Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: mhpinto
    Quanto a isso, já não sou eu que lhe poderei dizer, que sou mero leigo, mas andam por aqui muitos técnicos que lhe poderão dar uma ideia.

Bem vistas as coisas, até tem razão. Creio que a lógica de meter as lavandarias no R/C será a de estender a roupa na rua.
    Se disser à sua cara-metade que assim podem fazer o-que-quer-que-seja-que-querem-fazer-a-mais no piso 0, tem aí um argumento de peso.

muito obrigado... vou tentar... :))

em relação aos custos... seriam sempre superiores.. pois temos de demolir no andar de cima...(relembro que esta obra é uma reconstrução)... e construir em baixo... se a diferença não for muita...

mas primeiro vou tentar convencer a minha senhora a por a lavandaria na parte de cima...

abraço
  2.  # 22

Colocado por: Pedro2010mas primeiro vou tentar convencer a minha senhora a por a lavandaria na parte de cima...

Acho precipitado estar a tentar convencer alguém de uma ideia aindapouco explorada nos pros/contras.
    Eu defendo que a zona de lavandaria deve ficar perto da garagem e da cozinha, de preferência entre os dois compartimentos, para estar num percurso natural que se percorre diariamente. Cozinha, garagem, trabalho e vice versa.
    Quando em casa, nas lides domésticas, aproveitar a proximidade da cozinha para conseguir desempenhar várias funções ao mesmo tempo.
  3.  # 23

realmente, ter uma moradia com espaço exterior e depois ter uma lavandaria no 1º andar.....e nem que a máquina fosse super silenciosa.
    Concordam com este comentário: Raquek, eei35229
  4.  # 24

Antes de mais parabéns por esta primeira versão do projeto.

Quanto à lavandaria no 1º andar, parece-me ter mais desvantagens que vantagens...
  5.  # 25

Colocado por: 21papaleguas
    Acho precipitado estar a tentar convencer alguém de uma ideia aindapouco explorada nos pros/contras.
    Eu defendo que a zona de lavandaria deve ficar perto da garagem e da cozinha, de preferência entre os dois compartimentos, para estar num percurso natural que se percorre diariamente. Cozinha, garagem, trabalho e vice versa.
    Quando em casa, nas lides domésticas, aproveitar a proximidade da cozinha para conseguir desempenhar várias funções ao mesmo tempo.

Boa noite,

Respeito a opiniao, válida como todas, mas acho que esta questão está muito "pre-concebida" que a lavandaria tem de ficar no andar de baixo... Acho que pode, e terá, muito haver com as rotinas de cada família... No nosso caso, praticamente só dedicamos um ou dois dias da semana para "tratar" da roupa, e que na sua maioria das vezes até é feito pela empregada, que cá vem uma vez por semana... E que trata da maior parte da roupa nesse dia, assim não acho que seja uma divisão que tenha que estar próxima diariamente... Mas certamente para pessoas com outras rotinas possa ser totalmente diferente!!

Neste caso, também ainda não dicidimos em concreto tudo o que vamos alterar... Mas na nossa ótica, é uma hipótese a considerar...

Obrigado
  6.  # 26

Erro
  7.  # 27

Assim sendo, concordo que no seu caso a lavandaria pode ficar no 1º andar...

No meu caso considero fundamental a lavandaria no rés do chão porque sou eu que trato da roupa (quem vem dos quartos, wc e cozinha), tenho espaço exterior para a secar (independentemente da existência de máquina de secar) e, pensando a longo prazo e na eventual dificuldade em subir e descer escadas, poderia reduzir a habitação ao rés do chão... pensando já na fase de casal sem filhos.
    Concordam com este comentário: eu, 21papaleguas
  8.  # 28

Colocado por: RaquekAntes de mais parabéns por esta primeira versão do projeto.

Quanto à lavandaria no 1º andar, parece-me ter mais desvantagens que vantagens...

Boa noite,

Na sua opinião, quais as principais desvantagens...?

Como disse anteriormente, ainda estamos a ponderar tudo... E depois teremos de decidir pelo que acharmos melhor para nós, sabendo sempre que não existem cenários perfeitos e por isso é que são sempre sujeitos a críticas, e por isso é que as vossas opiniões/críticas são importantes para nós...

Não estamos aqui para, provar que o nosso projeto é perfeito... E nem estamos à espera que nos digam isso... Queremos exatamente o contrário... Que é saber se fossem vocês, o que diferente faziam... Para vermos outros aspectos que nos estejam a escapar!!

Muito obrigado a todos

Cumpts
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  9.  # 29

Dando continuidade ao que referi no meu último post... a lavandaria tem mais desvantagens que vantagens num 1º andar para o meu estilo de vida! Para si, que terá alguém que assegurará o tratamento de roupa por si pode não ser relevante, basta ter um cesto para colocar a roupa suja no R/ch e as desvantagens serão anuladas.

Se puser a hipotese de subir e descer degraus poder ser uma dificuldade verifica que a lavandaria da apoio a cozinha, wc e quarto.
    A longo prazo irá provavelmente residir apenas com a sua companheira logo poderia limitar as zonas úteis da casa ao R/CH.
    Além disso, dispõe de espaço para secar roupa ao ar livre e não há nada pior que carregar a bacia com a roupa acabadinha de lavar! O pesos da roupa molhada nada tem a ver com o seu peso quando está seca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro2010
  10.  # 30

Colocado por: mhpintoVai-me dizer que nunca estudou num espaço partilhado? Pois eu sim, e muito.

