Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bons dias, estou agora a iniciar nesta aventura de construir casa e ainda estou na fase de definir algumas ideias, pelo que por isso ainda não tenho uma planta para colocar aqui. A minha questão é sobre o revestimento exterior da casa. Queria ter uma ou duas paredes com acabamentos em madeira, estando essas paredes protegidas da chuva visto o telhado continuar mais 2 metros para a frente. As minhas questões são as seguintes? Fazendo questão que quanto à estética as paredes aparentem ser madeira, aconselham madeira ou algum outro material que se assemelhe à madeira? É possível fixar madeira a uma parede com capoto?

Coloco em anexo um exemplo do que pretendo.
      Exemplo.JPG
  2.  # 2

Pense bem nisto.. manutenção...
  3.  # 3

Colocado por: TGomes86aconselham madeira ou algum outro material que se assemelhe à madeira?
    As perguntas que tem de se pôr a si próprio são:
    - quanto tempo (anos) quer que dure esse revestimento?
    , e
    - quanto está disposto a gastar anualmente na conservação desse revestimento?

Colocado por: TGomes86É possível fixar madeira a uma parede com capoto?
    Com uma estrutura de suporte adequada, sim.

Colocado por: TGomes86Coloco em anexo um exemplo do que pretendo.
    Onde?
    Ah! Já apareceu a fotografia.
    Arrgh!
    Tem a certeza que quer "isso" na fachada da sua casa? :-)
  4.  # 4

Colocado por: Luis K. W.As perguntas que tem de se pôr a si próprio são:
    - quanto tempo (anos) quer que dure esse revestimento?
    , e
    - quanto está disposto a gastar anualmente na conservação desse revestimento?

A manutenção anual corresponderá a tratamento da madeira e envernizar correto?

E se eu substituir a madeira por mosaico a imitar madeira? É que por acaso gosto de fachadas assim (já vi que não corresponde às suas preferências :) mas também queria ter material com alguma durabilidade.
  5.  # 5

Colocado por: TGomes86A manutenção anual corresponderá a tratamento da madeira e envernizar correto?
    Sim. Uma passagem de lixa, e envernizamento (dependendo do estado de conservação, poderá não ter de ser "anual").

Colocado por: TGomes86E se eu substituir a madeira por mosaico a imitar madeira?
    A cerâmica (ainda por cima, em fachada) é praticamente eterna.
    (é só uma questão de utilizar a "cola" adequada).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TGomes86
  6.  # 6

Não tem de aplicar sobre o capoto. Pode aplicar sobre uma grade de madeira / isolamento térmico sem o capoto.
  7.  # 7

Colocado por: nunogouveiaNão tem de aplicar sobre o capoto. Pode aplicar sobre uma grade de madeira / isolamento térmico sem o capoto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TGomes86

Mas sem o capoto não há passagem de humidade diretamente para a parede?
  8.  # 8

Colocado por: TGomes86
    A manutenção anual corresponderá a tratamento da madeira e envernizar correto?

Tratamento anual ou bianual sim, envernizar nem pensar nisso!!!
    Quanto ao resto, na minha opinião, este tipo de detalhes estéticos só ficam realmente bem utilizando a matéria prima original. O envelhecimento natural da madeira é que vai dar o élan que realmente pretende.
    Convém reunir com alguem que saiba o que está a fazer pois esse tipo de trabalhos são mais específicos do que o que tendencialmente se pensa e facilmente correm mal.
  9.  # 9

Mas sem o capoto não há passagem de humidade diretamente para a parede?

Tanto quanto um telhado com telhas...ou menos já que a parede é vertical. Veja este pormenor tipo:
      fdc-rev-madeira-02.jpg
  10.  # 10

Colocado por: Joao Diassó ficam realmente bem utilizando a matéria prima original
    treta fundamentalista...
    :-)
    Colocado por: Joao DiasO envelhecimento natural da madeira é que vai dar o élan que realmente pretende.
    Velho is beautiful?!? Desde quando?
    (tem que rever o seu francês, João)
  11.  # 11

Tem aqui o exemplo de madeira a revestir o bloco central desta moradia projectada pelo nosso gabinete e sistema etics.

https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=67647

É um sistema mais complexo do que o usual e que se não for feito pode dar problemas.
    A mesma coisa para revestimentos pesados em etics.

