Iniciar sessão ou registar-se
    • asd
    • 4 novembro 2016

     # 1

    Boa tarde

    Gostava que me dessem a vossa opinião, (se fundamentada, melhor) acerca de uma situação um pouco complexa, para tentar ajudar uma amiga.

    Um jovem casal faz um crédito habitação, com respectivo seguro de vida associado e pouco tempo depois do crédito aprovado falece um dos titulares do crédito. Será que a casa vai ficar paga? E se sim, ficará para a outra titular da casa ou ficará para esta e para os herdeiros legítimos (neste caso os pais do jovem)?

    Grata pela vossa atenção.
  1.  # 2

    Ja tinha feito a escritura? já tinha iniciado o pagamento do seguro de vida?
    • asd
    • 4 novembro 2016

     # 3

    Sim já tinha feito escritura e iniciado o pagamento do seguro de vida.
  2.  # 4

    Sim então em principio o seguro de vida paga o montante do empréstimo ( pode depender do tipo de morte, do local onde faleceu convém ver as letras miudinhas)
  3.  # 5

    Se só falece um dos titulares do crédito o seguro em princípio paga 50% do montante. Mas certezas só lendo o contrato que assinou.
  4.  # 6

    Colocado por: ClioIISe só falece um dos titulares do crédito o seguro em princípio paga 50% do montante. Mas certezas só lendo o contrato que assinou.


    Tem a certeza ? tinha a ideia que ficava tudo pago... tenho de ler ...
  5.  # 7

    Colocado por: asdSim já tinha feito escritura e iniciado o pagamento do seguro de vida.


    Nesse caso acho que a companhia de seguros deverá cobrir a hipoteca ( ou seja , casa paga).

    A menos que exista algum período de carência, ou uma clausula para o caso de suicídio ( se o cônjuge faleceu por suicídio), tem que ver isso depressa.
  6.  # 8

    Colocado por: Paramonte

    Nesse caso acho que a companhia de seguros deverá cobrir a hipoteca ( ou seja , casa paga).

    A menos que exista algum período de carência, ou uma clausula para o caso de suicídio ( se o cônjuge faleceu por suicídio), tem que ver isso depressa.


    Ou se faleceu no estrangeiro, o seguro de vida tb foge as responsabilidades , eu como viajo bastante tenho incluso no meu seguro de vida alguns paises e mesmo assim não cobrem se for em algumas zonas tipo fronteira da venezela com a Colombia, inguchetia, ossetia do sul fronteira da argelia com a libia e por ai a diante....

    E preciso estar muito alerta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  7.  # 9

    Vou ter que ver isso para o meu seguro de vida pois tb costumo viajar
  8.  # 10

    Colocado por: larkhe

    Tem a certeza ? tinha a ideia que ficava tudo pago... tenho de ler ...


    No meu caso, segundo sei, paga a 100%...
  9.  # 11

    Colocado por: ParamonteVou ter que ver isso para o meu seguro de vida pois tb costumo viajar


    O problema é que devia pagar 12,5euros/mês como a minha esposa e a conta desta clausula pago 30 euros

    Se viaja pouco deve informar o seguro cada vez que vai viajar de modo a só pagar este aumento casualmente ( em algumas seguradoras bancos é possivel fazer isto) se viaja muito é melhor colocar logo uma serie de paises para onde costuma viajar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  10.  # 12

    Colocado por: asdBoa tarde

    Gostava que me dessem a vossa opinião, (se fundamentada, melhor) acerca de uma situação um pouco complexa, para tentar ajudar uma amiga.

    Um jovem casal faz um crédito habitação, com respectivo seguro de vida associado e pouco tempo depois do crédito aprovado falece um dos titulares do crédito. Será que a casa vai ficar paga? E se sim, ficará para a outra titular da casa ou ficará para esta e para os herdeiros legítimos (neste caso os pais do jovem)?

    Grata pela vossa atenção.


    a sua amiga terá que verificar aquilo que assinou juntamente com o que foi assinado pelo companheiro no que ao seguro diz respeito, pois pode haver uma série de clasulas que podem alterar o normal curso da coisa.

    á partida acontece uma destas situações:

    --> o casal tinha um seguro de vida sem actualização automatica, o seguro de vida paga o remascente do crédito assim como paga o que ja foi pago pelo casal ao banco. Nesta situação deverá ser verificado nos papeis do seguro quam são os beneficiarios do seguro. (certamente deverá ter indicado o beneficiario ou beneficiarios do seguro)

    --> o casal tinha um seguro de vida com actualização automatica, o seguro apenas paga o remascente do crédito.

    Suicidio tem um problema...... o seguro nao cobre!

    depois em termos de herança, segundo percebo nao eram casados, caso contrario esta duvida nao existia, pelo que a herança segue o seu normal rumo, no entanto sera importante saber se viviam em união de facto e se a sua amiga consegue ou nao provar a união de facto, posi este ponto pode alterar o rumo da herança!
  11.  # 13

    nao entro em grandes detalhes porque ha uma serie de condicionantes que podem ou nao jogar a favor, pelo que o contacto com o advogado é muito importante.....

    Estes casos nao sao de simples resolução e muitos deles acabam em tribunais...
    • dmrs
    • 4 novembro 2016

     # 14



    depois em termos de herança, segundo percebo nao eram casados, caso contrario esta duvida nao existia, pelo que a herança segue o seu normal rumo, no entanto sera importante saber se viviam em união de facto e se a sua amiga consegue ou nao provar a união de facto, posi este ponto pode alterar o rumo da herança!


    Se a lei não tiver mudado e se não houver filhos, mesmo estando casados, os primeiros ascendentes vivos também podem ser herdeiros.
    Isso aconteceu há mais de 10 anos a uma prima do meu marido, ela pagou 50% da herança à mãe dele. O pai dele já não era vivo por isso não sei se a herança seria distribuída por 3 pessoas caso fosse. Segundo lhes foi explicado na época pelo advogado, se tivessem filhos a herança seria distribuía entre a esposa e o filho e já não se colocava esta questão.
    No entanto eles estavam casados há menos de 1 ano quando ele faleceu, não sei se isso também contribuiu para a situação.


    Em relação ao pagamento da casa a 50% ou a 100% depende do seguro contratado. O que a mim me deixa estupefacta é como as pessoas não se informam seriamente sobre isto antes de se meterem num CH.
    É como a história da invalidez e das percentagens incluídas em caso de se ficar inválido para o trabalho.
 
0.0164 seg. NEW