Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito tenho lido nos últimos tempos sobre parede dupla e isolamentos aqui pelo fórum, mas estou naquela fase que quanto mais leio mais dúvidas tenho. Pelo que decidi expor o meu caso aqui para ver se posso ter conselhos úteis.

Neste momento no projeto térmico está previsto parede dupla com caixa de ar na seguinte resolução: 2 cm estuque + tijolo furado 20 cm + Caixa de ar 9cm (8 cm XPS) + tijolo furado 11cm + 2cm estuque (Parede com 44cm)

Tendo por base isto gostaria de levar algumas ideias para discutir com o projectista mas antes de falar com ele gostaria de saber a vossa opinião nesta resolução e aquilo que mudariam e porquê.

Desde já adianto que o tijolo de 20 deverá ser por os pilares também serem de 20cm e para permitir os mesmos ficarem no interior da caixa de ar evitando pontes térmicas.

Deveria ser utilizado tijolo térmico? Acham 80mm de XPS elevado?

Agradeço a vossa ajuda ;)
  2.  # 2

Colocado por: TGomes86Neste momento no projeto térmico está previsto

Se o projeto de térmica está feito com esse "pormenor", todos os outros projetos de especialidade tb devem estar e certamente que tiveram isso em atenção.
    Está disposto a alterar tudo, e pagar novos projetos?
  3.  # 3

Colocado por: TGomes86Acham 80mm de XPS elevado?

Isso é o Projecto de térmica que define, consoante a zona climática e as caracteristicas da construção.

Colocado por: TGomes86Deveria ser utilizado tijolo térmico?

Depende... da arquitectura e de diversas opções / condicionantes, assunto a por na mesa com o arquitecto, projectista de estruturas e de termica.

Se leva bloco termico, meta sistema ETICS... já não é com parede dupla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TGomes86
  4.  # 4

Colocado por: zedasilva
    Se o projeto de térmica está feito com esse "pormenor", todos os outros projetos de especialidade tb devem estar e certamente que tiveram isso em atenção.
    Está disposto a alterar tudo, e pagar novos projetos?

Entendo a sua questão e claro que isso terá de ser um factor a ter em conta, apenas como será compreensível, estou preocupado se a espessura da parede não será exagerada e se há alguma solução mais eficaz
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Se leva bloco termico, meta sistema ETICS... já não é com parede dupla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TGomes86

Então não há rendimento em parede dupla com tijolo térmico?
  6.  # 6

Com ETICS consegue uma espessura de parede entre os 32 e os 40cm...dependendo do isolamento termico e da espessura do bloco ( importante para a acustica)
  7.  # 7

Colocado por: TGomes86Então não há rendimento em parede dupla com tijolo térmico?

Não faz sentido.
  8.  # 8

o que para mim é chato é com tanta exigência térmica e depois fazer pilares de 20 cm que penso que deviam ser só em ultimo recurso e muito pontuais.
    incongruências.......
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Colocado por: marco1o que para mim é chato é com tanta exigência térmica e depois fazer pilares de 20 cm que penso que deviam ser só em ultimo recurso e muito pontuais.
    incongruências.......
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Para si deveriam ser maiores?
  10.  # 10

Colocado por: TGomes86
    Para si deveriam ser maiores?

Pelo que leio no fórum, o "recomendado" é ser pelo menos 25 cm
  11.  # 11

A questão não é o que recomendam, mas sim um todo. Um projecto é um todo.
    Na minha casa tenho pilares de 25 e de 20. Pois tem parede em bloco térmico de 25cm.
    Num projecto que tenho em mãos agora tem pilares de 20, é parede dupla.

A opção de 20, 22,25, 29 etc. Depende das várias especialidades , cada vez mais, térmica, estabilidade e arquitectura têm ser feitas em conjunto. Não é a estabilidade que diz que os pilares são de 20 ou 25, nem a arquitectura... É o todo em busca da melhor solução.

Marco, já viu a minha PM?
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TGomes86
  12.  # 12

Colocado por: TGomes86estou preocupado se a espessura da parede

Qual é a espessura que está no projecto de arquitectura?
  13.  # 13

Colocado por: TGomes862 cm estuque + tijolo furado 20 cm + Caixa de ar 9cm (8 cm XPS) + tijolo furado 11cm + 2cm estuque (Parede com 44cm)

Isso não será um bocadinho de estuque a mais?
  14.  # 14

Do lado de fora não é estuque, mas deu para perceber a ideia.
    Do lado de dentro, levará talvez estuque directo nos tijolos sem emboço prévio.
  15.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasDepende... da arquitectura e de diversas opções / condicionantes, assunto a por na mesa com o arquitecto, projectista de estruturas e de termica.

Venho reforçar mais uma vez.. o que tem de ser feito....
  16.  # 16

Colocado por: TGomes862 cm estuque + tijolo furado 20 cm + Caixa de ar 9cm (8 cm XPS) + tijolo furado 11cm + 2cm estuque

Colocado por: Luis K. W.Isso não será um bocadinho de estuque a mais?

Colocado por: callinasDo lado de fora não é estuque, mas deu para perceber a ideia.
    Não é estuque?!?
    É o que está lá escrito!

Portanto, se não é estuque, posso cobrar mais... :-)
  17.  # 17

Colocado por: Picareta
    Qual é a espessura que está no projecto de arquitectura?

No projeto de arquitetura está parede de 30 bloco térmico + 6 capoto, contrário ao projeto térmico
  18.  # 18

então o projeto de térmica foi feito sem rigor, isto é o processo que deve ser feito....
    1º arquitetura o arquiteto define a espessura das paredes normalmente 35cm
    2º estabilidade, o projetista com a informação do projeto de arquitetura adequa a espessura dos pilares e vigas ao projeto, estabelecendo logo com o arquiteto qual o processo construtivo, para que o alinhamento dos pilares na parede seja feito pelo exterior ou interior conforme seja parede dupla ou Etics.
    3º projeto térmico, deve ser feito so depois destes 2 estarem feitos, e com a indicação do sistema construtivo do tipo de lajes e cobertura adoptada, normalmente quando esse projeto é subcontratado até se envia a arquitetura e a estabilidade, para que o projeto seja realizado em conformidade com os outros.
    • ik
    • 26 novembro 2016

# 19

Colocado por: TGomes86
    No projeto de arquitetura está parede de 30 bloco térmico + 6 capoto, contrário ao projeto térmico

Então está a pensar fazer uma parede com mais 14cm daquilo que foi projectado, faz ideia dos m2 que vai perder?

Faça as contas que muda logo de ideias
  19.  # 20

Peço desculpa pelo offtopic mas pedia se alguem me sabousse indicar qual o forista que colocou um post com a montagem de uma caleira de condensados numa parede dupla.

A montagem consistia na parede exterior, montagem da caleira de condensados, isolamento encostado na caleira e por ultimo mostrava a execuçao da parede interior.

Estou aqui a procura desse topico mas nao consigo encontrar.

Obrigado desde já.

0.0230 seg. NEW