Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: emadA botija tem obrigatorianente que ficar no exterior da moradia e em lugar aberto ou com boa circulação de ar. I esquentador convem re-lo o mais perto possível dos lugares de consumo. Para nao desperdiçar agua ate chegar as torneiras.


    Pois emad era a essa a ideia que tinha, que tinha de estar do lado de fora! Vou ter de ponderar essa questão e ver onde a colocaria no exterior então.
  2.  # 2

    Colocado por: santosvieira

    Ja agora qual o caudal do seu esquentador? Eu vou optar pela mesma solução e vou instalar um esquentador de 18 l/min, mas tenho receio que este caudal seja insuficiente e que tenha "cortes" de caudal ao abrir as torneiras de agua quente.
    o meu esquentador é de 17 litros. Noto baixa pressao ao utilizar o esquentador, mas nada que me preocupe. E essa falta de pressao podera ter a ver com as dimensoes da tubagens, nao serem as indicadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  3.  # 3

    Colocado por: MMascarenhas

    Esta solução não me desagrada no que diz respeito aos consumos era mais por uma questão prática, mas painel solar + esquentador a Gás era a hipótese que tinha em mente a ter a noticia que ainda não tenho Gás natural.

    Em relação à garrafa tenho uma dúvida, existem regras especificas de onde colocar a garrafa ou seja temos de ter um espaço com determinadas condições para a colocar?
    Quem tem esta solução onde tem a sua garrafa de Gás?
    Obrigado.
    eu tenho a minha afastada da casa a cerca de 12metros. Esta numa cabine.
  4.  # 4

    Colocado por: nandogoncao meu esquentador é de 17 litros. Noto baixa pressao ao utilizar o esquentador, mas nada que me preocupe. E essa falta de pressao podera ter a ver com as dimensoes da tubagens, nao serem as indicadas.


    Eu já equacionei colocar um esquentador com maior caudal, mas não sei até que ponto não irei ter demasiado consumo de gás evitadamente. Ainda por cima como será apenas para aquecer a agua pré-aquecida pelos paineis solares, penso que um esquentador de 18 litros será suficiente.
  5.  # 5

    Colocado por: MMascarenhas

    Pois emad era a essa a ideia que tinha, que tinha de estar do lado de fora! Vou ter de ponderar essa questão e ver onde a colocaria no exterior então.
    Eu no projeto do gas ja tinga isso programado e encaminhei os tubos do gas natural para essa cabine e so depois da cabine é que vai para casa. Assim se quiser colocar garrafa é so mudar para garrafa. Como nao pretendo andar a pagar mensalidades para ter gas natural, continuei com a garrafa que so a mudei 2 vezes, sendo que a primeira durou 1 ano e 8 meses, a segunda durou 1 ano e 6 mrses. Em casa somos 2 adultos e 2 criancas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MMascarenhas
  6.  # 6

    Colocado por: santosvieira

    Eu já equacionei colocar um esquentador com maior caudal, mas não sei até que ponto não irei ter demasiado consumo de gás evitadamente. Ainda por cima como será apenas para aquecer a agua pré-aquecida pelos paineis solares, penso que um esquentador de 18 litros será suficiente.
    Para utilizar a agua pre aquecida do painel, que normalmente aqui em casa, mesmo no inverno nunca desce dos 30°, convem ter um esquentador de chama modulante, que gaste apenas o gas para fazer chegar a temp ate aos 46°, que é a temp escolhida.
    Concordam com este comentário: santosvieira
    • emad
    • 23 novembro 2016

     # 7

    Se fosse hoje eu fazia o seguinte.
    Colocava um esquentador de 11 litros em cada wc e na cozinha. Cada divisão tinha a sua fonte de aqs independente. Poupava no desperdício de agua ate chegar a agua quente as torneiras. Nao tinha problemas de falha de agua quando abrisse outras torneiras.
    Nao sei se ate numa solução destas nao era mais eficiente esquentador electrico.
    Tinha era de arranjar forma de os disfarçar, para nao ficarem a vista.
    Acham que isto era viavel?
    Uma pessoa quando chega ao fim da obra fica com cada ideia.
  7.  # 8

    Se tiver uma mini nuclear disponível sim.
    • emad
    • 23 novembro 2016

     # 9

    Colocado por: jorgealvesSe tiver uma mini nuclear disponível sim.

    Faz essa observação no caso de ter de funcionar tudo ao mesmo tempo? Mas se fosse a gas ja não precisava correto?
  8.  # 10

    Colocado por: emadSe fosse hoje eu fazia o seguinte.
    Colocava um esquentador de 11 litros em cada wc e na cozinha. Cada divisão tinha a sua fonte de aqs independente. Poupava no desperdício de agua ate chegar a agua quente as torneiras. Nao tinha problemas de falha de agua quando abrisse outras torneiras.
    Nao sei se ate numa solução destas nao era mais eficiente esquentador electrico.
    Tinha era de arranjar forma de os disfarçar, para nao ficarem a vista.
    Acham que isto era viavel?
    Uma pessoa quando chega ao fim da obra fica com cada ideia.
    Acho que nao ha necessidade didso. Se a canalizacao por bem dimensionada e instalada, nao ha assim tanto desperdicio quer de agua quer de energia. E em quase 4 anos de utilizacao da casa, nunca houve um caso que estivesse a tomar banho de esquentador e tenha apanhado uma falta de agua ou agua quente. Tambem sao poucos os dias num ano que utilizo esquentador... O mais importante é ter um sistema solar eficaz e bem instalado. So aqui é meio caminho andado para as coisas correrem bem.
  9.  # 11

