Colocado por: Skinkxvigas (>200 €/m3), pilares (>250 €/m3) e sapatas (>125 €/m3), sendo que estes preços até estão "rapados"
mas a laje aligeirada ainda vai necessitar de vigas (>200 €/m3), pilares (>250 €/m3) e sapatas (>125 €/m3
Colocado por: m.arqAcontece q o PDM sobre o território em q este estudo se insere, determina q construção alguma pode ultrapassar 20m. ( loucura ).
E então, não pergunto se pilares / cornija contam para a medida de alçado (conversa vã ). ...
Colocado por: Pedro Barradas
Qual a definição no PDM!?, tem?
Qual a regra adoptada pelo municipio? existe, está escrita?
Meta aqui o texto exacto dessa condicionante do regulamento do PDM, sff.
Colocado por: marco1eu que não sou eng, acho que fica ela por ela, ou seja: por uma lado se tiver pilares os pilares custam €s mas pode ter a laje aligeirada -€, por outro se não tiver pilares terá que fazer laje maciça e contrabalanço + €s
é claro que numa situação destas mesmo sem pilares conta para a medida do alçado, tanto mais que existem regulamentos camarários que até definem uma medida máxima para prolongamento de beirais ou outros elementos decorativos, geralmente até 50 cm.
por outro lado ainda há camaras em que o entendimento de área de implantação é a projeção zenital da cobertura.
Colocado por: marco1por outro lado ainda há camaras em que o entendimento de área de implantação é a projeção zenital da cobertura.
Colocado por: Pedro BarradasNão havendo definições no REg. PDM, utiliza-se as definições constantes do DR 9/2009, o colega conhece, certo?
A ficha 2 do DR, tem lá a definição de fachada ( definições brasileiras como o exemplo que meteu, não são apropriadas)
Beirados, beirais, ou outros não me parecem ser para aqui chamados.
Essa regra... o autor que a introduziu... foi concerteza uma infeliz ideia.... Alguém que não faz projecto.... ou não soube redigir o que pretendia realmente restringir....
Colocado por: Pedro BarradasNão disse que não sabias. A minha observação mais ocntindendte referiu-se á escolha da bibliografia que transcreveste...
O 2º paragrafo , é uma observação somente ao modo de representação dose alçados em desenho tecnico.
Colocado por: j cardoso
Não concordo com esta visão. Também as lajes maciças vão precisar de descarregar a carga no terreno e as sapatas e pilares serão até maiores devido ao maior peso das maciças. Acho que a discussão só poderá ser feita caso a caso, dependendo dos vãos a vencer, das cargas a suportar e da tensão admissível do solo. Ou seja, cada caso é um caso.