Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: SkinkxE o COP anunciado é o valor segundo a EN14511, quando o SCE menciona que o COP é medido segundo a EN16147 (Portaria 349-B/2013).

    A norma EN14511 é utilizada para sistemas de climatização. Não pode ser utilizada para sistemas de AQS. Para estes utiliza-se a norma EN16147 que possui temperaturas mais altas e COP bastante inferiores.
  2.  # 82

    Colocado por: Skinkx

    De certeza que não gasta 12 €/mês para ter água quente todo o ano.

    Com o Energie gasta menos.


    Colocado por: Nuno Nunes
    O sistema da Energie também possui resistência eléctrica de backup.


    Colocado por: Nuno Nunes
    O sistema da Energie também possui resistência eléctrica de backup.

    Possui resistência opcional: no meu caso, está sempre essa opção desativada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
  3.  # 83

    Colocado por: PandRE alguém tem ideias de diferenças de preços?

    Para aquecer as mesmas áreas, as AQS ou até piscinas?
    a pergunta que despoletou está questão era sobre aquecimento ambiente, AQS e porventura uma piscina e foi fornecida informação sobre uma bomba de calor exclusivamente AQS e ainda por cima com características marteladas pelo próprio fabricante a começar por continuar a chamar painel solar a um evaporador estático.
  4.  # 84

    Colocado por: ANdiesel
    Com o Energie gasta menos.





    Possui resistência opcional: no meu caso, está sempre essa opção desativada.


    Gasta menos porque toma menos banhos ou tem consumos inferiores. Para consumos tipificados, de acordo com os dados que eu apresentei, a bomba de calor Energie gasta mais. E isto assumindo um COP de 3.5, que outros users já desacreditaram, um COP que o próprio fabricante declara e que não foi obtido de acordo com os ensaios normalizados indicados na lei, ou seja, o COP a ser indicado não deve ser determinado do modo que o fabricante o anuncia.

    Eu sei que depois de termos tomado uma decisão podemos sentir-nos emocionalmente ligados a ela, mas convém saber separar as águas. Acho positivo que esteja satisfeito, mas não vale a pena fazer das coisas aquilo que elas não são.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 85

    Colocado por: Skinkx

    Gasta menos porque toma menos banhos ou tem consumos inferiores. Para consumos tipificados, de acordo com os dados que eu apresentei, a bomba de calor Energie gasta mais. E isto assumindo um COP de 3.5, que outros users já desacreditaram, um COP que o próprio fabricante declara e que não foi obtido de acordo com os ensaios normalizados indicados na lei, ou seja, o COP a ser indicado não deve ser determinado do modo que o fabricante o anuncia.

    Eu sei que depois de termos tomado uma decisão podemos sentir-nos emocionalmente ligados a ela, mas convém saber separar as águas. Acho positivo que esteja satisfeito, mas não vale a pena fazer das coisas aquilo que elas não são.
    Concordam com este comentário:jorgealves

    No apartamento tenho Energie e tenho água para 4 pessoas tomarem banho e usarem na cozinha, todo o ano a qualquer hora.
    Numa moradia tenho painel solar Saunier Duval e aquilo aquece água de maio a setembro. O resto dos meses ou ligo resistência, ou ligo máquina de aquecimento a gasóleo.

    Só partilhei a minha experiência por ter ambos os sistemas. Se voltasse a por, optava pelo Energie pelos baixos custos e disponibilidade todo o ano, ao invés do painel solar. Não tenho qualquer interesse em falar bem de um em detrimento de outro, façam as vossas escolhas que a mim é-me indiferente.
  6.  # 86

    Colocado por: ANdieselSó partilhei a minha experiência por ter ambos os sistemas. Se voltasse a por, optava pelo Energie pelos baixos custos e disponibilidade todo o ano, ao invés do painel solar. Não tenho qualquer interesse em falar bem de um em detrimento de outro, façam as vossas escolhas que a mim é-me indiferente.

    Digo exactamente s mesma coisa.
    Para aquecimento de AQS também aconselho este tipo de equipamento. Estou muito satisfeito com o meu é já o salientei em vários tópicos aqui no fórum.
  7.  # 87

    Está visto que quem tem Energie lhe dá valor e prefere em relação a outros.

    Quem não tem diz que há soluções melhores...
  8.  # 88

    Colocado por: PandREstá visto que quem tem Energie lhe dá valor e prefere em relação a outros.

    Eu tenho uma moradia com Energie, outra com sistema forçado e num prédio tenho com sistema forçado partilhado.
    O Energie foi instalado por o local não possuir orientação favorável para solar tradicional. Estou satisfeito com o sistema, tenho água quente todo o ano mas também tenho água quente todo o ano com o sistema solar tradicional (mesmo sem utilizar o apoio, no edifício já tenho de utilizar o apoio).