Cada um com a sua mania, eu não abdico de um quarto com uma secretária para estudar. Dois ou 3 irmãos a estudar no mesmo local, não funciona, até pode funcionar, mas se cada um tiver o seu espaço funciona muito melhor.
    Concordam com este comentário: Pedro2010
    • box
    • 14 novembro 2016 editado

# 31

Colocado por: Picaretase cada um tiver o seu espaço funciona muito melhor.

se cada um tiver o seu computador funciona melhor...
    se cada um tiver a sua televisão funciona melhor...
    se cada um tiver o seu carro funciona melhor...
    ....
    há valores e princípios que não são fáceis de incutir, mas uma vez adquiridos...

edit:
    Pedro2010
    quanto ao "desenho apresentado", imagino que existam diversos condicionantes por se tratar de construir "em cima" de uma estrutura existente. nada referiu quanto à orientação nem à envolvência do obra - muito importantes (a meu ver) para a definição e configuração dos espaços. do ponto de vista funcional muito já foi escrito por si e por outros users. gosto na generalidade. concordo com o excesso de área no "quarto principal" e na colocação da lavandaria. Se fosse para mim, esse "quarto principal" seria no r/c. os filhos um dia saem de casa, as visitas são de vez em quando e os DO não caminham para novos... um dia chegam as artroses e as escadas deixam de ser uma coisa menor...
    quanto à lavandaria não se esqueça que estamos a falar em máquinas de elevada rotação e vibração que muito facilmente se propagam pela estrutura. pensem como vão minimizar este aspecto.
    boa sorte para a construção!
    cump
  11.  # 32

Colocado por: boxdo ponto de vista funcional muito já foi escrito por si e por outros users.

por mim? eu não escrevi nada, para ser sincero nem sequer vi as plantas!!!
  12.  # 33

Colocado por: box
    se cada um tiver o seu computador funciona melhor...
    se cada um tiver a sua televisão funciona melhor...
    se cada um tiver o seu carro funciona melhor...
    ....
    há valores e princípios que não são fáceis de incutir, mas uma vez adquiridos...

quanto ao "desenho apresentado", imagino que existam diversos condicionantes por se tratar de construir "em cima" de uma estrutura existente. nada referiu quanto à orientação nem à envolvência do obra - muito importantes (a meu ver) para a definição e configuração dos espaços. do ponto de vista funcional muito já foi escrito por si e por outros users. gosto na generalidade. concordo com o excesso de área no "quarto principal" e na colocação da lavandaria. Se fosse para mim, esse "quarto principal" seria no r/c. os filhos um dia saem de casa, as visitas são de vez em quando e os DO não caminham para novos... um dia chegam as artroses e as escadas deixam de ser uma coisa menor...
    quanto à lavandaria não se esqueça que estamos a falar em máquinas de elevada rotação e vibração que muito facilmente se propagam pela estrutura. pensem como vão minimizar este aspecto.
    boa sorte para a construção!
    cump

Boa noite,

Obrigado pela opinião.

Junto mapa com a casa assinalada com o "alfinete"... Para perceber a envolvente... É a imagem possível por agora... Quando tiver os 3D coloca e dará para perceber melhor...

Se optarmos pela lavandaria no piso 1, iremos ter isso em atenção!

Em relação ao quarto no R/C ele ja existe... Este de um tamanho normal... Cerca de 15m2... E terá acesso à casa de banho de serviço!!! Não sendo uma super-suíte... Mas será suficiente!!

Obrigado uma vez mais
      image4.jpeg
    • box
    • 15 novembro 2016

# 34

é impressão minha ou na suite do primeiro andar vai ter uma "parede inteira" de vidro virada a norte e com vista para o transito?
    esse terreno merecia uma casa com uma melhor orientação solar...
  13.  # 35

Colocado por: boxé impressão minha ou na suite do primeiro andar vai ter uma "parede inteira" de vidro virada a norte e com vista para o transito?
    esse terreno merecia uma casa com uma melhor orientação solar...

Boa noite,

E qual seria a sua sugestão?

Cumpts
  14.  # 36

Ainda quanto à lavandaria, eu tenho a minha no 1º andar, na zona dos quartos. Se me visto e dispo no andar superior é-me mais fácil tratar de tudo no mesmo local, até porque a roupa que vem da cozinha é sempre em menor número. Tenho máquina de secar e estendal no 1º andar, também.

Como foi dito anteriormente, é uma questão de vivência das famílias, e na minha (só) resulta assim
  15.  # 37

Colocado por: Pedro2010

Genial... :)

Tenho uma casa projectada com tratamento de roupa e estendal exterior no piso +1 ( onde estão 3 dos 4 quartos da casa)... não é novidade, depende do que se quer, do que se pode ter...
  16.  # 38

Colocado por: Obras em casaAinda quanto à lavandaria, eu tenho a minha no 1º andar, na zona dos quartos.

Colocado por: Pedro BarradasTenho uma casa projectada com tratamento de roupa e estendal exterior no piso +1 ( onde estão 3 dos 4 quartos da casa)

E eu a pensar que estava a sugerir algo muito estranho :)
  17.  # 39

Colocado por: mhpintoE eu a pensar que estava a sugerir algo muito estranho :)

Nada disso. Tal como já tinha dito anteriormente, faz-me tanto sentido ter a MLR num andar diferente daquele onde se encontram as roupas como ter a MLL num andar diferente daquele onde se encontra a cozinha.
  18.  # 40

Bom dia,

Certamente não será caso único, nem experimental colocar lavandaria no piso 1, regra geral fica no piso 0, mas a casa tem de ir o encontro das nossas rotinas! E referido mais uma vez, que não há cenários perfeitos...

Obrigado pela vossa opinião

0.0237 seg. NEW