Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei um apartamento T1 algunas anos e agora gostaria de deitar uma parede de um corredor que separa o quarto de dormir da sala. Essa parede tem aproximadamente 2 metros onde possivelmente têm cabos de electricidade. Liguei ao condomínio se poderia deitar a parede a baixo e informei relativamente à lei do ruído e da parte deles não foi levantada nenhuma objecção desde que avisassemos os restantes condóminios relativamente ao ruído. Mas a minha maior dúvida é saber se nessa parede passa algum pilar ou viga? O condómínio disse que poderia deitar todas as paredes que tivessem dentro de casa à vontade, mas também sei que não é bem assim. Já pensei em pedir a planta à Camara Municipal, mas informaram-me que na planta pode na estar explicito, mas sim noutro documento que já não me lembro qual é...? Dado que não me conseguem informar devidamente há alguma forma caseira de saber se há ou não vigas? Agradecia imenso que me ajudassem.... Márcia
  2.  # 2

    Deverá consultar o projecto de estabilidade do prédio. Este projecto poderá ser consultado na câmara municipal ou junto do administrador do condominio que deveria ter uma cópia.
    Se a estrutura do seu prédio foi calculada em sistema de porticos ou seja vigas e pilares são elementos que se sustentam a eles próprios sem necessidade de estarem apoiados em paredes, então pode deitar a parede abaixo sem receio.
    Um método caseiro é o do berbequim ou seja vai fazendo fuinhos na peiêde até encontrar as vigas e os pilares.
    Claro que vai também encontrar a parte electrica e os tubos de água que poderia tb consultar o seu traçado nos respectivos projectos muito embora essa consulta em nada lhe garanta que eles passam nos locais assinalados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marciandreia1
  3.  # 3

    Quem é que vai deitar abaixo a parede? se for uma pessoa experiente logo saberá ver isso tudo, onde estará a estrutura ou tubos de agua ou electricidade, não é complicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marciandreia1
  4.  # 4

    Entre em contacto com alguem que tenha experiencia e se tiver o projecto da estrutura da casa melhor ainda, essa parede pode ser muito importante para a estrutura da casa
  5.  # 5

    é uma pessoa experiente, mas não queria estragar a parede e posteriormnte aperceber que afinal não podemso deitá-la a baixo. Vou fazer o que o sr. Zédasilva me aconselhou e vou ao condominio ver a planta ou a camara, caso estejam a demorara mt com a informação pretendida, acabo por pedir conselho ao sr. que vai fazer o serviço. Obrigada pelos vossos conselhos!
  6.  # 6

    O Prédio é de 2000 e situa-se no centro do Funchal. Envio uma foto (peço desculpa pelo remendo, retirei a publicidade de uma agência imobiliária). Nessa foto vemos um pouco da sala e do quarto entre ambos está a parede que no meu entender rouba imenso espaço à sala, tendo em conta que é um corredor +/-2m 50cm. Isto para posteriormente acrescentar um pequeno quarto com placas de gesso...
  7.  # 7

    upss...desculpem a publicidade!! Enviei a foto errada... resultado de tentar fazer imensa coisa ao mesmo tempo.
  8.  # 8

    Só se pode afirmar algo com certeza depois de ver o projecto da estrutura.
  9.  # 9

    Pedi a uma pessoa profissional para ir lá averiguar e realmente não tinha vigas! Não percebeo muito destas questões, mas o que percebi é que as vigas estão nas paredes principais do prédio e nas divisões entre cada apartamento, isto segundo o senhor que foi lá a casa. O apartamento ficou o máximo, com mais tp até enviava as fotos. Muito obrigado pela vossa ajuda, foi muiot importante!
 
0.0171 seg. NEW