Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho consultado este fórum que considero ser uma grande ajuda para quem como eu não têm qualquer conhecimento técnico de todas as fases do processo de construção de uma moradia.

    Adquiri um terreno com 2500m2 para construção. Este terreno ultrapassou um pouco o que pensava gastar reduzindo a minha margem para o orçamento daqui para a frente. Estou actualmente na fase de projecto. O desenho foi definido, com 266 m2, mais um telheiro para carros. Não terá cave, e será no estilo tradicional rústico português.

    A escolha do construtor ainda está em aberto porque só quando tiver as especialidades feitas poderei pedir orçamentos e decidir.

    Tenho muitas questões técnicas para decidir. Como o meu orçamento é limitado, tenho mesmo de tomar medidas conscientes e que sejam exactamente o que preciso. Em relação ao aquecimento: a sala terá uma salamandra mas para aquecer a restante casa pensei em colocar ac apenas nos 2 quartos que vou utilizar ( o quarto de visitas não terá), toalheiros térmicos nos wcs das 2 suítes. No escritório como fica ao lado da sala pensei em recuperado de calor. Acham eficaz e equilibrado do ponto de vista monetário?

    Terei de colocar gás porque irei optar por um fogão a gás ( como se utiliza nas casas antigas) mas para as águas dos banhos qual é a melhor solução? Não existe gás canalizado na zona.

    Serei obrigada a colocar painéis solares. Para uma casa com esta metragem qual a melhor solução para rentabilizar o aquecimento de água?

    Envio-vos uma foto do projecto para que me possam deixar as vossas opiniões, agradecendo toda a ajuda que me possam dar. O meu orçamento e de 200 mil€ para tudo, incluindo licenças, arranjos exteriores, muros, tenho uma margem mas muito pequena.

    Optando por uma gestão da obra sem ser chave na mão, escolhendo eu os materiais, acham que consigo? Existem algumas coisas que gostaria de manter: beirado português, cantarias, boas janelas e isolamento porque a casa e numa zona rural de Sintra. Obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: Anasilva35escolhendo eu os materiais

    Existe a ideia errada de que quando se constrói "chave na mão", é o construtor que escolhe os materiais. Seja qual for a solução que escolher é sempre o dono de obra que escolhe os materiais.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 3

    Marca, modelo, série ...
    Tudo!
  4.  # 4

    Obrigada pelo seu comentário. O meu receio é quando o construtor me apresentar um valor chave na mão que inclua por exemplo o pavimento, eu quando for escolher não encontrar nada que goste dentro desse limite. Não vou poder chegar a materiais nobres mas também tenho a certeza que não será o mais barato. E aqui que tenho medo que comece a derrapar...

    Esqueci-me-me de mencionar que nas janelas gostaria de colocar veda luz de madeira interiores e barrotes de madeira no tecto da sala. Alguém já colocou? Tem ideia se serão preços proibitivos?
  5.  # 5

    Salamandra na sala e recuperador no escritório?
    Não percebi.
  6.  # 6

    Colocado por: Anasilva35O meu receio é quando o construtor me apresentar um valor chave na mão que inclua por exemplo o pavimento, eu quando for escolher não encontrar nada que goste dentro desse limite

    O valor limite para o preço do pavimento é definido pelo DO no Caderno de Encargos, se na altura optar por outro, paga ou recebe a diferença.
    Concordam com este comentário: Picareta
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaO valor limite para o preço do pavimento é definido pelo DO no Caderno de Encargos, se na altura optar por outro, paga ou recebe a diferença.

    Mai nada !!!
  8.  # 8

    o seu orçamento parece-me muito apertadinho...se for sem iva andará nesses valores. tem de fazer um mealheiro para pagar o iva ao estado.
    Concordam com este comentário: Anasilva35
  9.  # 9

    Colocado por: riscoso seu orçamento parece-me muito apertadinho...se for sem iva andará nesses valores. tem de fazer um mealheiro para pagar o iva ao estado.


    Se eu fizer a minha incluindo projectos, licenças, arranjos, etc por esse valor/m2 (924 euros=200*1,23/266) você pode escolher o restaurante :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anasilva35
  10.  # 10

    Desculpem mas não sei como fazem para ir buscar parte do comentário e responder em baixo!😁
    21palaleguas:Salamandra na zona central da sala que divide a sala de jantar e a de estar e recuperador de calor da salamandra para o escritório que fica colado com a sala. É má opção? Um ac aqui ficava mais em conta? 3 no total (1 para cada quarto e 1 para o escritório?)
    Pavimentos aquecidos estão completamente fora do meu alcance.

    Riscos: tenho uma margem ainda que pequena a contar com imprevistos mas esses 23% vão mesmo dar dores de cabeça! Qual seria o valor com os 2 pés acentes no chão?

