Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.
    Tenho lido nas últimas semanas os tópicos aqui no fórum, para retirar diversas ideias, os meus parabéns antes de mais pelo "espaço", está muito bem conseguido.

Irei avançar para a remodelação de uma vivenda que passo a colocar o seu estado atual, e que gostava de ouvir as vossas opiniões.
    A ideia é colocar o mais moderno possível, sem descurar a parte da pedra(rústico) lateral, que ficará muito bem combinado com a parede em cima pintada de branco(fachada lateral). A mesma tem 2 andares com sensivelmente 300m2 mas encontra-se mal aproveitada.

Vamos a pormenores:

1º Entrada Principal Atual
    Entrada Principal Atual

https://postimg.org/image/sbttae7sf/

-> A ideia aqui será retirar a entrada da casa por este lado, remover as escadas a porta e janela do lado esquerdo e fazer uma varanda ao comprido, dado que aqui será a nossa suite.(virada Nascente)

2º Lateral Direita
    Entrada Principal Atual 2
    https://postimg.org/image/v7bhv0167/

https://postimg.org/image/lo1t1jdnz/

--> (a lateral que gosto mais e que não tenciono alterar, apenas pintar o cimento de branco, mantendo a pedra em baixo.

3º Lateral Esquerda

https://postimg.org/image/icqz0ji2l/

--> Aqui também alguma das nossas dúvidas, mas ficará em principio sem alterarmos o tamanho da fachada. Esse espaço em aberto, pensei em algo coberto em vidro ou algo do género, para os nossos cães poderem andar à vontade sem apanhar chuva no Inverno.

4º Fachada Traseira

https://postimg.org/image/p8xokri7j/

-> Esta será a zona que vou alterar toda. A ideia será deitar abaixo esta fachada, ampliar uns metros a casa para trás e envidraçar pelo menos o 1º andar)
    O intuito é ficar com vista sob o jardim em frente.
    Irei também subir a altura da casa nesta fachada, para ficar à altura do telhado que cai para o lado esquerdo.

5º Zona "Jardim Atual" + Cultivo

https://postimg.org/image/n5n9d3ien/

-> A ideia aqui será uniformizar os socalcos(pois tem 3 níveis), colocar um jardim de médio tamanho e a seguir a zona de cultivo. Estou a pensar separar o jardim da zona de cultivo com um muro.

Posto isto e apresentar as fachadas da casa, gostaria de ouvir a vossa opinião de preferência com imagens de exemplo de como poderá ficar.
    O arquiteto vai lá no sábado, mas quero desde já ter umas ideias fixas para lhas apresentar e verificar a exequibilidade das minhas ideias.

Digam de vossa justiça pf.

Obg!
  2.  # 2

A casa em si é um mamarracho.. pelo que percebi, quer demolir, exactamente a construção mais interessante que aí tem, a casita em alvenaria de granito... é pena.

Como as obras que planeia fazer necessitam do respectivo licenciamento, com o arquitecto, e ponha mãos à obra.planeie com este o melhor para si... Assente ideias, e não faça disparates com ideias pre-concebidas.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: CMartin, Jpires76, SG_arquitecto, Obras em casa, PPPArquitecto, mhpinto
  3.  # 3

Colocado por: joaomribeirotem 2 andares com sensivelmente 300m2 mas encontra-se mal aproveitada.

Colocado por: joaomribeiroA ideia é colocar o mais moderno possível,

O JoaoMRibeiro concorda que a casa tem um aspecto pouco "moderna", mas provavelmente está bem inserida no bairro em que se situa... Portanto, muito cuidado com as alterações que pretende introduzir.

Por outro lado, tem área que nunca mais acaba, mas "mal aproveitada"... vai daí, toca a fazer OBRAS DE FACHADA e a AUMENTAR a área da casa.
    Desculpe lá, mas isto não tem lógica nenhuma!
  4.  # 4

A fachada traseira da casa é a parte velha digamos assim.
    Interiormente, essa parte não é sequer habitada pois está degradada e daí necessitar de obras com cabeça, tronco e membros.

Quando digo mandar abaixo é no sentido de a ampliar uns metros mais para a frente e voltar a pô-la novamente, metade em pedra, metade em vidro.
    Deste género:

https://postimg.org/image/5zopob3w7/

a parte de cima será portanto a sala toda envidraçada com vista sobre o jardim, a parte de baixo em principio será um quarto.

Os 300m2 já incluem um sotão que a casa possui na parte de cima, bem como a garagem.
    No sotão irei fazer escritório, dada a vista fantástica sobre a cidade.
    A garagem vou tentar ampliar para dois carros.

Foi uma casa desenhada pelo meu sogro, que entretanto faleceu e não conseguiu terminar a obra.
    Não era nenhum profissional logicamente, era alguem que apreciava construção.

Em termos práticos, no piso 0 temos:

-> Garagem
    -> Lavandaria
    -> 1 Quarto
    -> Espaço para os cães passearem

No piso 1 teremos:

-> Suite
    -> 2 Quartos
    -> Cozinha
    -> Sala

No piso 2 apenas:

-> Sotão

Agradeço a vossa ajuda no sentido de darem algumas sugestões válidas para colocar como hipótese :)

Optamos por reconstruir a casa do que construir uma nova, dado que nesta sempre teve habitação propria, nunca teve ao abandono.

Obrigado uma vez mais!
  5.  # 5

Não faço ideia como é que das fotos iniciais se passa para uma ideia como a da última foto. A única maneira de conseguir dar esse salto é com demolição total e nova construção.
  6.  # 6

Eu não digo que quero igual à foto de baixo, digo que quero uma ideia semelhante.
    A parte de baixo em pedra, a de cima envidraçada para ter a tal visão sob o jardim...