    Colocado por: nandogoncaPara utilizar a agua pre aquecida do painel, que normalmente aqui em casa, mesmo no inverno nunca desce dos 30°, convem ter um esquentador de chama modulante, que gaste apenas o gas para fazer chegar a temp ate aos 46°, que é a temp escolhida.
    Concordam com este comentário:santosvieira


    Qual foi a solução solar que colocou? Qual foi o custo aproximado?
    Obrigado.
  10.  # 12

    Colocado por: emadSe fosse hoje eu fazia o seguinte.
    Colocava um esquentador de 11 litros em cada wc e na cozinha. Cada divisão tinha a sua fonte de aqs independente. Poupava no desperdício de agua ate chegar a agua quente as torneiras. Nao tinha problemas de falha de agua quando abrisse outras torneiras.
    Nao sei se ate numa solução destas nao era mais eficiente esquentador electrico.
    Tinha era de arranjar forma de os disfarçar, para nao ficarem a vista.
    Acham que isto era viavel?
    Uma pessoa quando chega ao fim da obra fica com cada ideia.


    Eu pessoalmente acho que não qualquer necessidade deste tipo de solução. Penso que haverão soluções bastantes mais simples.
    Basta ter uma bomba circuladora accionada por botão de pressão nas casas de banho e cozinhas, de forma a garantir água quente logo que se abra as torneiras.
    Eu optei por esta solução.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  11.  # 13

    Colocado por: emadSe fosse hoje eu fazia o seguinte.
    Colocava um esquentador de 11 litros em cada wc e na cozinha. Cada divisão tinha a sua fonte de aqs independente. Poupava no desperdício de agua ate chegar a agua quente as torneiras. Nao tinha problemas de falha de agua quando abrisse outras torneiras.
    Nao sei se ate numa solução destas nao era mais eficiente esquentador electrico.
    Tinha era de arranjar forma de os disfarçar, para nao ficarem a vista.
    Acham que isto era viavel?
    Uma pessoa quando chega ao fim da obra fica com cada ideia.


    É viável tecnicamente, mas é um erro de concepção, para além de desperdício - em cima disso, onde ia meter tanto esquentador?
    • XR2i
    • 24 novembro 2016 editado

     # 14

    É verdade que a água demora sempre algo a chegar, no meu caso está na lavandaria no R/C e demora sempre 20/30s mínimo a chegar à casa de banho no 1º piso, mas até nem considero muito.

    Quanto ao emad, não pode colocar esquentadores nas casas de banho é proibido devido aos gases que liberta, nenhuma inspeção lhe passaria isso.
  12.  # 15

    Graças a estes comentários já falei com os responsáveis, tanto do térmico, como com o instalador, e vou colocar o apoio ao acumulador com o esquentador solar a gas em vez da resistencia eletrica como já tinha mencionado anteriormente...
    Como anteriormente mencionaram, não fazia sentido a resistencia eletrica estar a aquecer a agua, se depois não a ia utilizar. E estava um dia interior a aquecer a agua sem que essa tivesse sido utilizada.

    Obrigado a todos!
    Concordam com este comentário: Skinkx
  13.  # 16

    Colocado por: Ricardo AlGraças a estes comentários já falei com os responsáveis, tanto do térmico, como com o instalador, e vou colocar o apoio ao acumulador com o esquentador solar a gas em vez da resistencia eletrica como já tinha mencionado anteriormente...
    Como anteriormente mencionaram, não fazia sentido a resistencia eletrica estar a aquecer a agua, se depois não a ia utilizar. E estava um dia interior a aquecer a agua sem que essa tivesse sido utilizada.

    Obrigado a todos!
    Concordam com este comentário:Skinkx


    É provavelmente a opção mais racional e funcional.
    Concordam com este comentário: tozepalma, Supporter
  14.  # 17

    Colocado por: SkinkxÉ provavelmente a opção mais racional e funcional.

    Será mesmo?

    O aspecto mais importante numa discussão sobre este assunto é este:
    Colocado por: nandogoncaTambem sao poucos os dias num ano que utilizo esquentador...


    Ou seja, convém manter sempre em mente que, para quem tem painel solar, seja qual for o sistema de apoio esse só será utilizado poucos dias por ano.

    Assim sendo, convirá ter muita calma antes de embalar para qualquer investimento mais avultado num sistema de apoio.
    Por muito eficiente que seja esse sistema, convirá sempre ver se o investimento inicial é compensado.

    Por exemplo, que interessa se uma resistência gasta um balúrdio por dia (que não deverá ser coisa para mais de meia dúzia de euros) se apenas a usar 10 dias num ano, vendo que qualquer outro sistema que tenha consumos muito mais baixos implica, do que tenho visto, largar à partida um bom par de milenas a mais? Quanto tempo terá de passar para amortizar esse investimento?

