Iniciar sessão ou registar-se
    • elec
    • 29 novembro 2016

     # 1

    Boa tarde,
    tenho acompanhado o fórum principalmente temas sobre o ETICS, e estando eu em fase de estudo para isolar a minha vivenda em Viseu, gostaria de obter opiniões sobre os painéis de fibra de madeira, Isonat, Steico ou outras marcas. São eles adequados para o nosso clima? Temos nos em Portugal painéis semelhantes?
    Pelo que pude ler são permeáveis ao vapor de água e têm maior desfasamento térmico que o EPS ou XPS.
    Eu estou inclinado para esta opção mas gostava de ouvir algumas opiniões se houver.
    Agradeço a ajuda!
  1.  # 2

    Isolamento semelhante a esse são os painéis de Lã Mineral.

    A ATLAS tem sistemas certificados para isolamento com Lã Mineral, onde as argamassas estão mesmo previstas para este tipo de isolamento.
    Para painéis isolantes em fibras de madeira por acaso, a atuar em Portugal, não sei se há alguma marca que tenha sistema certificado. Pois terá de ser necessário garantir que a argamassa de colagem e barramento utilizada, seja compatível com esse painéis de fibras de madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elec
    • elec
    • 30 novembro 2016

     # 3

    Onde posso ver as características desses painéis? Existe algum revendedor na zona de Viseu?
  2.  # 4

    Colocado por: elecOnde posso ver as características desses painéis? Existe algum revendedor na zona de Viseu?


    Se pretender podemos entrar em contacto.
    Enviei mensagem privada.

    Cumprimentos.
    • elec
    • 30 novembro 2016

     # 5

    Colocado por: Anonimo16062021
    Quando souber o preço do sistema completo não vai ficar inclinado mas sim cair pro lado:-)

    Por acaso já tenho um orçamento de França, para placas isonat, mas se conseguir em Portugal algo com as mesmas características, prefiro investir em Portugal.
    • elec
    • 30 novembro 2016

     # 6

    Colocado por: Anonimo16062021
    Quando souber o preço do sistema completo não vai ficar inclinado mas sim cair pro lado:-)

    Mas esquecendo o preço, têm vantagens em relação às placas minerais comercializadas em Portugal?
    • elec
    • 30 novembro 2016

     # 7

    Colocado por: Anonimo16062021
    Orçamento só das placas ou do sistema completo?


    A que ventagens se refere?

    Orçamento das placas isonat multisol 140kg/m3 60mm, buchas 90mm, weber thermXM, weber maxilin silco. Sobre as vantagens: se para a mesma espessura de ambas as placas, o desfasamento térmico é idêntico?
    • elec
    • 30 novembro 2016

     # 8

    weber thermXM
    Essa cola não é para colar EPS?


    segundo a marca é para placas de fibra de madeira.
    • elec
    • 1 dezembro 2016 editado

     # 9

    Colocado por: Anonimo16062021
    Tem a ficha técnica ai á mão que possa mostrar?

    encontrei isto!
    • elec
    • 1 dezembro 2016

     # 10

    Colocado por: Anonimo16062021
    Era o que eu suspeitava (Enduit sur polystyrène expansé)

    também dizem« Approuvé pour une utilisation sur trois types d’isolants : laine de roche, mousse résolique weber.therm ultra 22 et PSE»
    agora a ser verdade?
  3.  # 11

    Mas há cá disto em Portugal? ou seja, ETICS em que o isolante é um derivado de aglomerado ou de lã de madeira?
  4.  # 12

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Haver não há mas se quiser é só mandar vir :-)


    Calma, não seja "biolento"...

    Quanto é que isto anda desfasado dos ETICS tradicionais em EPS? Mais 25 €/m2? Mais 50 €/m2? Imagino que as argamassas sejam as que se aplicam em sistemas de lãs minerais ou cortiça... tropecei há pouco nisto na net e sei que isto foi aqui falado, mas nunca ninguém chegou a dizer "isto vai para X/m2"...
  5.  # 13

    Imagino que tenha a vantagem da rigidez, permitindo por exemplo alguma ornamentação com cantarias... não?

    O "biolento" era no gozo, ironia ;-)
  6.  # 14

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Existem peças em EPS já revestidas que emitam muito bem molduras.

    Podes meter o link!!?
    , Obrigado
  7.  # 15

    O problema dessas peças é que, sendo em EPS; custam quase tanto como pedra natural. E o emprego da pedra natural não é uma mera questão estética, por exemplo, nas orlas dos vãos dão protecção adicional às esquinas, algo que não pode ser replicado com nenhum sistema ETICS que eu conheça.
  8.  # 16

    E cimalhas em EPS para ETICS.... quem as fabrica? só encontro para cofragem perdida.
    • Arcade
    • 27 abril 2017 editado

     # 17

    Knauf
      105315505_ca4aa01d02.jpg
      105315426_6a6b863f7e.jpg
      105315493_816fd090bb.jpg
 
0.0188 seg. NEW