Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Encontrando-me a construir uma moradia e após falar com algumas pessoas sobre o assunto, fui aconselhado a fazer o seguinte para a casa respirar convenientemente:
    - colocar grelhas para entrada de ar nas portas e janelas exteriores e extratores nas casas-de-banho e cozinha.

    Que me dizem?

    Anexo imagem ilustrativa.

    Obrigado
      image2.jpg
  2.  # 2

    ontem estive a ver um catalogo do lerymerlin e tinha la algo parecido a este esquema tambem fiquei com curiosidade...
  3.  # 3

    resumindo uma VMC de fluxo simples.

    ps: não coloque nas portas mas somente nas janelas\caixilhos e auto-regulaveis.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesresumindo uma VMC de fluxo simples.

    ps: não coloque nas portas mas somente nas janelas\caixilhos e auto-regulaveis.
    Concordam com este comentário:Skinkx


    Obrigado pela resposta, mas é importante essa solução em termos térmicos?

    Quanto ás entradas de ar, não será contraproducente apostar em caixilharia A+ e ter essas entradas de ar?
  5.  # 5

    Colocado por: bigidea
    Obrigado pela resposta, mas é importante essa solução em termos térmicos?

    Quanto ás entradas de ar, não será contraproducente apostar em caixilharia A+ e ter essas entradas de ar?


    é uma obrigatoriedade da legislação actual.
    as grelhas de admissão de ar, deve meter por cima das janelas dos quartos e sala (zonas secas).
    mas verifique o que está no projecto de comport. termico
    Concordam com este comentário: Skinkx
  6.  # 6

    Colocado por: bigidea

    Obrigado pela resposta, mas é importante essa solução em termos térmicos?

    Quanto ás entradas de ar, não será contraproducente apostar em caixilharia A+ e ter essas entradas de ar?


    Com caixilharia classe A e grelhas auto-reguláveis você consegue uma coisa importante, que é regular/controlar a ventilação. Se metesse caixilharia fraca em termos de permeabilidade ao ar, a sua ventilação da casa ia estar directamente dependente do vento no exterior... e ninguém quer ter rajadas dentro de casa.

    A ideia é mesmo essa, tornar a habitação estanque ao efeito do vento e depois dotá-la de equipamentos e sistemas que permitam ao utilizador controlar e regular essa ventilação, sempre com um valor mínimo que garanta a qualidade do ar interior.
  7.  # 7

    Colocado por: bigidea

    Obrigado pela resposta, mas é importante essa solução em termos térmicos?

    Quanto ás entradas de ar, não será contraproducente apostar em caixilharia A+ e ter essas entradas de ar?


    Concordo que é contraproducente, gastar milhares de euros em isolamento e caixilharia A+ para depois ter umas grelhas de ventilação...

    Na minha casa não há grelhas de ventilação!
    • smdx
    • 22 novembro 2016

     # 8

    e quando liga o extrator da cozinha o ar entra por onde?


    Colocado por: miguelg

    Concordo que é contraproducente, gastar milhares de euros em isolamento e caixilharia A+ para depois ter umas grelhas de ventilação...

    Na minha casa não há grelhas de ventilação!
  8.  # 9

    Colocado por: miguelgConcordo que é contraproducente, gastar milhares de euros em isolamento e caixilharia A+ para depois ter umas grelhas de ventilação...

    Na minha casa não há grelhas de ventilação!


    nesse caso pode optar por uma VMC duplo fluxo
  9.  # 10

    Mas então e obrigatório colocar este tipo de ventilação?
    Pelo k percebi fluxo simples e só para retirar entrada de ar por caixilhos.
    Fluxo duplo faz as duas funções num só.
    Entendi bem
    • VCAC
    • 22 novembro 2016 editado

     # 11

    Duplo fluxo faz muito mais do que essas duas funções...
    Recupera o calor extraído da moradia para o introduzir novamente através da entrada de ar novo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luissilvestre
  10.  # 12

    Colocado por: VCACDuplo fluxo faz muito mais do que essas duas funções...
    Recupera o calor extraído da moradia para o introduzir novamente através da entrada de ar novo!
    se for com permutador de calor, pois pode não o ter e continua a ser duplo fluxo.
    • VCAC
    • 22 novembro 2016

     # 13

    Colocado por: jorgealvesse for com permutador de calor, pois pode não o ter e continua a ser duplo fluxo.


    Tem toda a razão jorgeaves!
    Eu é que pensei que no que respeita à VMC, e na nomenclatura que tenho visto nos catálogos o facto de ser "duplo fluxo" implicaria um permutador de calor ar/ar....
  11.  # 14

    VMC duplo fluxo ou fluxo simples?

    Depreendo que no sistema de duplo fluxo não serão necessárias as grelhas auto reguláveis na caixilharia?
    • VCAC
    • 23 novembro 2016 editado

     # 15

    Colocado por: bigidea

    Depreendo que no sistema de duplo fluxo não serão necessárias as grelhas auto reguláveis na caixilharia?


    Depreende bem!
    Vai ter nesses compartimentos (secos) bocas de insuflação, por onde vai entrar o ar novo, e uma rede de condutas à semelhança do que está no seu esquema inicial para a extração de ar nos compartimentos (húmidos). Vai deixar de ter as grelhas na caixilharia e vai passar a ter mais "tubagem" e uma "máquina" com dois ventiladores e um recuperador de calor, em vez de ter só uma "máquina" com um ventilador.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • smdx
    • 23 novembro 2016

     # 16

    e depois tem de limpar as tubagens e filtros do ar de entrada de vez em quando também
  12.  # 17

    Colocado por: smdxe depois tem de limpar as tubagens e filtros do ar de entrada de vez em quando também


    É uma desvantagem do duplo fluxo
  13.  # 18

    mas uma casa de arquitetura moderna didiculta a instalacao de fluxo duplo visto nao terem sotao
  14.  # 19

    Essa é uma falsa questão. Aplicas teto falso
  15.  # 20

    Colocado por: amartinsEssa é uma falsa questão. Aplicas teto falso


    depois como limpas as tubagens e os filtros? atenção que na minha citação anterior não foi uma afirmacao
 
0.0205 seg. NEW