Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O entretanto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      15205654_10210888986805665_711050735_o.jpg
  2.  # 2

    O entretanto...
      15225432_10210888986885667_233555571_o.jpg
  3.  # 3

    ja levou o substracto? e o cheirinho? suporta-se bem?!!
  4.  # 4

    Sinceramente parece-me inócuo. Veio tudo em sacos selados.
  5.  # 5

    Colocado por: SupporterSinceramente parece-me inócuo. Veio tudo em sacos selados.


    depende muito do que eles está a por.... está a por mesmo substrato ou está por adubo organico? este ultimo manda um cheiro insuportavel, aí durante 5 ou 6 dias!
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva21 papaleguas
    O meu jardim é daquela relva “tipo erva”
    Como tb vivo numa zona rural aquilo está constantemente infestado de erva daninhas e, nas zonas sombrias uma camada de musgo.
    Se eu espetar uns pés desse gramão isso cresce ao ponto de substituir a erva e o musgo que lá tenho?

    Num sítio muito húmido é sombrio não lhe consigo dizer se o gramão é eficaz em relação ao musgo, mas tenho quase a certeza que se retirar o musgo na totalidade e preencher esse espaço com bastante gramao, resulta.
    Concordam com este comentário: Supporter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  7.  # 7


    depende muito do que eles está a por.... está a por mesmo substrato ou está por adubo organico? este ultimo manda um cheiro insuportavel, aí durante 5 ou 6 dias


    se for um adubo de matéria orgânica só de galinhaço mas em granulado (sem ser só moido, mas sim prensado) é muito eficaz e sem cheiro, mas o valor do saco já vai para o dobro do preço
  8.  # 8

    Colocado por: loverscoutuma boa relva na alcatifex (almada) começa aí nos 17/20 euros m2....

    Mas apesar de ser sintetica requer cuidados..... um deles é o da lavagem! sim a relva tem que ser lavada, se a quiserem manter com bom aspeto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nhenriques


    Claro que sim... mas requer menos manutenção do que a relva normal.
    Estou disposto a investir um pouco mais e a ter menos manutenção. Não quero é passar o pouco tempo que estou em casa de volta do jardim. São opções e neste momento a minha vida profissional não me permite passar muito tempo em casa e o pouco tempo que tenho quero rentabiliza-lo.

    Obrigado.
  9.  # 9

    Já agora, vou precisar de um pequeno aparador e corta-relva para os 50 / 60m2.
    Como a área é muito pequena apenas preciso de equipamento modesto e eléctrico. Aconselham algum material específico?
  10.  # 10

    Colocado por: 21papaleguas[...]
    Aqui na "aldeia" chamamos gramão. É parecido com a grama brasileira, mas tem uma folha com verde mais escuro e mais fina.
    Pega de estaca e tapa com muita rapidez.
    Aguenta muitos dias sem rega. Como já disse antes, no Verão rego só uma vez por semana para o crescimento ser mais lento e ter de cortar só de 15 em 15 dias.
    Um pé, tem mais ou menos este aspecto.
    gramão.jpg



    Quando dizem que se planta um pé de 30 em 30cm (ou 10 em 10cm como um membro do fórum sugeriu), é suposto plantar-se todo este "conjunto" a cada 30cm? Ou é suposto arrancar-se cada rebento que se vê na imagem (conto +- 10) e plantar cada um desses rebentos de 30 em 30cm?
    Concordam com este comentário: jorgand
  11.  # 11

    Colocado por: inquilinopt


    Quando dizem que se planta um pé de 30 em 30cm (ou 10 em 10cm como um membro do fórum sugeriu), é suposto plantar-se todo este "conjunto" a cada 30cm? Ou é suposto arrancar-se cada rebento que se vê na imagem (conto +- 10) e plantar cada um desses rebentos de 30 em 30cm?


    o que ve na foto é o que se chama de "guia", que é cortada para render mais! se reparar na foto vai reparar que ao longo da guia tem varias raizes corta a guia por aí e é isso que corta é que vai plantar de 10 em 10 de 20 em 20 ou de 30 em 30cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inquilinopt
  12.  # 12

    Ok, muito obrigado pelo esclarecimento. Então neste caso teríamos material para cobrir cerca de 3 metros lineares (10 rebentos/raízes para plantar a cada 30cm).
    • eu
    • 25 novembro 2016

     # 13

    Colocado por: inquilinoptarrancar-se cada rebento que se vê na imagem (conto +- 10) e plantar cada um desses rebentos de 30 em 30cm?

