Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou a precisar de ajuda por favor. Comprei um apartamento em Portugal (vivo em Inglaterra) através de uma conhecida numa imobiliária.
    Foi falado que não haveriam comissões , que tratariam de tudo incluindo o financiamento, não precisava de me preocupar, apenas enviar os documentos necessários.
    A escritura foi quarta feira passada. Ligaram-me hoje para avisar que tinha uma factura de €220+iva para pagar por intermediação financeira.
    Pelo que andei a pesquisar, as imobiliárias recebem comissão do banco por angariar clientes, logo a minha questão é:
    É legal a imobiliária cobrar-me esse serviço,? Terei mesmo que pagar essa factura mesmo não tendo contracto nenhum com a imobiliária? Se me recusar a pagar, terei problemas judiciais?
    Quem me quer cobrar é a chefe dessa minha conhecida.
    • size
    • 19 novembro 2016

     # 2

    Será...
    Então, a imobiliária não lhe prestou um serviço, relativamente, a todo o expediente que deveria ser desenvolvido por si, nomeadamente, o relativo ao pedido de financiamento ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jenypt
  2.  # 3

    Colocado por: sizeEntão, a imobiliária não lhe prestou um serviço, relativamente, a todo o expediente que deveria ser desenvolvido por si, nomeadamente, o relativo ao pedido de financiamento ?

    As imobiliárias costuma prestar esse serviço sem qualquer custo para o comprador .... recebem a comissão do vendedor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jenypt
  3.  # 4

    Sim, mas nunca foi falado em ser cobrado esse serviço, e o banco no qual contraí o empréstimo trabalha com essa imobiliária.
    O problema é que a chefe dessa minha conhecida esteve na quarta feira comigo na conservatória para a escritura e não falou nada sobre o assunto, pediu à minha conhecida para me ligar hoje a fim de me dar a conhecer o valor dessa factura.
    Ora, como não foi nem sequer mencionado que teria que pagar pelo pedido de financiamento desde o inicio, quando entraram em contacto comigo acerca do imóvel, não me parece muito ético da parte da imobiliária, depois de tudo resolvido, apresentar-me uma conta destas...
  4.  # 5

    Acho que quem costuma pagar essa comissão é o banco.. não tem maneira de saber se foi cobrada alguma comissão ao banco?
    Se calhar a imobiliária está só a "atirar o barro à parede"...
    Pode experimentar sugerir que entreguem a factura ao banco, já que o serviço de angariar o cliente (você) foi em beneficio deles (banco).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jenypt
  5.  # 6

    Sim, e já fui informada que a imobiliária já recebeu a comissão devida pela vendedora.
    A mim parece-me que querem receber comissão extra.
  6.  # 7

    Poderei entrar em contacto com a responsável do banco pelo meu financiamento, mas como são conhecidas de longa data (informação dada por ambas), não acredito que me forneça tal informação.
    Além do mais, foi uma mediação medíocre, pois se a Sra do banco não pedisse o meu contacto, ainda hoje não teria a escritura assinada, tudo por incompetência dessa chefe da minha conhecida.
  7.  # 8

    A comissão paga pela vendedora é outra coisa..
    No minimo pode sempre alegar que não contratou esse serviço, ou pelo menos deveria ter sido informado que tinha um custo associado de forma a ter possibilidade de o contratar ou não!
    A factura está em nome da imobiliária?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jenypt
  8.  # 9

    Ainda não recebi a factura, fui informada hoje ao final da tarde e pedi que me enviassem por email, por isso só a devo receber segunda feira.
  9.  # 10

    Achei muito estranho o facto de só me informarem hoje, quando estive em Portugal até quinta feira, e essa conhecida ter-me dito que se eu não pagar, ela terá que pagar do seu salário!
    Não sei porquê, mas há qualquer coisa que não bate certo....
  10.  # 11

    Não sou expert no assunto, apenas uma curiosa que vai aprendendo umas coisas, incluindo por aqui, mas parece-me que:
    - Esse serviço está para o banco como o da imobiliária está para o vendedor. A imobiliária angariou-o a si como comprador da casa e cliente do banco, logo quem deveria pagar essa comissão seria o banco;
    - Ultimamente qualquer imobiliária, mesmo as pequenas aqui da terriola, publicitam esse serviço "tratamos do seu crédito sem custos"...

    Realmente é muito estranho só lhe falarem disso no fim do processo. Eu se estivesse no seu lugar depois de receber a factura (emitida pela imobiliária? com a descrição clara do serviço que lhe estão a cobrar) diria que iria averiguar junto do IMPIC (http://www.impic.pt/impic/pt-pt/) a legalidade desse pagamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jenypt
  11.  # 12

    Colocado por: rmarinhoEu se estivesse no seu lugar depois de receber a factura (emitida pela imobiliária? com a descrição clara do serviço que lhe estão a cobrar) diria que iria averiguar junto do IMPIC (http://www.impic.pt/impic/pt-pt/) a legalidade desse pagamento.

    Eu devolvia imediatamente a factura, e não perdia tempo nenhum com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jenypt
  12.  # 13

    Se não assinou nada em como estipulava essa prestação, como o seu valor, então não tem de pagar essa factura.

    Legalmente as imobiliárias não podem receber das duas partes no mesmo negócio.

    Caso a Imobiliária continue a reclamar essa factura, pode efectivamente fazer queixa no IMPIC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jenypt
  13.  # 14

    E a sua colega, que deve ser uma Angariadora, pode e deve apresentar queixa no mesmo Oragnismo, caso se confirme a ameaça de retirar essa quantia do seu salário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jenypt
  14.  # 15

    Desde já agradeço a vossa preciosa ajuda nesta questão.
    Acabei de receber resposta do banco. A Sr diz que não tem a certeza e que teria que existir uma fatura para tal.
    Vou aguardar a cópia da fatura da imobiliária.
 
0.0184 seg. NEW