Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes,

Comprei um terreno urbano com 600 m², ele está entre um zona verde e um imóvel, só que na viabilidade de construção do meu terreno só posso construir infraestruturas de interesse publico, zonas verdes, lar de idosos, etc etc.
    O que e de mais estranhar é que a zona verde que está ao lado do meu terreno tem 1400 m² e ao lado dessa mesma zona verde há um imóvel de habitação, não faz sentido se a câmara municipal têm tanta zona verde naquele espaço porque só me autoriza a construir infraestruturas de interesse publico, e aos restantes proprietários dos outros terrenos não.

Será possível alterar esta situação?

Grato pela atenção,

Com os melhores cumprimentos
  2.  # 2

Boa tarde,

Quando se programa a urbanização, tem de se deixar zonas para a instalação de equipamentos públicos... no seu caso caiu no seu terreno.

Muito dificilmente ou mesmo impossível alterar essa situação... antes de comprar deveria ter consultado o PDM...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mrsilveira
  3.  # 3

Ou seja é uma forma da câmara municipal expropriar sem ter de indemnizar os proprietários.

Isto é incrível,a câmara mais à frente tem um terreno de 1 ha para zona verde, para que precisa de 600 m², enfim.

Sendo assim não me resta outra alternativa senão vende-lo, ou então alguma casa pré-fabricada ou será que a vão demolir?
  4.  # 4

O terreno continua a ser seu, pode perguntar à câmara municipal se lhe o quer comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mrsilveira
  5.  # 5

Sim de facto continua a ser meu, mas estou bastante limitado em tudo o que posso fazer, já em relação à câmara á disponibilidade da câmara em comprar, eles não se mostram com grande iniciativa para isso.
    Assim sendo vou investir o meu dinheiro em algo que não vou ter nenhum proveito, nem usufruir, a não ser construir um lar para explorar, que não eram nem de longe o meu objectivo.

Sinceramente com tanto espaço que eles tem à disposição....
  6.  # 6

Colocado por: MrsilveiraOu seja é uma forma da câmara municipal expropriar sem ter de indemnizar os proprietários.

Não será exactamente assim.... pois se a câmara quiser o terreno tem de o comprar... e não ao preço que entender.... infelizmente está localizado no seu.... o mesmo acontece com muitas outras situações.....

As câmaras tem de prever essas zonas , assim como quem tem terrenos perto de cemitérios... muitas vezes também estão para equipamentos... que é para um possível alargamento do cemitério...

Mas o mais comum é as estradas.... há milhares de terrenos bloqueados para passagem de estradas... a maioria nunca será feita... mas os proprietários não podem fazer lá nada....
  7.  # 7

Pois mas o facto é que a câmara não o quer, quer sim e que seja o particular a construir.

Infelizmente já me mentalizei que este terreno foi um fiasco total, o que mais me revolta e que está tudo urbanizado menos o meu , enfim...

E ai esta eu sei que aquilo esta assim desde sempre e vai estar sempre assim, baldio, porque a própria câmara nunca fará de lá nada.
    E depois no PDM existem coisas absurdas, construção de zona de lazer, sinceramente quem é o particular que vai construir um zona de lazer num terreno dele....

Será possível a câmara ceder-me algum terreno em detrimento deste?
  8.  # 8

Mas ainda há quem compre terrenos para construção sem antes consultar o PDM ?!!!

Colocado por: Mrsilveiraquem é o particular que vai construir um zona de lazer num terreno dele....

Eu pergunto é: Quem é que é o particular que compra terrenos desses?

Colocado por: MrsilveiraSendo assim não me resta outra alternativa senão vende-lo,

Faz bem, talves apanhe outro distraído, mas nos dias de hoje não vai ser fácil
  9.  # 9

Boa tarde,

Onde fica localizado o seu terreno?

Cumprimentos,
    Pedro Pontes Pimenta Almeida, Arquitecto
  10.  # 10

boa tarde,

O terreno fica localizado no concelho do seixal, foros de amora.
  11.  # 11

Sim, realmente é estranho comprar um terreno sem consultar o PDM.

No entanto todos devemos conhecer casos (pelo menos eu conheço) em que o terreno não dava para construir segundo o PDM, e depois de comprado (ao desbarato) por um senhor com boas ligações, o PDM aparece alterado e VOILÁ! Já se pode construir!

Aqui no Pinhal Novo há uma zona em que os terrenos têm sido modificados à vontade do freguês (haja dinheiro, poder, ou título de senhor doutor/engenheiro com boas ligações). O PDM daquela zona parece um piano sem teclas... tecla sim, tecla não :P
  12.  # 12

Boa noite,

Infelizmente o PDM não será revisto tão cedo.

"No Seixal, o primeiro PDM esteve em vigor desde novembro de 1993 até março de 2015 (ver Antecedentes). O procedimento de revisão deste instrumento ficou concluído em 2014, ano em que foi aprovado pela Assembleia Municipal."
    (retirado do site da Câmara")

Quando há revisões no PDM existem períodos de discussão pública, onde os interessados podem propor alterações ao PDM, fundamentadas. Há quem consiga, durante essas fases, alterar os usos destinados ao solo.

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Daqui a 10 anos pode ser que decidam rever novamente o PDM e fique com ele desencalhado. Tente vender para alguem que queira fazer uma ERPI... mas 600m2 é muito pouco para isso, não se consegue tirar rentabilidade.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  14.  # 14

tente aprovar nesse terreno uma loja de conveniência/ bar/esplanda de apoio á zona verde. É equipamento publico
  15.  # 15

Já vi que é bastante complicado, de facto o que queria era a construção de uma moradia agora assim a melhor solução é vender o terreno, o que queria mesmo era dar a volta a esta situação.

Obrigado pelas respostas
  16.  # 16

boas tardes caros leitores, sou novo aqui no forum e tenho uma questão a colocar semelhante, que é a seguinte:
    estou prestes a comprar um lote de terreno de 1000mts com uma área de construção de 150m destinado a equipamento (tenis e parque infantil), é o que vem descrito no alvará de loteamento composto por 20 lotes, sendo este o único que é destinado á construção de equipamento, todos os outro são destinados á habitação.
    A minha questão é a seguinte se eu construir o "equipamento" de 150mts e depois mais tarde fizer umas alterações no seu interior, posso ir lá morar para dentro?, nao terei problemas com a camara ou com os proprietários dos outros lotes, ou até não me poderão cortar a agua,luz,gaz etc.
    Obrigado
  17.  # 17

RSEG.. esqueça essa ideia.
    Quanto muito poderia tentar promover o alvará do loteamento, e proceder à alteração do uso desse lote... O que será dificil, demorado e com custos elevados... Só em compensações da área de cedencia de equipamento....
  18.  # 18

Muito estranho, pensava que esses lotes eram cedidos à Câmara Municipal....para que é que um privado vai comprar um lote desses?
  19.  # 19

Colocado por: PicaretaMuito estranho, pensava que esses lotes eram cedidos à Câmara Municipal....para que é que um privado vai comprar um lote desses?
    ... Eventualmente para um equipamento privado tipo creche, escola, lar de idosos, centro de actividades, etc, etc....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 20

ginásio, centro recreativo...etc...
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes

0.0203 seg. NEW