Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Bom dia,

    Ontem comecei a assentar os blocos e de facto aquilo, bem feito é muito trabalhoso. Tive quase para colocar ferros duplos, aí é que demorava!!

    Vejam algumas fotos
      20161202_131209_3.jpg
  2.  # 22

    Agota com ferros colados com prego liquido
      20161202_151722_2.jpg
  3.  # 23

    O primeiro bloco... tive que colar plásticos com 10mm para dar a espessura certa de massa
      20161202_152747.jpg
  4.  # 24

    Uma fila conpleta
      20161202_162602.jpg
  5.  # 25

    Um pormenor da montagem
      20161202_171249.jpg
  6.  # 26

    Só consegui fazer 4 filas e não vou dizer quantas horas, que é vergonhoso!

    Reparem que a partir da primeira fila a massa esta mais cinzenta, pois coloquei 20% de cimento.
    A ideia é obter uma massa mais forte, claro que menos elástica, mas a esperança é que aguente umas patadas.
      20161202_203248_2.jpg
  7.  # 27

    Mas qual foi a argamassa base que utilizou?

    A juntar cimento, deveria ter juntado cimento branco. De qq maneira está a comprometer a dosagem da argamassa base, maior igidez, com tendência a fissurar.
    Nos varões horizontais, deveria ter primeiro efectuado uma cama em argamassa e depois meter o varão e depois a segunda fases de argamassa para o assentamento da próxima fiada.
    Atenção aos tempos de cura das argamassas e não pode volta r adicionar agua. Faça somente a argamassa necessária apra o trabalho que consegue fazer de imediato.
    Sim é moroso, por isso é caro..
  8.  # 28

    Viva Pedro,

    Usei a Weber própria para estes vidros.

    Se percebi bem da cama que fala, a ideia é evitar o contacto do ferro com o bloco, certo! Tenho colocado sempre massa garantido sempre que o ferro fica no meio.

    Tenho feito a agramassa para cada fileira apenas.
    Gasto 2lts em volume por cada fila. Nesses Lois litros coloco +/- 0,5lts de cimento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 29

    Colocado por: helcasaUsei a Weber própria para estes vidros.

    então não deveria alterar a composição... pois desiquilibra as proporções e compatibilidade da argamassa com o bloco de vidro...
  10.  # 30

    Pelo que me apercebi a argamassa não cola ao vidro. Se colar apenas será à parte pintada. E mesmo aí tenho dúvidas, aquilo é tão liso. Pelo menos quando endurecer ficará mais forte.

    Bem.... o que está feito está feito ;-)
    • Ketz
    • 25 fevereiro 2023

     # 31

    Colocado por: Pedro BarradasUma fachada em vidro fixo poderá ter as mesma características legais de uma em bloco de vidro....
    Mas nesta situação até nem é o caso...

    PS: Assim diz o meu arquitecto (eu) ;)


    Peço desculpa por estar a ressuscitar esta conversa antiga, mas ao pesquisar apanhei este comentário que me chamou à atenção.

    Estou a renovar umas janelas numa casa antiga que comprei, e infelizmente uma das fechadas está colada ao terreno do vizinho, pelo que não posso meter janelas normais.

    Tinha pensado em meter tijolo de vidro, como o autor desta conversa, mas toda a gente me diz que é má ideia.

    Um painel fixo de vidro duplo fosco poderia então ser válido a nível legal, mesmo não estando a 1.80m do chão?
    E se for esse o caso, tem que ter barras de metal do lado exterior?

    Odeio o aspecto disso, porque por dentro parece uma prisão e não faz diferença nenhuma ao vizinho, visto o vidro já ser fosco.

    Obrigado pela ajuda
  11.  # 32

    Colocado por: KetzEstou a renovar umas janelas numa casa antiga que comprei, e infelizmente uma das fechadas está colada ao terreno do vizinho, pelo que não posso meter janelas normais.

    O que lá tem agora?



    Colocado por: KetzUm painel fixo de vidro duplo fosco poderia então ser válido a nível legal, mesmo não estando a 1.80m do chão?
    E se for esse o caso, tem que ter barras de metal do lado exterior?