    Zedasilva: somos nós donos da obra que definimos o valor aproximado dos materiais? Isso funciona com tudo: janelas, pavimentos, revestimentos, loiças sc etc?
    Muito obrigada a todos!
  11.  # 11

    Colocado por: Anasilva35Zedasilva: somos nós donos da obra que definimos o valor aproximado dos materiais? Isso funciona com tudo: janelas, pavimentos, revestimentos, loiças sc etc?

    Sim!
    A Anasilva35 é que é a Dona da obra, não o empreiteiro ou o arquiteto.
    Você é que decide qual o valor que quer gastar, os outros profissionais só têm que dizer se estão de acordo ou não.
    Para isso servem os Cadernos de encargos adaptados a cada obra, não um daqueles com 128 paginas de palha que não serve para coisa nenhuma.
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anasilva35
  12.  # 12

    Colocado por: jorgferrSe eu fizer a minha incluindo projectos, licenças, arranjos, etc por esse valor/m2 (924 euros=200*1,23/266) você pode escolher o restaurante :)


    explica lá melhor Jorge, se no total com todos os gastos incluindo iva for 924€m2 escolho o restaurante?
  13.  # 13

    não vou falar dos arranjos exteriores, nem da distancia que está da rede publica, se necessita de bombagem de esgotos porque não tenho essa informação, entre outros fatores... mas para 260 m2 mais um telheiro aponte para 190.000mil + iva, + arranjos exteriores+ licenças+muros+fiscalização (se quiser)
  14.  # 14

    Colocado por: riscos

    explica lá melhor Jorge, se no total com todos os gastos incluindo iva for 924€m2 escolho o restaurante?


    924 euros/m2 com isso tudo incluído parece-me curto era isso que estava a dizer. Imagine no meu caso em 175m2 brutos gastaria ao todo (projectos,arranjos,licenças, fiscalização, etc) 161700 euros. Mas parece-me um valor curto mesmo com o lote pequeno e ao lado da estrada. Sinceramente acho que vai ficar um bocado mais caro

    Editado: o iva incluido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anasilva35
  15.  # 15

    Ana,

    Não é muito complicado, voce define quanto quer gastar, o seu gabinete de projetos faz um caderno de encargos onde os materiais podem ir descritos [escolhidos previamente por si com ou sem acompanhamento do arquitecto].

    recolhe alguns orçamentos de empreitada baseados nesse caderno de encargos.

    depois é assegurar que o empreiteiro cumpre o estipulado.

    caso em obra haja outras escolhas deverá ser considerada a diferença de valor para mais ou para menos.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anasilva35
  16.  # 16

    Pode escolher o que quiser, mas isso da trabalho e a aquipa projectista têm de fazer um bom trabalho preparatório.


    Projecto chave na mão tudo escolhido;








    Como pode ver as escolhas são suas e o empreiteiro tem de responder com preço as soluções que escolher.
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anasilva35
  17.  # 17

    A equipa projectista deve elaborar um mapa como o callinas indicou... ( Esse mapa dará origem normalmente a uma estimativa orçamental , que lhe permite analisar o impacto das soluções no valor de obra...)
    Deixo mais uns exemplos:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anasilva35
      Corel023.jpg
      Corel024.jpg
      Corel025.jpg
      Corel026.jpg
      Corel027.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: Anasilva35Desculpem mas não sei como fazem para ir buscar parte do comentário e responder em baixo!😁

    Na mensagem que quer responder tem de clicar em "citar".
    Depois, na caixa de texto é só escrever por baixo dessa citação.
    Pode também editar o comentário do user (como eu fiz agora no seu) colocando apenas parte desse comentário. Os códigos que aparecem nessa citação não lhe pode tocar.
  19.  # 19

    >Desculpem mas não sei como fazem para ir buscar parte do comentário e responder em baixo!😁
    Na mensagem que quer responder tem de clicar em "citar".


    Obrigada!
  20.  # 20

    A equipa projectista deve elaborar um mapa como o callinas indicou... ( Esse mapa dará origem normalmente a uma estimativa orçamental , que lhe permite analisar o impacto da escolha

    Muito obrigada pela vossa ajuda! Não sabia que este tipo de trabalho existia. Terei de confirmar com os arquitectos que estão a trabalhar no meu projecto se a proposta que contratei contempla este trabalho porque ao ler a mesma só vejo enumerados os diferentes projectos de arquitectura, acessibilidades, segurança e risco de incêndios, estruturas, contenção periférica, águas, esgotos, térmico, gás, comunicações, eletrotécnica, acústico, arranjos exteriores, chaminés, resíduos de obra, segurança e saúde descolorações a obra e trabalho administrativo e acompanhamento do projecto na câmara. A fiscalização de obra e a parte. Não vejo aqui a elaboração desse caderno de encargos🙄😬
 
0.0197 seg. NEW