Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Sou seguidora do fórum à vários anos mas só agora me registro para vos pedir ajuda/opinião.
    Vou tentar resumir:
    - Casal com dois filhos pequenos
    - Vivemos em casas alugadas desde que nos juntamos
    - Rendimento bruto mensal do casal - 2100€
    - Vivemos num T2 com renda de 650€
    - O meu marido vai herdar uma casa mas não sabemos quando (partilha da herança após falecimento de familiar)

    Estou a pedir opiniões pois encontro-me numa fase em que pondero a compra de um imóvel na nossa zona até aos 200.000€, mas a questão é que ele como vai herdar depois uma casa não quer fazer parte do empréstimo. Ainda assim, se eu o quiser fazer, ele está disposto a pagar-me metade da renda (ou seja metade da prestação mensal com o banco), como se vivessemosem casa alugada.
    O problema é que não tenho grandes poupanças para dar entrada no imóvel e depois ficaríamos com duas casas no futuro e um empréstimo (eu).
    A minha questão é que preferia pagar os 650€ ao banco (metade meu é metade pago por ele) e depois ter uma casa minha, do que andar toda a vida à espera de casa própria e entregar o dinheiro a um senhorio entretanto..

    Não sei se me soube explicar e peço desculpas pelo longo tópico mas precisava de ler outras opiniõe,talvez esteja a divagar um pouco...

    Obrigado
  2.  # 2

    Só uma questão. O familiar já faleceu? Ou receberá o imóvel eventualmente aquando do falecimento?

    Se ainda não faleceu, acho que com esse valor, mais vale investirem numa casa.

    Quando receberem a "herança" vendem o imóvel e abatem o crédito. Seria o que eu faria. Também me faz confusão viver em casas alugadas :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCOliveira
  3.  # 3

    Primeira opinião: esqueça a Herança na equação.

    Segunda opinião, se tem actualmente 2100€ brutos (casal), isso bem dividido dará 1050€ brutos cada um. (confirme, sff). Para conseguir um empréstimo bancário apenas em seu nome, com um pagamento de 650€ por mês de empréstimo ... tenho-lhe a dizer que não vai conseguir. Mas confirme qual o seu rendimento isolado.

    rendimento Bruto de 1050€ dará cerca de 750€ líquidos mensais, ou seja uma taxa de esforço 87%. Nenhum banco lhe vai emprestar dinheiro nestas condições, e eu sinceramente, não me arriscaria a isso!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCOliveira
    • size
    • 2 novembro 2016

     # 4

    A sua questão apresenta vários problemas, sobre os quais tem que ponderar:

    Pacifico; Sim, será correto que um casal pondere adquirir habitação própria com empréstimo bancário, em alternativa ao andar uma vida inteira a pagar rendas a um senhorio.

    Mas...nos tempos de hoje, tem que ter em conta, pelo menos, o seguinte;

    a) Garantia de estabilidade de emprego do casal , com utilização plena da habitação a adquirir
    b) Taxa de esforço sobre, apenas, o seu vencimento para suportar as prestações mensais, uma vez que o seu marido pretende ficar de fora !( A promessa do marido em dar-lhe 1/2 do valor da actual renda, não será considerada pelo Banco)
    c) À partida o casal não assume, no seio conjugal, uma globalidade solidária dos seus rendimentos, o que pode impedir a aprovação do empréstimo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCOliveira
  4.  # 5

    tenha em mente que casas herdadas, em situação hipotetica de voces se separarem, voce nao tem direito a nada! é quase posta na rua.... sao temas que nunca ninguem pensa ou acha que nunca vai acontecer....mas quando acontecem é choro de baba e ranho!

    So estou a dizer isto porque voce diz que ele nao quer fazer parte do empréstimo.....


