marcas para que cumpram com o regulamento... não faz sentido 3 anos depois da imposição desses limites mínimos a Solzaima ter um catálogo de recuperadores de calor a água onde apenas 1 (Acqua) em 10 (?) equipamentos cumpre com o mínimo... pior, mesmo que façamos obras numa fracção existente, esses limites mínimos são aplicáveis. Ou seja, mesmo não havendo qualquer controlo, não vejo em que tipo de situações esses equipamentos possam ser instalados, daí que acabe por ser um contrasenso que ainda existam em catálogo...

    E a Solzaima que se deixe de tretas, porque o que não falta é material da concorrência, até nacional, que já cumpre esses valores mínimos de eficiência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma
  15.  # 18

    Txii, o que já aprendi com a questão do ghost12, afinal a sua pergunta não foi nenhum ''à parte''.

    Void, efetivamente eu posso colocar o adf calida 80 que tenho no projeto, mas gostava de saber outras soluções sem ter de colocar um projeto AVAC. Gosto do solzaima acqua, mas como passa dos 25 kw. Fica muito caro depois pedir esse projeto AVAC??

    O Skinkx é um pro..=)

    Obrigado
    Concordam com este comentário: ghost12
  16.  # 19

    Desculpem mas...essa das potencias é que não entendo...
  17.  # 20

    É impressionante, dos recuperdores que tenho visto a maior parte não cumpre os 75% de eficiência. Alias, essa devia ser uma das informações principais dos catalogos e muitas vezes tem que se andar a ler as letras pequenas para perceber.
 
0.0237 seg. NEW