Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Gostaria de saber se é possível reconstruir uma moradia térrea numa moradia de 2 pisos e quais as alterações a nível estrutural da casa é necessário fazer.
    Isto porque estou interessado em comprar uma casita com 40 anos com cerca de 62m2 + 100m2 de quintal.
    Gostaria de acrescentar um pouco mais de profundidade à casa visto que a casa é larga e acrescentar um piso. A nível estrutural não se se as paredes e tecto da casa aguentam o piso superior sem ser necessário o acréscimo de vigas ou outro tipo de infraestrutura.
    Por estas dúvidas, coloco aqui a minha questão e agradeço desde já explicações ou opiniões.
  2.  # 2

    Tem que ir a um gabinete de arq. e pedir um estudo.

    Depende das condições actuais da moradia e seu estado de conservação, mas o mais provável será colocar uma estrutura em betão armado no interior.

    Se tiver fotografias sempre ajuda...
  3.  # 3

    1. Uma casa com 40 anos não é «antiga»! :-)

    2. Do ponto de vista da Engenharia, não tem qualquer dificuldade.
    As alterações a nível estrutural depende do que existe.
    SE a estrutura for em Betão Armado, não são «as paredes» que aguentam o piso superior. São os pilares e as vigas.

    3. O problema será puramente burocrático (autorização da Câmara)
  4.  # 4

    Agradeço as opiniões.
    Em termos de mão-de-obra sairá caro levantar pilares? Compensará reconstruir uma casa praticamente de novo ou fazer uma casa nova, comprando um terreno?
    Penso que a casa em termos estruturais não terá grandes pilares, penso que seja uma dúzia de paredes a sustentar o tecto e telhado.
    Irei ver a casa possivelmente esta semana, poderei colocar algumas fotos.
    De salientar que a zona em questão não dificulta o acrescimo de mais um piso, uma vez que tenho na correntesa, casas com o mesmo tipo de fachada mas com 2 andares.
    O que me alicia na casa é a localização e o espaço, coisa rara na zona onde habito.
    Espero ter sido claro de forma a que me possam ajudar! :)
    Abraços e obrigado
  5.  # 5

    pelo que indica não parece haver problema de maior, e se estiver em médio estado de conservação diria que é mais barato/fácil optar pelo acrescentar piso, mas são precisos mais dados.
    cumps
    fernando gabriel arq
  6.  # 6

    Após várias pessoas entendidas na matéria, cheguei à conclusão que da casa não posso aproveitar nada.
    Solicitei orçamentos para a reconstrução da casa. Já tenho um pré-projecto, uma moradia terrea com 100m2 e com aproveitamento de sotão com 60m2.
    Procurei também orçamentos em empresas que trabalham com LFS.
    Será uma boa opção que faço ou procuro um terreno e faço a casa de raíz?
    Abraços
 
0.0127 seg. NEW