Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite
    Com a família em crescimento torna-se necessário arranjar espaço para todos cá por casa
    Na imagem pode ver-se a planta do apartamento que tem cerca de 50mts quadrados, no entanto tem um terraço de 15mts quadrados +-.
    Gostaria de obter ajuda se existe ou não alguma possibilidade de aumentar um comodo para o terraço.
    No entanto a minha maior duvida é se será possível e confortável fazer um quarto numa marquise ou se sera melhor colocar a cozinha na marquise e o quarto na cozinha, sendo que não existem janelas na cozinha.

Aguardo as vossas respostas e desde já um muito obrigado!!
      T1 original.png
  2.  # 2

Já fiz uma planta com a cozinha na marquise e o quarto na cozinha para melhor apreciação
      T1 Tranformado.jpg
  3.  # 3

Bem imaginado, MAS
    1- não se esqueça que transformar um terraço numa cozinha obriga a "levar até lá" as canalizações de água, esgotos, a ventilação e instalação eléctrica;
    2- essa "obrinha" está sujeita a licenciamento camarário, alterações da caderneta predial e o raio-a-sete; E,
    3- ficaria com um quarto interior (que é uma coisa que se deve sempre evitar).

Palpita-me que sai mais barato mudar de casa...
  4.  # 4

se estamos a falar de uma marquise, sendo esta uma estrutura móvel obriga a licença?
  5.  # 5

E fazer da marquise um quarto? Será viável do ponto de vista funcional e de conforto?
  6.  # 6

Colocado por: Fábio Nogueirasendo esta uma estrutura móvel obriga a licença

Boa pergunta.
    Há quem considere (consoante a interpretação que se faz do Código Civil e da vária [e contraditória] jurisprudência sobre o assunto) que uma varanda é uma *zona comum" de uso exclusivo do condómino que a ela tem acesso.
    E que ocupar uma varanda mesmo com uma estrutura aparafusada, portanto, mais-ou-menos amovível, equivale a uma alteração na fachada. Daí a necessidade de autorização camarária (e do condomínio).

Colocado por: Fábio NogueiraE fazer da marquise um quarto?
    Em que zona do país vive? :-)
    Do ponto de vista funcional, até admito que seja viável... Quanto ao conforto, é uma questão de se saber quanto dinheiro tenciona gastar.
  7.  # 7

Algo deste género!!!!
    Para piorar a minha situação, sou do norte!!!!!!!!!!
      T1 Tranformado 2.jpg
  8.  # 8

Colocado por: Fábio NogueiraAlgo deste género!!!!
    A vantagem desta solução (quarto no exterior) é que não precisa de mexer em nada dentro de casa (não precisa de relocalizar a cozinha).
    E basta-lhe um rodapé técnico com umas tomadas de electricidade, e umas calhas técnicas (para a iluminação) para ter toda a infraestrutura necessária ao quarto.

Acrescente-lhe um aparelho de ar condicionado, pelo sim pelo não. E talvez uma entrada de ar directa (um tubo desde o exterior, em viga falsa) para a zona da cozinha - para permitir uma mais rápida renovação do ar.

Agora a questão da "legalização", é que...
    Arrisca-se a gastar dinheiro e, depois de tudo pronto, obrigarem-no a demolir tudo.
  9.  # 9

O que pretende fazer é ilegal, tem que ter a noção que pode ter que demolir tudo aquilo que fizer.
  10.  # 10

Ficar com uma sala e cozinha sem luz natural, não lhe faz confusão? Um quarto na marquise, ainda por cima no Norte, também não me parece nada confortável.
  11.  # 11

pondo de lado as questões legais, entre ter um quarto interior ou uma cozinha/sala interior, prefiro o quarto interior, mas pode não ser possível mover a cozinha de sitio, existe os esgotos, a exaustão do fogão.

eu adaptava a sala, com mobiliário, para a transformar numa sala de dia e num quarto à noite, parece-me ser a solução mais barata, até encontrar outra casa.

outra coisa, manter esse hall de entrada com 4,5m2 pode ser um luxo, quando se pretende arranjar espaço
  12.  # 12

Ok já vi que a minha ideia começa a não fazer sentido
    No entanto, com vista a haver harmonia o que fazer no hall?
    Neste momento, existe uma cômoda à frente da porta da cozinha dado que é realmente necessário
    Mas o que posso fazer por ali para ganhar mais espaço útil e ao mesmo tempo pensando em arrumação?
  13.  # 13

Eu aumentaria a sala e faria 2 quartos seguidos, 1 ficando com a entrada pelo hall e outro pelo fundo da sala.
    Pode colocar janelas pequenas com batente no topo da parede do quarto para que entre luz e possa arejar.
    Se a porta da cozinha não é necessária faça um "roupeiro" embutido, e pinte pinte da cor das paredes para que não exista muita "poluição" visual
  14.  # 14

Vces sao fantasticos. Tem sempre uma saída. De facto! Impressionante!

Quem sabe se temm uma ideia para mim) Fiz um contrato promessa de compra e venda e agora sinto que me precipitei. Que poderei fazer? Eu perderia o sinal. Sera que nao tenho mais nada a recear?
  15.  # 15

Colocado por: AfonsoFiz um contrato promessa de compra e venda e agora sinto que me precipitei. Que poderei fazer? Eu perderia o sinal. Sera que nao tenho mais nada a recear?

Depende dos termos em que está redigido o CPCV...

O contrato foi reconhecido presencialmente no notário?

É uma daquelas situações em que se deve "perder" (ou investir) uns 80 a 100 euros e ir consultar um advogado.
  16.  # 16

Obrigado. Nao nao foi. Parece que nao é necessario ao abrig de um determinado artigo quando a dispensa for de acordo com as duas partes.

Eu sempre ouvi dizer que nestes casos se perde o sinal. De facto quando há muito tempo fica-se a pensar e tudo se torna mais dificil.

0.0162 seg. NEW