    A grande desvantagem do sistema da Energie era não poder ser considerada energia renovável. Agora já pode, mas cuidado, muitas vezes não consegue cumprir o Esolar padrão.
    Existe uma folha de cálculo para calcular o Eren da Energie mas o resultado está todo errado. Basta dizer que não tem em consideração o consumo de AQS da habitação pelo que o resultado não possui significado. Deste resultado a única coisa que se pode fazer é aproveitar o SPF e efectuar o resto das contas à mão.
    • PandR
    • 8 julho 2016 editado

     # 89

    Claro que para mim Esolar padrão, Eren e SPF não significam nada pois não percebo nada disso :)

    Basicamente a pergunta é a que foi já feita e já foram dadas várias respostas:

    Qual o melhor em situações iguais? A mesma disposição solar, o mesmo número de utilizadores, o mesmo tamanho de casa para aquecer (PRH), o mesmo número de WC's, a mesma piscina, etc.
  9.  # 90

    Colocado por: Skinkxa tiver COP 3.5, e para uma tipologia T3, os consumos anuais de AQS são de cerca de 2377 kWh/ano. Dividindo isto por um COP de 3.5 (valor médio), ainda assim são cerca de 680 kWh/ano, 56.6 kWh/mês, cerca de 11.85 €/mês, a cerca de 0.17 €/kWh + IVA.

    E isto sem qualquer contributo da resistência eléctrica.


    NOTA: cálculos efectuados com base em valores padrão, tabela


    Mesmo com números a olhómetro, bateu em cheio com o que tenho gasto com a minha bomba de calor Ariston (com subsídio ERSE).
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 91

    Colocado por: PandRClaro que para mim Esolar padrão, Eren e SPF não significam nada pois não percebo nada disso :)

    Basicamente a pergunta é a que foi já feita e já foram dadas várias respostas:

    Qual o melhor em situações iguais? A mesma disposição solar, o mesmo número de utilizadores, o mesmo tamanho de casa para aquecer (PRH), o mesmo número de WC's, a mesma piscina, etc.


    eu nao conheço mas Segundo ja li aqui no topico o Energie nao faz nada disso..... só mesmo aquecimento de aguas sanitarias....
  11.  # 92

    A energie tem máquinas bomba de calor somente aquecimento para aquecimento ambiente mas não são estas que se tem falado.

    Já referi isto mais do que uma vez neste mesmo tópico.
  12.  # 93

    Colocado por: Skinkx

    E como faz a desinfecção à legionella, se o sistema só chega aos 55 ºC?


    Continuo sem resposta. Ou não fazem desinfecção à legionella, ou então têm a resistência eléctrica ligada. Ou uma ou outra.
  13.  # 94

    Colocado por: ClioII

    Mesmo com números a olhómetro, bateu em cheio com o que tenho gasto com a minha bomba de calor Ariston (com subsídio ERSE).
    Concordam com este comentário:eu


    Se o COP é similar e os consumos próximos dos tipificados na lei, a bomba de calor pode ter o aspecto que tiver e até lhe podem chamar um assobio, mas os consumos vão ser similares.
  14.  # 95

    Colocado por: Skinkx

    Continuo sem resposta. Ou não fazem desinfecção à legionella, ou então têm a resistência eléctrica ligada. Ou uma ou outra.
    não fazem.
  15.  # 96

    Colocado por: Skinkx

    Continuo sem resposta. Ou não fazem desinfecção à legionella, ou então têm a resistência eléctrica ligada. Ou uma ou outra.

    Os painéis Energie tem um botão próprio para a desinfecção Legionella. Carrega lá e a máquina faz isso. Mas não ta fazer isso todos os dias.
    Ainda bem que me lembrou de o fazer, em 2 anos nunca o fiz (grande falha!!).
  16.  # 97

    Colocado por: jorgealvesA energie tem máquinas bomba de calor somente aquecimento para aquecimento ambiente mas não são estas que se tem falado.

    Já referi isto mais do que uma vez neste mesmo tópico.


    Mas é dessas que eu estou a falar. Para se poder comprar coisas comparáveis.

    A Energie também faz PRH.
    • eu
    • 8 julho 2016

     # 98

    Colocado por: ANdieselAinda bem que me lembrou de o fazer, em 2 anos nunca o fiz (grande falha!!).

    E continua vivo? Milagre! ;)
  17.  # 99

    Colocado por: ANdiesel
    Os painéis Energie tem um botão próprio para a desinfecção Legionella. Carrega lá e a máquina faz isso. Mas não ta fazer isso todos os dias.
    Ainda bem que me lembrou de o fazer, em 2 anos nunca o fiz (grande falha!!).


    Não adianta carregar no botão, acho que a máquina não consegue fazer desinfecção legionella sem apoio da resistência eléctrica - e isto não é uma crítica à Energie, a maior parte das BC vêm com resistência eléctrica principalmente pela desinfecção à legionella.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  18.  # 100

    aqs instantanea e nao é preciso resistencia nenhuma
    Concordam com este comentário: jorgealves, Skinkx
 
0.0362 seg. NEW