Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos tenho estado muito atento ao que aqui tem sido escrito e espero poder contar com as vossas opiniões e ajuda se possivel

    Eu vi uma moradia que esta a necessitar de obras e como não tenho muitas posses acho que é o ideal para mim acontece que a mesma esta a ser vendida por um particular ou seja não é agência mas também não é o proprietário. a minha duvida é... para não ser enganado o que preciso de saber e como devo proceder para ter a certeza que o imóvel esta dentro da lei se esta legal se tem penhoras e por fim se é ou não um bom negocio.

    desde ja obrigado pelas vossas opiniões
  2.  # 2

    Informe-se junto do responsável pela venda da casa e tenha uma conversa com ele.
    Questione o porquê da venda, à quanto tempo está à venda, se a documentação está toda em ordem?
    Para confirmar essas informações, peça para ver a caderneta predial, certidão permanente, licença de utilização e certificado energético.
    Se estiver tudo Ok, não deverá ter qualquer problema com a compra.
    Boa sorte.
  3.  # 3

    o imovel encontra se em pre ruina pelo que o motivo devera ser mesmo livrar se dele agora a duvida é sera que posso confiar na pessoa?
    •  
      CMartin
    • 3 novembro 2016 editado

     # 4

    Que pergunta PedroGomes. Porque razão tem essa duvida ? Um negócio tem trâmites, desde que a papelada esteja em ordem, conforme referiu o papaléguas..està em ordem ?
    Esta pessoa não sendo o proprietário, é quem ?
    • dmrs
    • 4 novembro 2016

     # 5

    Passei por uma situação idêntica com a compra recente da minha casa. A pessoa responsável era um vizinho/amigo dos antigos donos pois os herdeiros não queriam ter trabalho com a casa/situação. No entanto esta pessoa em questão fazia isto para ajudar os amigos e não como negócio, não sei se é o seu caso.

    Se pode confiar na pessoa? Sinceramente não sei. O que aprendi nestes últimos anos de procura de casa é que há pessoas desonestas e honestas em todos os locais. Eu, por exemplo, tive um agente imobiliário a tentar empurrar (quase literalmente) uma casa sem licença de utilização/habitabilidade ...e no entanto, era representante de uma imobiliária muito reconhecida. Acho que nunca terá garantias de estar a lidar com pessoas sérias e decentes, seja onde for. Por isso, acho que deve confiar desconfiando.

    Se a casa lhe parece um bom negócio, procure perceber o estado dela, perceber quanto terá mesmo de investir para a recuperar (se tiver alguém de confiança que possa ir vê-la e dar uma ideia dos custos, melhor), pode também tentar negociar.
    Em relação às dívidas, se lhe derem o acesso à documentação da casa (que têm de dar para pedir o empréstimo à habitação) pode ir às finanças, à conservatória e à Câmara Municipal para confirmar todos os dados que lhe foram transmitidos, incluindo as dívidas associadas ao imóvel.
    No caso das dívidas, se recorrer a um empréstimo bancário eles também não o deixam comprar um imóvel que tenha dívidas associadas mas, mais uma vez, mais vale confirmar e não confiar cegamente. E, quando faz a escritura existe uma cláusula que refere que o imóvel vem livre de ónus e encargos (não me recordo ao certo dos termos jurídicos utilizados).

    Acho que a grande vantagem de se comprar directamente ao dono é o facto de se conseguir negociar melhor, além de que estamos a lidar directamente com quem conhece a casa, o terreno e a envolvente (coisa que uma grande parte dos agentes imobiliários não sabe, infelizmente). No nosso caso fizemos uma proposta 20.000€ abaixo do pedido no sentido de iniciar as negociações e a proposta foi imediatamente aceite. Para ser sincera, não estávamos mesmo à espera.
    Além disso, como o "vendedor" vai ser nosso vizinho e cuidou da casa e terreno durante alguns anos, sabe muito mais coisas sobre a casa do que a maioria dos agentes imobiliários que conheci.

    A grande desvantagem (pelo menos no meu caso) foi ter de ser eu a tratar de todos os documentos e perder bastante tempo à volta do assunto. O que ajudou foi o banco dar a lista de documentos necessários quer para o CH, como para a própria escritura. No caso de não recorrer ao CH existem empresas que auxiliam nesse processo, revêm os documentos para a escritura, analisam o caso, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroGomes
  4.  # 6

    Mas quem lhe mostrou a casa, o tal particular que não é o dono da casa, está a fazer as vezes de agente imobiliário? Sem alvará? Isso é ilegal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroGomes
    • dmrs
    • 4 novembro 2016

     # 7

    Colocado por: ClioIIMas quem lhe mostrou a casa, o tal particular que não é o dono da casa, está a fazer as vezes de agente imobiliário? Sem alvará? Isso é ilegal...


    Está a referir-se ao meu caso? No meu caso ele não fez a vez de agente imobiliário, pelo menos eu não considero que tenha feito.

    A única coisa que o senhor fez relativamente à compra da casa foi basicamente abrir-nos a porta para nós a vermos mas não fez o que os agentes imobiliários fazem (pelo menos aqueles com os quais me cruzei desde que comecei a procurar casa). Além disso, não fez nenhum do acompanhamento que um agente imobiliário deve/tem de fazer após a visita para a compra da casa.
    Ele sempre teve a chave da casa (o antigo proprietário tinha-o como um amigo e pessoa de confiança) e ele fazia também a manutenção do terreno pró bono. O que ele retirava disso era a fruta do pomar e os vegetais que lá plantou, aparentemente, nada mais.
    Não foi ele que a publicitou, não foi ele que nos deu a conhecer que a casa estava à venda e não foi ele que negociou connosco o valor.
    E que eu saiba o senhor não recebeu absolutamente nada pelo favor que fez.
    Se isto é considerar trabalhar sem alvará...
    (Trabalho sem alvará, a meu ver, é o que fazem os indivíduos que vêm através de alguns bancos "mostrar" a casa e que não são agentes imobiliários... agora se estão a trabalhar ilegalmente ou se estão a aproveitar de lacunas legais, isso não sei).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroGomes
  5.  # 8

    Pronto, sendo assim como disse, não tenho nada a apontar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroGomes
  6.  # 9

    Colocado por: ClioIIMas quem lhe mostrou a casa, o tal particular que não é o dono da casa, está a fazer as vezes de agente imobiliário? Sem alvará? Isso é ilegal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroGomes



    Pois o meu medo foi esse. caso nao tivesse algo em conformidade como poderia reclamar? a quem iria reclamar?
  7.  # 10

    Obrigado a todos mas acabei por ir por outros caminhos pois alem de nao confiar na situacao a casa foi considerada em ruinas pelo que teria de investir basicamente num projecto de raiz e tempo é coisa que nao tenho.
  8.  # 11

    Colocado por: PedroGomesPois o meu medo foi esse. caso nao tivesse algo em conformidade como poderia reclamar? a quem iria reclamar?

    Na compra de um imóvel usado não há reclamações, tem que ser tudo bem verificado antes de comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroGomes
  9.  # 12

    como posso apagar este post? decidir entrar por outro projecto pelo que este ja se encontra encerrado
 
0.0115 seg. NEW