Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir uma moradia e pretendo adquirir um recuperador de calor para a zona da sala.

    A minha questão é em relação a uma possível distribuição do calor para os quartos.

    Inicialmente a minha ideia era efectuar a distribuição para a zona dos quartos através do teto falso. Contudo, esta solução iria requerer tetos falsos para além da sala e curvas na tubagem.

    Não existe possibilidade de efetuar a distribuição por baixo do chão? Essa seria a melhor solução, uma vez que assim poderia ir um tubo sempre em linha recta do recuperador à zona dos quartos, fazendo apenas três subidas no tubo para a zona dos quartos. Como o ar quente sobe, penso que esta seria a melhor solução para aquecer os quartos,.

    Tenho tentando ler sobre o assunto mas não encontro nada em relação a essa possibilidade. Assim sendo, venho solicitar a V/colaboração.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: hpereiraEstou a construir uma moradia e pretendo adquirir um recuperador de calor para a zona da sala.

    A minha questão é em relação a uma possível distribuição do calor para os quartos.

    Inicialmente a minha ideia era efectuar a distribuição para a zona dos quartos através do teto falso. Contudo, esta solução iria requerer tetos falsos para além da sala e curvas na tubagem.

    Não existe possibilidade de efetuar a distribuição por baixo do chão? Essa seria a melhor solução, uma vez que assim poderia ir um tubo sempre em linha recta do recuperador à zona dos quartos, fazendo apenas três subidas no tubo para a zona dos quartos. Como o ar quente sobe, penso que esta seria a melhor solução para aquecer os quartos,.

    Tenho tentando ler sobre o assunto mas não encontro nada em relação a essa possibilidade. Assim sendo, venho solicitar a V/colaboração.

    Cumprimentos


    Dar deve dar. A saida de ar quente ate é melhor ficar junto ao chao. Tem que ter um bom ventilador no recuperador.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.

    O tubo teria que ter por volta de uns 15 metros, sem contar com as saídas para os quartos.

    Para além do ventilador que outras preocupações é que teria que ter? Qual é o tipo de tubo que deveria utilizar? A sala e os quartos vão ter flutuante, não existe a hipótese do calor começar a ceder o mesmo?
  4.  # 4

    Colocado por: hpereiraObrigado pela resposta.

    O tubo teria que ter por volta de uns 15 metros, sem contar com as saídas para os quartos.

    Para além do ventilador que outras preocupações é que teria que ter? Qual é o tipo de tubo que deveria utilizar? A sala e os quartos vão ter flutuante, não existe a hipótese do calor começar a ceder o mesmo?

    Eu em minha casa tenho um tubo com cerca de 9 metros.
    Aconselho tubo inox com alguma resistencia. Isole muito bem o tubo,porque senao ira perder muito calor. A colocação das saídas ficará a cerca de 20cm do chão, pelo que não havera problemas... Se tiver com medo meta bocas orientaveis para desviar a saida desse ar quente pata o pavimento. Eu já registei temp de 80 graus à saida da boca... Veja se o recuperador tem um ventilador em condicoes, porque para 15 metros tera que ser bom...

    Se ainda for a tempo colicava o ventilador no exterior a insuflar ar fresco, para passar no recuperador e assim alem de aquecer a casa, fazia a renovação de ar.
  5.  # 5

    Tenho tubagem por baixo! E tenho um Ventilador de 400m3, aspirar de dentro do recuperador.
    Experimentei meter um extrator, a enviar ar para dentro do recuperador por um boraco que fiz atrás,muito mesmo muito calor na sala, já nos quartos o vento era o mesmo mas mais frio.Retirei o extrator! ficou com saída aberta na mesma para exterior.acabou-se passagens de ar fresco na sala e calor com força nos quartos.E na sala também está bom.
    Boas obras.
 
0.0120 seg. NEW