Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,

A minha casa foi totalmente remodelada à aproximadamente 25 anos.
    A nível de canalização não sei se é mais recente mas segundo vários canalizadores não está mal feita uma vez que a canalização de agua quente é de um material de plástico (PEX) que segundo dois canalizadores em caso de rotura através de uma caixa é possível substituir a canalização sem ser necessário abrir buracos nas paredes e a restante canalização de esgotos e agua fria é em pvc.
    No entanto a nível eléctrico é uma desgraça tendo um disjuntor de 32A que serve para toda a cozinha (tomadas, forno, placa e maquina de lavar loiça) e os cabos tirando os do forno que são partilhados com a placa são de 2,5 de espessura que é um perigo para todos os que cá habitam.
    Numa tentativa de melhorar ligeiramente e uma vez que o resto não está assim tão mal gostava apenas de passar dois conduites novos um para o forno e outro para a placa eléctrica por fora da casa no interior das paredes até ao quadro eléctrico para colocar um disjuntor independente para cada um destes equipamentos de 25A com cabo de 4mm e colocar um disjuntor de 16A no lugar do de 32A para o resto das tomadas da cozinha.
    No entanto surgiram-me umas duvidas antes de avançar e peço ajuda a todos os entendidos.

Os conduites da casa são em pvc rígido com as respetivas uniões e acessórios. Nesta nova passagem de cabos devo utilizar tubos anelados ou tubos rigidos de 20mm. Na minha opinião acho que com os rigidos nas curvas haveria menos risco de espancamentos, no entanto com o anelado é possível fazer curvas menos acentuadas.

Gostava de saber o numero de curvas que um conduite pode ter no meu caso preciso de fazer 3 e queria saber se são demasiadas se em alternativa devo colocar numa das curvas uma caixa de derivação.

E também já que o caminho é o mesmo se seria vantajoso colocar um disjuntor e respetivo conduite exclusivamente para a maquina de lavar loiça.

Desde já agradeço a ajuda

Cumprimentos
  2.  # 2

Boas

O tubo anelado é bem mais fácil fazer curvas do que o rígido, mas o rígido tem a vantagem de ser muito mais fácil a passagem dos fios condutores e um dia mais tarde ser for necessário, substituir a cablagem.
    Em relação ás curvas acho que não haverá problema desde que não sejam muito apertadas e a distancia nao for muito longa (não esquecer da guia no tubo).
    Os disjuntores nunca são demais. Tudo que sejam equipamentos que consomem muitos watts como fornos, maquinas de lavar, deve levar um disjuntor independente.
    Não esquecer de meter um disjuntor diferencial de 300mA para proteger todas a instalação, caso ainda não tenha.

Espero ter ajudado
    • AMCP
    • 1 novembro 2016

# 3

o tubo anelado normalmente usa-se nas paredes e o outro para o chão, e para esses 2 circuitos faça-os diretos, nada de caixas de derivação, com a bicha que se encontra no tubo coloca uma outra mais eficiente e dps coloca fios de 4mm para cada circuito da caixa (tomada) ao disjuntor de 20 o mínimo FACIL

0.0097 seg. NEW