    Sim, a ideia é plantar rebento a rebento...
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inquilinopt
  13.  # 14

    Colocado por: nhenriquesBoas tardes....

    Desculpem o "off-topic" pois quero construir um pequeno jardim, mas utilizando outro tipo de materiais: relva sintética e seixo rolado. Alguém conhece empresas/jardineiros que apliquem relva sintética na zona de Torres Vedras? O espaço em causa tem cerca de 80m2 e seria para colocar cerca de 30m2 de relva num efeito central e o restante com seixo.

    Esta opção de relva sintética ao invés de relva normal deve-se a diversos factores como: falta de tempo para manutenção e inexistência de furo para regas constantes.

    Apesar do custo inicial ser bastante superior, penso que com os factores enumerados se venha a justificar.


    Boa tarde,

    Na minha opinião, só vejo vantagens na colocação de relva artificial! Nós colocamos cerca de 120m, e estamos muito satisfeitos com o aspecto com que ficou... Sempre verde durante todo o ano, sem aquele aspecto horrível das peladas que vão destoando a beleza uniforme que deve ter um jardim/relvado. Ainda por mais, num clima quente de verão como é o caso do nosso País, haja água com fartura para dar um aspecto minimamente razoável aos relvados por esse Burgo fora...
    Quanto à manutenção aconselho a aquisição de um aspirador/soprador para a limpeza das folhas mortas de arbustos ou árvores, e se for o caso, uma "mangueirada" quando faz tempo seco para tirar o pó...

    Como a empresa que fez os arranjos exteriores na nossa moradia foram extremamente simpáticos e profissionais, deixo o seu contacto para o caso de estar interessado:

    Guiaperfeito, Unipessoal Lda
    http://www.guiaperfeito.com/

    Sr. Cintrão
    Telm.: 965 884 038

    P.S.- Esta empresa faz trabalhos em toda a zona oeste.


    Segue imagem para ter uma ideia com o que pode contar.

    Cumpts
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
      IMG_1305.JPG
      IMG_1306.JPG
  14.  # 15

    Um relvado sintético nunca se parece com algo natural e além disso torna o espaço morto sem activade animal. ^

    Sim, um relvado natural com relva necessita de muita água e manutenção mas o que se está a sugerir aqui (pelo menos nos últimos posts) não é relva de semente mas sim grama que é muito mais resistente e necessita de muito menos água.

    Eu pessoalmente se é para ter algo verde no chão então prefiro que seja algo natural senão prefiro colocar tela + casca pinheiro.

    Aliás se é para gastar o mínimo de água e ter o mínimo de manutenção então a solução melhor é mesmo tela anti-ervas + casca pinheiro + arbustos + árvores que façam bastante sombra.

    Após os 1º anos depois praticamente não é necessário rega e a manutenção resume-se a podar arbustos/árvores se for necessário. As folhas que caem não são para apanhar, são para ficar em cima da casca pinheiro dando um aspecto de bosque muito natural.

    Claro que existem gostos para tudo, eu pessoalmente gosto de ver algo natural.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Castela, lprolog
  15.  # 16

    Acho uma tristeza.. esta vaga de plastificar os espaços naturais.... Uma deturpação, um engano...
    Em vez de se rodearem de natureza, rodeiam-se de elementos plasticos que emitem compostos quimicos voláteis com a acção do sol.
    Concordam com este comentário: Castela, lprolog, Anonimo09092021, tool
  16.  # 17

    Mais algumas fotos... falta a aplicação do gramão.
      15171327_1807453822846094_5724334604948033883_n.jpg
  17.  # 18

    Jardim traseiro
      15267574_1807453512846125_3936255679035527824_n.jpg
  18.  # 19

    O trabalho...
      15219438_1807453642846112_597297796356397812_n.jpg
  19.  # 20

    Floreira finalizada
      15192560_1807453682846108_7329760355692158228_n.jpg
 
0.0229 seg. NEW