Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Em primeiro lugar gostava de dizer que tenho seguido o forum e acho que é de uma utilidade extrema para quem está ou pensa em construir....
    Estou a planear construir a minha casa a médio prazo e gostava de propor um desafio a todos os participantes do forum... vou anexar a fotografia do terreno.. a nivel de dimensões tem cerca de 26 metros de frente e 21 metros de trás. A lateral esquerda tem 50 metros e a lateral direita tem 53 metros. São medidas tiradas com o auxilio do google maps....(o rigor não será muito mas dá para ter uma ideia...;)..).
    Gostava que a partir da imagem do terreno e imaginando que é vosso idealizassem e explicassem quais seriam os passos a tomar desde o pedido de licenças, contratação do arquitecto, empreiteiro....gostava que sugerissem um desenho para a casa....um metodo construtivo....
    O meu objectivo com este post é recolher opiniões e ficar a perceber todos os pormenores e passo de modo a tentar não cometer muitos erros quando resolver iniciar este processo...,)

Ps: esqueci-me de referir que a lateral esquerda esta virada para sul...;)
      Terreno.jpg
  2.  # 2

Não percebi onde quer chegar, tem que contratar um arquitecto para lhe executar o projecto, depois pode cá vir pedir opiniões sobre o projecto
    Concordam com este comentário: joaosantos, maria rodrigues, Vítor Magalhães, GMCQ
  3.  # 3

Passo nº 1: vá à Câmara e pergunte pelas condicionantes do terreno.
    Concordam com este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 1 dezembro 2016

# 4

Colocado por: Jpires76Passo nº 1: vá à Câmara e pergunte pelas condicionantes do terreno.
    Concordam com este comentário:GMCQ

Se ainda não as souber!

Sem duvida!
    •  
      GMCQ
    • 1 dezembro 2016

# 5

Ou então faz a coisa de outra forma, contrata um arquiteto e ele que comece desde já a resolver e informar-se desses detalhes.
    Concordam com este comentário: Jpires76
  4.  # 6

condicionantes,
    programa funcional,
    levantamento topográfico,
    inspirações, algumas imagens de casas que sejam a seu gosto,
    e ...estimativa do plafond disponivel
  5.  # 7

E o que vai fazer as estufas?...
    Pense geral, quanto pode gastar no máximo.
    Veja na cm se ha limitaçoes no terreno.
    Se tiver o vento a favor... Avance para o arquitecto...
  6.  # 8

O desafio que estava a propor é dizerem o que fariam se tivessem um terreno dessas dimensões para construir..... Que escolhas fariam a nível do tipo de casa a nível de nmr de pisos, tipo de construção, isolamentos, etc...
  7.  # 9

Colocado por: tozepalmaE o que vai fazer as estufas?...
    Pense geral, quanto pode gastar no máximo.
    Veja na cm se ha limitaçoes no terreno.
    Se tiver o vento a favor... Avance para o arquitecto...
    As estufas são para retirar do terreno...;)
  8.  # 10

Colocado por: PicaretaNão percebi onde quer chegar, tem que contratar um arquitecto para lhe executar o projecto, depois pode cá vir pedir opiniões sobre o projecto
    Concordam com este comentário:maria rodrigues,GMCQ

Sei que tenho que contratar um arquitecto mas antes disso e visto que não vou avançar já gostava de recolher opiniões
  9.  # 11

eu cá fazia uma casa térrea e uma piscina e ainda um anexo para uns hobizitos, ah e uma pequena horta também com umas arvores de fruta.
    talvez fizesse com o formato em L em que na "perna" longa na profundidade do terreno poria os quartos e na perna mais pequena do L mais para a frente da casa fazia a cozinha e sala.
    podia ainda por a hipótese de fazer apenas um estúdio ou em mezanino ou mesmo num pequeno 1ºandar. ( para alargar os horizontes)
    em vez de cobertura plana talvez preferisse fazer telhado inclinado com abas largas ( beirados inclinados e bem pronunciados)
  10.  # 12

Colocado por: marco1eu cá fazia uma casa térrea e uma piscina e ainda um anexo para uns hobizitos, ah e uma pequena horta também com umas arvores de fruta.
    talvez fizesse com o formato em L em que na "perna" longa na profundidade do terreno poria os quartos e na perna mais pequena do L mais para a frente da casa fazia a cozinha e sala.
    podia ainda por a hipótese de fazer apenas um estúdio ou em mezanino ou mesmo num pequeno 1ºandar. ( para alargar os horizontes)
    em vez de cobertura plana talvez preferisse fazer telhado inclinado com abas largas ( beirados inclinados e bem pronunciados)

Engraçado, essa descrição bate exatamente com a casa dos meus sogros, um monte alentejano.
  11.  # 13

Sei que tenho que contratar um arquitecto mas antes disso e visto que não vou avançar já gostava de recolher opiniões

Mas para isso precisamos de mais dados. Fotografias do local a mostar como é o "ambiente"geral em torno, como são as construções vizinhas, como saõ as pendentes, eventuais vistas mais desafogadas, etc.
  12.  # 14

Fgcosta e você o que Gostaria de fazer? Qual a primeira coisa que lhe vem a cabeça?...
  13.  # 15

Colocado por: marco1eu cá fazia uma casa térrea e uma piscina e ainda um anexo para uns hobizitos, ah e uma pequena horta também com umas arvores de fruta.

Dependendo da área de implantação e das necessidades do proprietário mas essa seria a minha visão também :)

0.0175 seg. NEW