    650 eur por um t2? com uma"renda" dessas ao banco ja compra uma casa jeitosa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CCOliveira
  5.  # 6

    Bom agradeço desde já as respostas..
    Tentanto esclarecer:

    jcfcid - o familiar ainda não faleceu e a casa que o meu marido herdará terá um valor superior à que pretendo comprar; embora não me faça confusão em viver em casa alugada, custa-me estar à espera e não poder ir fazendo a casa mesmo ao meu gosto (pinturas e afins)..

    Hugo S - sim, os rendimentos são de 1050€ (a maior parte do meses até recebemos mais, pode chegar no máximo aos 1150€), cada um..
    Não quer dizer que quero pagar 650€ de mensalidade ao banco (se for menos, tanto melhor), mas podemos pagar ate aos 650€ (valor actual da nossa renda). E quando me refiro a 1050€ (gosto de colocar o valor mínimo) é rendimento líquido (ja sem os descontos normais)..

    Size - somos os dois efectivos desde o dia em que começámos a trabalhar (à 6 anos) e o nosso contrato é sem termo. Se ajudar, trabalhamos para o estado (público).
    O problema é que ele diz que não pretende investir o nome numa habitação, sendo que vai herdar outra. Mas como ele diz, tanto lhe faz pagar a parte da renda a mim ou ao senhorio, com preferência pagar-me a mim e eu ficar também com uma habitação minha.

    Loverscout - sim, tenho essa perfeita noção e por isso é que pondero esta opção agora (como tenho os dois miúdos pequenos), embora tenha consciência que não faz parte dos nossos planos separar-mo-nos, nao gostava de ficar "sem chão / sem tecto" com os miúdos. Assim sempre teria a nossa casa, para mim e para os miúdos..

    Acham que os bancos me dão o empréstimo só a mim? Não pretendo fiadores.
    Sou filha única e no futuro (bem longe espero), herdarei a casa dos meus pais (um t3).
    Pretendia agora adquirir um T3 (para ficar já com um quarto para cada um dos miúdos) ao contrário do T2 onde vivo. E aqui na minha zona já consigo bons apartamentos por 200 e poucos mil (isso até conseguia por menos).

    Que me dizem?

    Obrigado
    • size
    • 2 novembro 2016

     # 7

    Colocado por: CCOliveira

    Acham que os bancos me dão o empréstimo só a mim? Não pretendo fiadores.
    Sou filha única e no futuro (bem longe espero), herdarei a casa dos meus pais (um t3).
    Pretendia agora adquirir um T3 (para ficar já com um quarto para cada um dos miúdos) ao contrário do T2 onde vivo. E aqui na minha zona já consigo bons apartamentos por 200 e poucos mil (isso até conseguia por menos).

    Que me dizem?



    Como o o seu marido não se disponibiliza a associar-se ao empréstimo, o Banco apenas considerará o seu rendimento no cálculo da taxa de esforço e, assim, muito dificilmente, conseguirá dispor de uma taxa de esforço aceitável pelo Banco.

    Uma taxa de esforço que exceda os 40/50% motivará a não aprovação do empréstimo

    Para ficar com uma ideia, caso já esteja de posse de uma simulação do valor da prestação mensal para o empréstimo pretendido, pode obter, por simulação, qual será a sua taxa de esforço

    aqui: http://www.asfac.pt/?action=8

    Obrigue o seu marido a ser fiador :)
  6.  # 8

    200 mil euros é muito para um t3?! Na maior parte do país por 200 mil compra uma vivenda.
    No entanto como paga renda t2 de 650 euros, deve estar numa zona cara.

    Depois vocês são efectivos do estado, é uma vantagem, mas o seu marido não entra no empréstimo. Desculpe a seriedade, infantilidade e desorganização no casal, isso não dá resultado. Depois você pode comprar à vontade mas ele não, pois vai erdar uma casa no dia de São nunca?! Será assim tão boa e bem localizada a casa que vão erdar?

