Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva

    Tenho em vista um terreno que segundo o PDM é urbano, aliás, está registado como tal nas Finanças, no registo predial penso que está como rústico.

    Visitei a secção de urbanismo da cãmara e sem falar com nenhum "engenheiro" fui informado que o mesmo não tinha ainda alvará de loteamento e portanto não era possível lá construir.

    A minha pergunta é simples, se o terreno é urbano não dá para construir porque não tem esse tal alvará? Isso faz sentido, ou a informação que deram não procede?

    Admito que não marquei reunião com o engenheiro porque perante esta informação fiquei logo desanimado e pensei para comigo que seria perda de tempo.
  2.  # 2

    o que pode acontecer, nesse caso, é o terreno originalmente era rústico, com o PDM, passou a estar abrangido dentro da zona urbana e foi registado como urbano nas finanças. como até era um terreno grande o dono pensou em lotea-lo, mas o processo de loteamento não está concluído.

    ou seja, o terreno que tem e vista, pode ser apenas uma parte, do terreno original e o problema está aí.
  3.  # 3

    pode ser várias coisas pois se a informação do funcionário foi essa assim sem mais nem menos, a mesma não faz sentido.
  4.  # 4

    Colocado por: pauloagsantos
    ou seja, o terreno que tem e vista, pode ser apenas uma parte, do terreno original e o problema está aí.


    Percebo. Mesmo assim faz-me confusão, pois o terreno está "no meio" de uma zona urbana consolidada há anos... O que pode ter acontecido, é o terreno estar nalguma augi que entretanto foi abrangida pelo PDM em zona urbana. Que confusão...



    Colocado por: marco1pode ser várias coisas pois se a informação do funcionário foi essa assim sem mais nem menos, a mesma não faz sentido.


    Daí a minha confusão.
    MAs, afinal é urbano e não dá para construir por não ter alvará de loteamento? Caramba mas que coisa é esta? Para isso digam que não é urbano.

    Sou bem capaz de marcar reunião na secção de urbanismo da câmara e tirar isto a limpo.
  5.  # 5

    Se o. Terreno lhe agrada deve mesmo marcar essa reunião....

    Assim com essa informação de facto não se percebe nada.

    Boa sorte
    Nuno Costa
    Www.doisarquitectos.com
  6.  # 6

    Isto é de facto confuso.

    O melhor mesmo é marcar reunião com o "inginheiro" pra tirar isto a limpo.
  7.  # 7

    É realmente estranho estar numa zona consolidada e alguém dizer que não é edificável. Em que distrito/ concelho fica?
  8.  # 8

    Distrito de Lisboa.
  9.  # 9

    A zona de Almada está cheia de terrenos urbanos, lotes destacados (não estamos a falar de loteamentos por avos) onde existe uma interdição à construção neste momento.

    Mais ainda, há alguns anos atrás estes terrenos tinham viabilidade de construção, agora não têm porque a Câmara decidiu que as infraestruturas existentes não comportam mais construções, e não pretende melhorar essas infra-estruturas, ou pelo menos não nos tempos mais próximos...E estamos a falar de zonas que para serem consolidadas a 100% apenas faltará a pavimentação. É uma situação caricata, nem a perspectiva de colectar os IMI´s das novas construções fazem esta câmara investir no óbvio...

    Em algumas zonas do Algarve existem lotes urbanos que perderem a viabilidade de construção por estarem englobados em parque natural---
  10.  # 10

    Penso que a situação não é bem essa, embora tenha semelhanças. Penso que não se trata de ter perdido a viabilidade de construção que possa ter tido no passado.

    Aliás, segundo me foi dito há zonas próximas (não confinantes), onde há casas há 30/40 anos que não estão totalmente legais, embora se encontrem na tal malha urbana.

    Será uma pena se o terreno não tiver mesmo viabilidade, pois tem uma localização soberba, tem inclusive todas as infra-estruturas feitas e uma dimensão interessante.
  11.  # 11

    Colocado por: mingosmA minha pergunta é simples, se o terreno é urbano não dá para construir porque não tem esse tal alvará?
    Uma minha empresa cedeu a uma Câmara, 12.000m2 de *terreno urbano*.
    Trata-se de um terreno com a forma de um rectângulo,
    cruzado por 2 arruamentos,
    onde estão 3 edifícios com entre 36m e 47m de altura,
    cada prédio tem 1000m2 de área na base,
    e estão afastados uns 45m uns dos outros.
    Apesar de 12.000m2 parecer "imenso", não há forma de *legalmente* construir NADA neste terreno.
  12.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.
    Apesar de 12.000m2 parecer "imenso", não há forma de *legalmente* construir NADA neste terreno.


    Pela mesma razão que aponto no meu caso?
  13.  # 13

    Colocado por: Luis K. W.Apesar de 12.000m2 parecer "imenso", não há forma de *legalmente* construir NADA neste terreno.

    Colocado por: mingosmPela mesma razão que aponto no meu caso?

    Não. É porque não há nenhum bocadinho que não esteja sob a "área de influéncia" dos edifícios já construídos (não se pode construir em frente às janelas de um prédio que já existe).
    A não ser que construissem algo em subterrâneo...
 
0.0164 seg. NEW