Acham isso impossível?!
  7.  # 7

Boa tarde,

Onde fica localizada a casa?

Cumprimentos
  8.  # 8

Acho que tem de colocar isso nas mãos de um arquiteto.
  9.  # 9

Tal como já referi em cima, o arquiteto irá lá a casa no sábado.

Eu gostava era de ouvir as vossas opiniões sobre o que poderia alterar aqui para ter algo bonito e moderno.
    Não menosprezando obviamente a parte da fachada em pedra, que me agrada particularmente.
    • dmrs
    • 3 novembro 2016

# 10

• dmrs
    • 3 novembro 2016

# 11

Eu não sou arquitecta por isso esta é uma opinião muito leiga mas eu acho que acima de tudo precisa de um projecto que uniformize e faça resultar todas as partes da casa e não "remendar" por etapas o que existe. Ou seja, tendo em conta os estilos que tem na casa não seria uma boa ideia pensarem primeiro no tipo de estilo que idealizam? Claro que ouvindo também a opinião do arquitecto em questão.

Para mim pessoalmente a parte da "casinha" de trás é a parte mais bonita e se a casa fosse minha gostaria de lhe dar destaque mas sem perder a coerência do projecto.Não duvido que seja possível fazer uma parte envidraçada que dê para o jardim, a verdadeira questão será como o fazer de forma a que fique bem na estrutura total da casa.

PS: Será que consegue fazer só na zona da "casinha" uma sala e um quarto por baixo com dimensões razoáveis em termos de altura chão-tecto?
  10.  # 12

@dmrs Não é bem isso que pretendo.
    Quero que a parte de cima, sendo a sala por volta dos 50m2, tenha também uma varanda coberta.
    A única exigência digamos assim, é que seja toda envidraçada, porque é assim que realmente gostamos.

A parte da pedra, será para manter na parte de baixo e não na fachada traseira toda.

A casa tem tido muitos remendos ao longo do tempo e daí nós queremos finalizar por completo a obra do inicio ao fim.
    Aproveitar o que está bom e modernizar o restante!

A zona da casinha velha é pequena tem sensivelmente 20m2, daí quereremos ampliar a fachada da casa pra trás um pouco, para ganhar esses m2 tanto na sala(parte de cima), como no quarto(parte de baixo).
  11.  # 13

Caros, bom dia.

Alguma ideia adicional?
    Na vossa opinião, em termos de fachadas como o alterariam?

Já confirmei com mais 1 arquiteto amanhã, irei ter a visita de 2 profissionais para também darem a opinião deles e de seguida entrar com projeto.

Deêm a vossa opinião pf! :)

Obrigado!
  12.  # 14

Colocado por: joaomribeiroem termos de fachadas como o alterariam?

A fachada tem ligação com o interior.
    Não podemos estar para aqui a atirar bitaites sobre *fachada-cortina* ou *fachada revestida a pedra* sem saber se essas paredes confinam (respectivamente) com as casas de banho, ou com a sala!

Coloque aqui as plantas da casa.
  13.  # 15

Não tenho atualmente a planta da casa, dado que a mesma é bastante antiga.

Temos recebido a visita de alguns Engº Civis, que vão articular posteriormente com o arquiteto e andamos a angariar preços para os projetos de arquitetura.
    Existe já um que nos foi dado, no valor de 4300€.
    A nossa dificuldade nesta fase é a quem entregar a obra, já que não temos muitos conhecimentos na área.

Tínhamos inclusivé definido inicialmente projeto de chave na mão, mas já abandonamos essa ideia após leitura de foruns e mesmo relatos de diversas pessoas que construiram casa recentemente.
    Iremos arranjar nós cada profissional para a sua função, a ver se economizamos ainda uns € com isso e controlamos também da melhor forma a obra.
  14.  # 16

Caro joãomribeiro
    Colocado por: joaomribeiroIremos arranjar nós cada profissional para a sua função, a ver se economizamos ainda uns € com isso e controlamos também da melhor forma a obra.

Colocado por: joaomribeironão temos muitos conhecimentos na área.

Portanto, vocês não têm conhecimentos na área e vão vocês coordenar os vários subempreiteiros?
    (isto promete!)

Colocado por: joaomribeiroIremos arranjar nós cada profissional para a sua função, a ver se economizamos ainda uns € com isso e controlamos também da melhor forma a obra.

Ainda por cima, pensam que, a controlar 15 subempreiteiros, vão poupar dinheiro e controlar melhor a obra do que se fosse apenas UM empreiteiro geral...
    (lindo!! Isto está bonito...!)

Colocado por: joaomribeiroTínhamos inclusivé definido inicialmente projeto de chave na mão, mas já abandonamos essa ideia após leitura de foruns e mesmo relatos de diversas pessoas que construiram casa recentemente

Nota: uma coisa é separar os projectistas (arquitectos) + fiscais dos executantes (empresa de construção). Também acho preferível.
    Outra coisa é adjudicar a obra a 15 subempreiteiros, em vez de ao menor número possível (idealmente, UM empreiteiro-geral).
    Portanto, devem ter percebido mal os tais relatos que leram nos foruns...

Para construir uma casa, precisa de UMA empresa que apresente o alvará de empreiteiro-geral.
    Vocês têm alvará?
    Concordam com este comentário: Picareta, riscos, ghost12

0.0211 seg. NEW