    Ai vai a minha opiniao
    Julgo que o empréstimo aos dois, será possível, abaixo dos 650 euros, no entanto se calhar procurava habitação mais barata que 200 mil. Como disse compram-se casas por esse valor. Empréstimo a 1 esqueça. O seu companheiro que se faça homem.
    Depois comprar a casa só um, é um ponto a favor para um divórcio um dia mais tarde, ...
    Dada a vossa estabilidade, e olhe que é relativa, pois a FP dá muitas voltas... Pense nisso, pode fazer sentido comprar em vez de empatar cada vez mais dinheiro em randas.
    Em relação à casa que acham que vão erdar, olhe podem passar 20 anos antes de lá por os pés. Nessa atura, ou vendem uma ou outra.
    Deduzo que sejam duas pessoas divorciadas que se juntaram cada uma com seu filho?
  7.  # 9

    Olá
    Tenha ainda em conta (acho que ainda ninguém disse) que a maior parte dos bancos só empresta uma parte (uns 80 a 90%) do valor pelo qual o próprio banco avalia o imóvel.. pesquise no forum, há tópicos recentes sobre isso.
    Depois há ainda despesas de aquisição (registos, impostos, etc) pelo que para fazer uma compra dessas convém ter um bom "pé de meia"..
    • dmrs
    • 3 novembro 2016 editado

     # 10

    CCOliveira eu não sei se consegue comprar um apartamento por 200.000€ com um rendimento de 1050€. Vai depender de vários factores como a sua idade, o tempo no qual vai decorrer o empréstimo, se tem algum empréstimo em seu nome, do montante que vai disponibilizar para a entrada, etc. Além disso, a própria avaliação feita ao imóvel conta imenso para o valor que lhe emprestam (só emprestam entre 75% a 80% do valor, sendo a avaliação feita pelo próprio banco*) para taxa de esforço, risco, etc e consequentemente nas taxas de juro.

    E o aviso do rmarinho é algo que também tem de considerar pois disse que tem pouco dinheiro para dar de entrada. Só para o pagamento de escritura e taxas bancárias tem de contar com pelo menos 2500€-5000€, dependendo de vários factores.

    E tenha em atenção pois se o seu rendimento não é fixo poderá ter ainda mais problemas. O meu marido tem um rendimento mensal elevado só que parte é salário fixo/base e outra parte varia, sendo que ao contabilizar para o empréstimo bancário só contabilizam o salário fixo. Por acaso os IRS dos últimos anos ajudou um pouco, assim como a movimentação das contas realizada mas não teve a mesma influência como se fosse um salário totalmente fixo (comprei casa em outubro deste ano).

    No nosso caso compramos uma moradia, taxa fixa e sem fiadores mas o valor pedido foi baixo. Não acredito que para um rendimento de 1000€ e uma moradia de 200.000€ não peçam fiadores (eu pelo menos nunca vi) ainda por cima tem a agravante de ser só 1 pessoa e só 1 rendimento para o banco, o que torna a sua compra ainda mais arriscada.

    No entanto, acho que o ideal é ir ao seu gestor de conta e pergunte qual se seria possível fazer um pedido para 200.000€ de CH só para si. Assim já fica com uma ideia se seria possível e quais as condições oferecidas.

    Como off-topic e não me querendo imiscuir na sua vida: a atitude do seu marido é, a meu ver, incompreensível. Ele irá um dia herdar o imóvel tal como a CCOliveira também, não sei sequer se a casa está localizada numa zona que vos seja útil no futuro mas mesmo estando não percebo como se pode deixar a vida da própria familia em stand-by por uma coisa que não se faz ideia quando se irá solucionar. Imagine que só herdam a casa daqui a 10 anos irá pagar 78.000€ em rendas até lá (e isso se a sua renda não aumentar), em 15 anos terá pago 117.000€ o que é o valor de muitas casas. Não acham que uma casa poderia ser um bom investimento e uma forma de não perderem 650€/mês?
 
0.0147 seg. NEW