Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

agradeço a vossa ajuda. Estou prestes a fazer a escritura de uma MORADIA NOVA.

Pretendo ter ideia dos documentos que me têm que ser facultados na altura da escritura.

Depois de 3 meses com omissões por parte do Sr. da imobiliária e a vários atrasos no processo de compra, após a escritura não quero andar atrás dele a pedir o que quer que seja. Nem vê-lo...

Têm que me dar o certificado energético, o CERTIEL, Licença de habitabilidade???? Não faço ideia alguma...

Obrigada
  2.  # 2

boa noite,

Certificado energético
    Licença de utilização
    Ficha técnica ( imóveis a partir de 2004)

o notário dá-lhe a cópia da escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vaniacsc
  3.  # 3

Atenção aos comprovativos de liquidação de Imposto de Selo e IMT.
    Não se esqueça também do seu cartão de cidadão... leve o modelo 1 do IMI.

Aconselho a levar tudo o que tenha relativo à habitação ou, certifique-se junto do seu gestor quais os documentos a levar.

Eu também escriturei recentemente uma moradia e, apesar de não ter tido intermediação imobiliária, foi uma dor de cabeça..., tudo derrapou, até a casa que teve de ser avaliada duas vezes e os valores das comissões que foram alterados por ter passado a validade (apenas uns dias) da carta de crédito.
  4.  # 4

Colocado por: SupporterAtenção aos comprovativos de liquidação de Imposto de Selo e IMT.

Sem isto não faz escritura.... os notários já fazem eles estes pagamentos....

Colocado por: SupporterNão se esqueça também do seu cartão de cidadão... leve o modelo 1 do IMI.

O cartão de cidadão é óbvio... agora o modelo 1 do IMI para que necessita ?????

Colocado por: SupporterAconselho a levar tudo o que tenha relativo à habitação ou, certifique-se junto do seu gestor quais os documentos a levar.

a senhora vai comprar , logo não vai ter nada sobre a casa....

Colocado por: SupporterEu também escriturei recentemente uma moradia e, apesar de não ter tido intermediação imobiliária, foi uma dor de cabeça..., tudo derrapou, até a casa que teve de ser avaliada duas vezes e os valores das comissões que foram alterados por ter passado a validade (apenas uns dias) da carta de crédito.

isso é problemas de crédito... não da escritura...
  5.  # 5

Estou a indicar aquilo que fui entregando ao banco para efeitos de escritura. Não sei se tudo foi necessário mas mais vale prevenir que remedir e depois vir para trás.
    Salvo erro o modelo 1 do IMI ou documento equivalente é para calcular o VPT uma vez que o IMT é devido pelo valor de escritura ou VPT dos dois o mais alto...
  6.  # 6

Obrigada pela vossa colaboração!

Amanhã será a bendita escritura. Ainda vou a tempo de armar a árvore de natal pra miúda...
    • Nacs
    • 6 dezembro 2016

# 7

A modelo 1 é para pedir uma reavaliação caso o vpt esteja desatualizado.

Por exemplo, se o vpt for 300.000 e comprar por 200.000, paga imt e is do valor mais alto. Ao entregar a modelo 1 no ato do pagamento, paga na mesma sobre o valor mais alto mas caso a reavaliação seja inferior aos 300.000, as finanças devolvem a diferença.

Eu não fiz isso por desconhecimento, e lá foram uns 4000€ que paguei a mais. Fui avisado por um funcionário das finanças, aquando dos 60 dias para pedir reavaliação para efeitos de imi...
  7.  # 8

Duvida:

Também é necessario entregar modelo 1 do IMI se a avaliação foi feita pelo vendedor recentemente (1 mês) ?
    • Nacs
    • 7 dezembro 2016

# 9

shlak...não sei, e o mais certo é que não, em virtude de a avaliação ser tão recente.

A entrega do modelo 1 não é obrigatória...para a escritura e pagamentos do imt e is não preenchi nada. Por isso é que fiquei a "arder"...

0.0141 seg. NEW