Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Também só coloquei a resistência eletrica porque (presumo) que no final do próximo verão, já tenho gás natural e, neste momento, não me apetecia andar a partir paredes para ter acesso a gás engarrafado uma vez que a instalação da casa está só feita (POR BURRICE), para gás natural!
  2.  # 62

Relativamente à resistência, ligo cerca de 2H antes de tomarmos os 3 banho. Dá perfeitamente.
    Se é chato? É! No entanto, face ao exposto acima acho que foi a melhor solução. Quanto a custo da solução não sei efetivamente qual é mas presumo que 2h de energia para a resistência não tenha grande representatividade em 60 / 90 dias do ano.
  3.  # 63

Colocado por: VCACA resistência num sistema termosifãoé capaz de ficar a mais - cerca de 50€
    O esquentador, como disse o tozepalma, já compra com cerca de 300-400€,

Ok, se calhar excedi-me quando impliquei com os esquentadores quando falei nas questões meramente económicas, o meu objetivo primordial era meter água na fervura que quando começo a ver pessoal a falar de equipamentos xpto que custam umas milenas, sem que a necessidade dos mesmos pareça justificada, quem ferve sou eu ;)

Colocado por: tozepalmaPense assim tem 3 ou 4 meses no ano que o painel pode aquecer a água... ou não. Vai andar todos os dias em cima disso e do relógio da resistência?

Do que tenho lido, fiquei com a impressão que isso é muito facilmente contornável com alguns acessórios baratuchos. Adapta-se um relógio e a resistência apenas funciona à hora programada se a temperatura da água for inferior ao pretendido.

Colocado por: tozepalmaAtenção que numa moradia nova tem que ter sempre o projecto e entrada de gás...

De uma discussão noutro tópico fiquei com a impressão de que há situações onde isso pode não ser obrigatório. Mas, se for mesmo, então para mim passa a ser indiscutível que o mais razoável é meter a resistência e apenas gastar a mais as canalizações para eventualmente meter o esquentador, se ao fim de algum tempo de experiência se chegar à conclusão que de facto pode valer a pena.

Colocado por: VCACa comodidade e a tranquilidade também se pagam...

Pois pagam. Quem pode e quer que esteja à vontade.
    Faz-me alguma confusão é ver pessoal que provavelmente até não pode assim tanto mas se deixa levar na conversa (por muito bem intencionada que seja, e é de certeza) daqueles que podem. Se fizerem essa escolha, que seja feita da forma mais consciente possível, é esse o contributo que procuro dar em muitas das intervenções que por aqui faço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r_m_f_f
  4.  # 64

O que falei com o instalador, ele disse que efetivamente o apoio por esquentador solar é mais prático! O para colocar o esquentador é no máximo 400€, e já estamos a falar de um bom esquentador solar, ele diz que podem ir de 250 € e por aí em diante.!! Como estou na fase de passar a tubagem e como vou ter gás para o fogão, ele disse que a nível de tubos de isntalação, não me leva mais dinheiro por isso.!!!Vou mesmo optar pelo esquentador..
  5.  # 65

Colocado por: Ricardo AlO que falei com o instalador, ele disse que efetivamente o apoio por esquentador solar é mais prático! O para colocar o esquentador é no máximo 400€, e já estamos a falar de um bom esquentador solar, ele diz que podem ir de 250 € e por aí em diante.!! Como estou na fase de passar a tubagem e como vou ter gás para o fogão, ele disse que a nível de tubos de isntalação, não me leva mais dinheiro por isso.!!!Vou mesmo optar pelo esquentador..

exatamente a mesma situação.... ja ia ter gás para a placa pelo que estender mais uns metros d etubo de gas para o esquentador nao era por aí....

a melhor solução tem que ser pensada em função daquilo que se quer! se alguem que está a construir nao quer placa de gás, tambem nao faz sentido de equacioanr um esquentador a gas.....

para quem vai ter gás para a placa acho que a melhor opção é o esquentador como apoio ao painel solar! posto isto deve ser decidido em função de um todo e não so a pensar numa questão!
    Concordam com este comentário: Supporter, mhpinto

0.0157 seg. NEW