PS: Relativamente à segurança da obra não faço comentários :)

www.gabineteop.com
  12.  # 12

Infelizmente as obras em etics raramente são feitas todas bonitinhas como nos vídeos e fotos das marcas que apresenta.
  13.  # 13

Colocado por: Luis K. W.treta fundamentalista...
    :-)
    Velho is beautiful?!? Desde quando?
    (tem que rever o seu francês, João)

Tomara muitos terem as minhas idéias de "treta".
    Antes de eu rever o meu francês talvez fosse conveniente o Luis rever as técnicas de acabamento para madeira exterior as quais certamente não passam por envernizamento de espécie alguma!

PS: aquilo que o Luis chama de treta fundamentalista eu chamo de original. Ou é madeira ou não é. Imitações não é comigo. Aliás, tal como eu, sou um chato mas sou o chato original, não ando para aqui a imitar as chatices dis outros :)
  14.  # 14

Colocado por: Joao DiasLuis rever as técnicas de acabamento para madeira exterior
    É verdade.
    Técnicas de manutenção não é o meu forte. Por isso prefiro materiais que durem uma vida (ou várias vidas) sem necessidade de "tratamentos".

Colocado por: Joao DiasOu é madeira ou não é
    Eu também costumo dizer isso.
    Mas quando me põe a opção "Madeira ou Fenólico?", eu não vejo porque não poderá ser outro material que se lhe assemelhe e que não necessite de "tratamento" para parecer sempre novo.

PS (editado):
    Suponho que em vez de "élan" pretendia dizer "patine"... ;-)
  15.  # 15

Colocado por: Luis K. W.É verdade.
    Técnicas de manutenção não é o meu forte. Por isso prefiro materiais que durem uma vida (ou várias vidas) sem necessidade de "tratamentos".

Mas quando me põe a opção "Madeira ou Fenólico?", eu não vejo porque não poderá ser outro material que se lhe assemelhe e que não necessite de "tratamento" para parecer sempre novo.

PS (editado):

Não, queria dizer exactamente o que disse!! Tem é de saber interpretar.
    Mas para ajudar posso utilizar também a expressão doutra forma, a patine é que lhe dá o élan.

Quanto ao resto depende muito do fenólico pois há fenólico que fica muito pior que qualquer madeira.
    Em tempos o Dogma até publicou aqui algures umas fotos sobre este tema...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  16.  # 16

O mais engraçado é que esta foto foi colocada por um colega seu no nosso tópico de apresentação de trabalhos.

Apenas a coloquei aqui para mostrar o sistema do ripado para depois colocar a madeira.
    Com a qualidade de aplicadores de etics que há por cá ( certificados naturalmente pelas marcas que aplicam e tudo ), em casos como este ou com revestimentos com pedra, tenho aconselhado os nossos clientes a optarem por outras soluções pois o etics não é receita, a meu ver, para todas as moradias.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  17.  # 17

Colocado por: Gabinete OPO mais engraçado é que esta foto foi colocada por um colega seu no nosso tópico de apresentação de trabalhos.

Apenas a coloquei aqui para mostrar o sistema do ripado para depois colocar a madeira.
    Com a qualidade de aplicadores de etics que há por cá ( certificados naturalmente pelas marcas que aplicam e tudo ), em casos como este ou com revestimentos com pedra, tenho aconselhado os nossos clientes a optarem por outras soluções pois o etics não é receita, a meu ver, para todas as moradias.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

Desde já obrigado por todos os esclarecimentos, mas aconselharia o que? parede dupla com caixa de ar e depois aplicar a madeira em fachada ventilada?
  18.  # 18

Exacto.
    •  
      GMCQ
    • 14 novembro 2016 editado

# 19

Colocado por: Luis K. W.É verdade.

PS (editado):

Colocado por: Joao Dias
    Não, queria dizer exactamente o que disse!! Tem é de saber interpretar.
    Mas para ajudar posso utilizar também a expressão doutra forma, a patine é que lhe dá o élan.

Quanto ao resto depende muito do fenólico pois há fenólico que fica muito pior que qualquer madeira.
    Em tempos o Dogma até publicou aqui algures umas fotos sobre este tema...
    Concordam com este comentário:Luis K. W.

http://www.dicionarioinformal.com.br/élan/

élan. (Francês élan). S.M. O mesmo que elã. Significados. 1) Arrebatamento súbito e efêmero; impulso.
    2)Entusiasmo, disposição: Já não trabalha com o elã de antigamente.
    3) Inspiração, estro. (Forma paralela: elance)
    Concordam com este comentário: Luis K. W.

0.0214 seg. NEW