    Sendo um afresta, tem de manter os pressupostos das mesmas.
    Não é necessario barras de metal. tem é de cumprir o disposto no:

    Artigo 1363.º - (Frestas, seteiras ou óculos para luz e ar)

    1. Não se consideram abrangidos pelas restrições da lei as frestas, seteiras ou óculos para luz e ar, podendo o vizinho levantar a todo o tempo a sua casa ou contra-muro, ainda que vede tais aberturas.

    2. As frestas, seteiras ou óculos para luz e ar devem, todavia, situar-se pelo menos a um metro e oitenta centímetros de altura, a contar do solo ou do sobrado, e não devem ter, numa das suas dimensões, mais de quinze centímetros; a altura de um metro e oitenta centímetros respeita a ambos os lados da parede ou muro onde essas aberturas se encontram.
    • Ketz
    • 25 fevereiro 2023

     # 33

    O que tenho agora não são frestas, mas também não estava legal. O que vale é que foi feito há mais de 20 anos, por isso penso que posso manter.

    Veja a imagem em anexo, que explica melhor.

    A janela 1 é o WC, e não da pra pôr mais acima porque já está a bater no teto, que é mais baixo aqui.

    A janela 2 estava de correr e eu estava a sugerir fechar, para apaziguar o vizinho e poder abrir a janela 4, que por causa de canalização e armários de cozinha não pode ficar mais acima.

    Eu para respeitar a privacidade, ia por essa janela só com 40cm de altura, vidro fosco basculante só pra poder ventilar a cozinha em caso de emergência, e pra limpar o vidro por fora quando estivesse sujo.

    Não estaria 100% legal porque não vai ficar a 1.80 de altura, daí estar a tentar ver a coisa a bem com o vizinho.

    O vizinho está a dizer que a janela 1 pode ficar como estava, a 2 ele concorda com painel fixo, e se assim for ele deixa-me meter painel fixo na cozinha também, mas aí vou perder toda a ventilação natural na cozinha.

    Posso meter tijolo de vidro só nessa nova abertura #4 e evitar conflitos, deixando o resto como estava mas agora com vidro duplo.
    Só que se o painel de vidro fixo contar como “parede”, como conta o tijolo de vidro se não estou em erro, então não tenho que ver nada com o vizinho.
      92B68038-2203-47A8-84F9-19110C0BBAF4.jpeg
  12.  # 34

    Faça como achar melhor....
    • Ketz
    • 25 fevereiro 2023

     # 35

    Colocado por: Pedro BarradasFaça como achar melhor....


    Desculpe se confundi a coisa, o que estava a tentar esclarecer era o seguinte:

    Penso que tijolo de vidro fosco não se enquadra no artigo 1363, pelo que posso legalmente meter um painel desses a menos de 1.80m do chão, sem barras.
    Certo?

    Sendo esse o caso, pelo seu comentário que citei no início, um painel de vidro fosco fixo, também não se enquadra nesse artigo? Podendo assim ser feito sem barras e com a limitação de cada abertura ter que ficar abaixo de 15cm em pelo menos uma das dimensões?

    Não consigo esclarecer isto com ninguém 😫
  13.  # 36

    aquelas barras não são de "frestas", são de segurança. A ilegalidade está sempre lá.
    Se isso ( a ilegalidade) não é assunto, se já discutiu o assunto com o vizinho .
    Faça como achar melhor.

    Pode meter o bloco de vidro, não é considerado fenestração.
    • Ketz
    • 25 fevereiro 2023 editado

     # 37

    Colocado por: Pedro Barradasaquelas barras não são de "frestas", são de segurança. A ilegalidade está sempre lá.
    Se isso ( a ilegalidade) não é assunto, se já discutiu o assunto com o vizinho .
    Faça como achar melhor.

    Pode meter o bloco de vidro, não é considerado fenestração.


    Obrigado! E um painel de vidro duplo fixo e fosco, é considerado fenestração?
    • Ketz
    • 15 março 2023

     # 38

    Colocado por: KetzObrigado! E um painel de vidro duplo fixo e fosco, é considerado fenestração?


    Caso alguém um dia se depare com este post... falei com a Camara Municipal e um painel de vidro, nao sendo tijolo de vidro, é considerado janela.
  14.  # 39

    Colocado por: KetzCamara Municipal e um painel de vidro, nao sendo tijolo de vidro, é considerado janela


    Claro.
 
0.0202 seg. NEW