Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    Faz algum tempo que este forum me tem ajudado com algumas questões ao ler discussões de outros mas este é o primeiro tópico que abro. Introduzindo o problema, eu e a minha namorada estamos a fazer planos para o futuro, e surgiu a dúvida de apartamento ou moradia. Ambos fomos criados em moradias e depois de eu ter passado os meus últimos 4 anos a viver parcialmente num apartamento, ainda não me habituei a ideia, mas ela não lhe faz confusão nenhuma. Sendo eu um engenhocas e adepto do DIY, sinto necessidades de uma garagem onde possa fazer umas coisas. O problema é que uma moradia, com acabamentos idênticos a um apartamento, têm um custo superior, quer inicial, quer de manutenção. Ela surgiu-me com a ideia que um apartamento seria melhor pois possibilitaria-nos uma vida mais desafogada no futuro.
    Desculpem esta introdução mas foi para localizar mais ou menos o meu problema. Andei a ver por alto apartamentos pela minha zona e um T3 com condições que nos mais ou menos procuramos rondaria os 150k€. Tanto os meus pais como os meus futuros sogros (espero eu) estão dispostos a ceder-nos terreno. Depois de vários projetos feitos, quer de 2 andares quer de 1 andar, cheguei ao protejo que vos apresento mais a baixo. Importante começar por dizer que o meu pai, não sendo empreiteiro, está no ramo, contendo uma variedade de contactos que me podem ser favoráveis (ou não o.0 )no orçamento final. Sendo assim o meu pai ajudaria-me em toda a instalação de gás, água, sistema de aquecimento, montagem de casas de banho, rufos, caleiros e isolamento do telhado (é o que a empresa do meu pai faz no dia a dia). Também algumas divisões e detalhes interiores bem como tetos falsos seriam feitas por mim e por o meu pai em pladur pois não seria a primeira vez que o fariamos. Uma vez que eu faria alguma parte da obra, parece me lógico realizar o projeto por administração direta.
    Partindo do principio que estou disposto a ganhar aqueles cabelos brancos que tanto se fala aqui no forum, a minha questão é se, na vossa opinião, haveria uma diferença muito grande entre as duas opções.
    Quanto ao prejeto, sei que é muito difícil para alguém me me dar algo muito certo pois depende muito dos acabamentos que pretender entre outros fatores mas, ainda assim, gostava de ouvir (ou ler) opiniões.
    Podem ver o projeto mais a baixo.
    Trata-se de um T3 com 4 casas de banho e uma divisão aberta com zona de jantar, sala e hall de entrada. Escolhi 4 casas de banho pois com a ajuda que referi acima penso conseguir melhores condições a relativo baixo custo. A nível geral esta a pensar em ETICS, flutuante nos quartos, recuperador de calor e esquentador e mais tarde paineis solares (instalação efetuada pelo meu pai) e microcimento. Este ultimo tal como outros acabamentos em madeira e pedra estão muito dependentes do valor final, é mais uma questão de na altura ver orçamentos para materiais concorrentes e ver se as diferenças são muito altas. A construção da garagem também está dependente da margem orçamental, pois há a possibilidade de ser construída de raiz por mim. Algo que pode estragar um pouco o orçamento é a frente envidraçada. Para esta estava a pensar em algo com um isolamento relativamente bom.
    No geral penso que seja isto.
    Gostava de ouvir a vossa opinião.
      Sem Título_1.png
  2.  # 2

    A frente.
      Sem Título_2.png
  3.  # 3

    Esta ve-se muito mal mas é para terem uma ideia...
      15135659_1092736687441898_1114811204_n (1).jpg
  4.  # 4

    Algo sonhador
      Photo 01-06-16, 00 24 12.jpg
  5.  # 5

    .
      Photo 01-06-16, 00 24 30.jpg
  6.  # 6

    Algo muito importante que me esqueci de referir: Área bruta de +/- 213m2
  7.  # 7

    André para onde é a casa?
  8.  # 8

    Arcos de Valdevez
  9.  # 9

    Ai nessa zona a construção atinge valores incrivelmente baixos ; ) vai conseguir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Santos
  10.  # 10

    Obrigado pela resposta. Conseguir por mais ou menos 150k é isso?
  11.  # 11

    Acho que deve falar com um arquitecto.
    Não lhe mostre a planta, não vale a pena, ele não vai tirar nada dai.
    Se mostrar o alçado que desenhou será suficiente para ele perceber o que quer. Depois diga lhe o resto em relação à tipologia.
    Nessa planta, tem áreas de circulação a mais, os WC além do custo de construção, que mesmo sendo você a fazer, são mais uns euros x 4, além do custo para limpar. Ou você e a sua namorada, ou pagar a alguém para o fazer.
    Quantas pessoas vão habitar a casa no futuro?
    Vai ter os quartos todos ocupados?
    Não tendo, vai ter pelo menos um WC a apanhar moscas e teias de aranha.
  12.  # 12

    Sim, os quartos estão previstos ser todos ocupados.
  13.  # 13

    Bem gerido não precisa de tanta área. Tem uma construção rasteira, e provavelmente pode-se esticar bem para onde quiser.
    Evite cantos e recantos e procure a perfeição em formas regulares e direitas
 
0.0150 seg. NEW