    Colocado por: SkinkxKit composto por colectores solares e bomba de calor monobloco, que serve de depósito do sistema solar. Se não quer ter gás, este é o modo mais económico (no longo prazo) e compacto de ter AQS. Termossifão com resistência eléctrica só fica mais barato no momento de instalar, a partir daí é sempre mais caro.

    Quanto se gasta a mais nessa bomba de calor em relação à resistência? Quando diz que é mais económico a longo prazo, a que prazo se refere?

    Colocado por: nandogoncaSempre tive aversão a gastar energia para aquecer um depósito inteiro apenas para aquecer água que nem a vamos gastar toda. No gás você apenas gasta energia para aquecer a água que vai gastar.

    E quanto vai gastar a mais para montar todo o sistema a gás? Não é só o esquentador, é também a instalação. E os esquentadores, como tudo, também precisam de manutenção. Somando o consumo de gás, por pouco que seja, em quanto fica o bolo todo ao fim de 20 anos?

    Não tenho conhecimentos suficientes para poder dar uma resposta tecnicamente fundamentada sobre este assunto. Mas, do muito que já li por aqui, a impressão que me fica é que a malta tende a esquecer que os painéis cumprem normalmente o serviço em perto de 95% dos dias (talvez nas zonas mais frias do país isso já não seja bem assim, convém ver isso) e que, assim sendo, em termos meramente económicos, poucas opções fazem mais sentido do que a resistência.

    Do que tenho lido, o único fator de desempate não tem nada a ver com poupança, tem a ver com a comodidade e tranquilidade de ter a certeza que sempre que se quer se tem água quente. Mas quanto a isso, pensem lá um bocadinho: em que cenário poderão precisar de tomar um banho assim tão de repente e logo por azar num desses poucos dias em que os painéis não aquecem a água o suficiente? E atenção que não aquecer o suficiente é bem diferente de não aquecer nada.
    Valerá a pena gastar 2 ou 3 mil euros (isto pelo mínimos se bem percebi a coisa) só porque pode acontecer uma ou duas vezes na vida ter de se tomar banho em água não fria, mas morna?
  15.  # 18

    Colocado por: mhpintoOu seja, convém manter sempre em mente que, para quem tem painel solar, seja qual for o sistema de apoio esse só será utilizadopoucos dias por ano.


    Pense assim tem 3 ou 4 meses no ano que o painel pode aquecer a água... ou não. Vai andar todos os dias em cima disso e do relógio da resistência?
    E se o painel aquecer a água... e os putos foram ao futebol e tomaram os 2 banho... a água acabou por arrefecer, de manha você já não tem água suficientemente quente para tomar banho...

    Esquentadores a gás são um investimento de 300€ adicional aos 2000€ do painel. Os da velha guarda não precisavam de manutenção. Tenho um a funcionar que já deve ter 15 anos. Se for ver a classificação energética de um esquentador a gás verá que é muito eficiente, mais do que qualquer equipamento com resistência eléctrica.
    Atenção que numa moradia nova tem que ter sempre o projecto e entrada de gás... depois apenas falta arranjar sitio para a botija e levar um tudo até ao sítio do esquentador.

    A bomba de calor, neste cenário, é um investimento inicial avultado e que apenas para apoio tem que ser bem programada. Se lhe aparece um feriado a meio da semana, tem que alterar a programação para não correr o risco de não ter água quente para lavar a loiça do almoço.

    Relativamente a manutenção até a resistencia do painel solar pode dar buraco...
    • VCAC
    • 25 novembro 2016 editado

     # 19

    2 ou 3 mil euros a mais????
    Nem tanto ao mar nem tanto à terra...

    Falando do apoio resistência eléctrica vs esquentador a gás:
    A resistência num sistema termosifãoé capaz de ficar a mais - cerca de 50€
    O esquentador, como disse o tozepalma, já compra com cerca de 300-400€, depois tem a instalação da rede de gás, que agora não sei bem os preços praticados, mas se a botija não ficar muito distante do ponto de consumo é capaz de nem sequer gastar tanto como no esquentador...
    Sim a diferença ainda é alguma, mas fica com um sistema que lhe permite ter água quente "ilimitada" e caso precise de intervencionar o sistema solar, (porque se avariou qq coisa, e é preciso uma peça nova, e demora cerca de uma semana a chegar... (exemplo)), tem sempre o esquentador para aquecer a água, e não tem de tomar banho de água fria enquanto espera que lhe arranjem o sistema solar...

    "Tem a ver com a comodidade e tranquilidade de ter a certeza que sempre que se quer se tem água quente"...

    Se calhar até tem... a comodidade e a tranquilidade também se pagam...
  16.  # 20

    Colocado por: VCACSe calhar até tem... a comodidade e a tranquilidade também se pagam...


    Para mim a desvantagem é ter que comprar uma ou duas botijas por ano e... carrega-las.
    Mas vendo as alternativas acho um mal menor.
    Concordam com este comentário: Supporter
 
0.0305 seg. NEW