Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Na moradia que tenho em construção tenho um furo de cerca de 100m.
    Não tenho a certeza do que o picheleiro tem pensado mas assim por alto parece-me que quer meter um balão com alguma capacidade e bombeia a água directamente do furo, sempre que a pressão baixa.
    Disseram-me que isto poderia ficar muito caro por causa de estar a bomba sempre a parar e arrancar, ainda por cima sendo um furo de tanta profundidade.
    Será verdade?
    Em alternativa, falaram-me em deixar um depósito de 1000 litros no sitio onde o balão está (está abaixo da casa cerca de 2m - talvez precise de outra bomba menos potente).
    Fico em dúvida relativamente a 2 coisas. Que tipo de depósito se deve comprar? Só tenho um espaço com cerca de 1,20m de altura (ou menos).
    Vou usar para a rega de um jardim de cerca de 150m², para lavar os pátios, carros e talvez para lavar a roupa e loiça. Para os banhos não tenho a certeza pois acho que tendo bomba de calor não se pode usar água do furo, correcto?
    Há algum problema por causa da legionela?

Fiz uma pesquisa na internet e aparecem-me depósitos que me parecem demasiado artesanais, como os da imagem que anexo.

Obrigada
      24519659e0ea34a.jpg
  2.  # 2

A agua do furo devia ser analisada. Tenho um furo com tanque ao ar livre e vai servir para rega e autoclismos. Atenção que não pode ligar agua do furo a canalizaçao de agua da companhia sob pena de poder estar a contaminar a rede pública.
    Um motor consome sempre mais no arranque, pelo que arranques constantes não sao o mais acpnselhado.
  3.  # 3

Então tem uma rede so para sanitas. Que sistema de bombagem tem? Se falhar a luz como faz? Se acabar a água no furo?
  4.  # 4

Não tenho mas vou ter. 😊
    Deposito esta desnvelado uns 5m. Se não for suficiente vou meter, claro uma bomba com balao.
    Ainda vou inventar uma caixa onde possa ligar esta mini-rede, através de bicha, à rede normal. Nunca tendo as duas ligadas ao mesmo tempo ha coisas que não se brinca e a agua para consumo familiar é um deles...
    Um dos grandes consumos bsumos de uma casa sao autoclismos...
  5.  # 5

tozepalma, entendo isso como um projecto pessoal que lhe deverá dar algum gozo ... mas sejamos sinceros, o investimento inicial e os custos de manutenção não trarão qualquer vantagem e/ou retorno financeiro. Pelo contrário.
    Concordam com este comentário: jorgealves, mhpinto
  6.  # 6

Colocado por: Pedro Barradascustos de manutenção não trarão qualquer vantagem e/ou retorno financeiro

Estou a contar que os 5m sejam suficientes para trabalhar bem nos autoclismos. Se assim for não terá despesas, uma vez que o furo costuma ter água o ano todo.
    Em construção é mais um tubo a ligar os 2 wcs...
  7.  # 7

Vai meter um deposito de 1000l, pelo menos ( fica com uma reserva para até 10 dias) - Custo 50€
    Em termos de autoclismos, cada descarga, gasta no máximo uns 6l (existem modelos que não ultrapassam os 4.5l por descarga completa)
    Num dia, gastará para 4 pessoas, eventualmente, 16 descargas no total = 100 litros,/ dia
    Ou seja 3m3/ mês. O m3 custa cerca de 1€, são 3€/ Mês.... num ano, são 36€!!!

Ora além dos custos de instalação, custos de exploração ( electricidade da bomba) haverá manutenções associadas ( reservatorio- limpeza periodica, bomba, manutenção), e ainda a qualidade da agua, que sendo inferior, poderá aumentar os custos de manutenção das sanitas.

É a minha opinião. São estas as minhas contas
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasVai meter um deposito de 1000l, pelo menos ( fica com uma reserva para até 10 dias) - Custo 50€
    Em termos de autoclismos, cada descarga, gasta no máximo uns 6l (existem modelos que não ultrapassam os 4.5l por descarga completa)
    Num dia, gastará para 4 pessoas, eventualmente, 16 descargas no total = 100 litros,/ dia
    Ou seja 3m3/ mês. O m3 custa cerca de 1€, são 3€/ Mês.... num ano, são 36€!!!

Ora além dos custos de instalação, custos de exploração ( electricidade da bomba) haverá manutenções associadas ( reservatorio- limpeza periodica, bomba, manutenção), e ainda a qualidade da agua, que sendo inferior, poderá aumentar os custos de manutenção das sanitas.

É a minha opinião. São estas as minhas contas

Mas quando ele morrer vaio para o céu onde estão todos os "eco-frindlies"... :-)

Estes sistemas de aproveitamento de águas são bons para regas, mas para consumo doméstico (autoclismos, máquinas de lavar, etc) é uma despesa que não se justifica face ao preço de água, mesmo que ela suba muito, e é mais um sistema que por ser um pouco pioneiro arrisca dar umas quantas chatices.
  9.  # 9

Em vez dr fazer por gravidade pode tentar fazer por sucção, fiz isso há uns tempos numa perspectiva piscina desactivada para regar umas hortas, aquilo bota água como gente grande, é só mesmo um golpes de aríete que dá
  10.  # 10

Nota a piscina é cheia por gravidade
  11.  # 11

Boa noite,

Obrigada pelas dicas mas que tipo de depósito se usa?
  12.  # 12

Colocado por: mariafernandesBoa noite,

Obrigada pelas dicas mas que tipo de depósito se usa?

Pesquise no google "depositos agua", os que quer são os azuis.

edit: "Disseram-me que isto poderia ficar muito caro por causa de estar a bomba sempre a parar e arrancar, ainda por cima sendo um furo de tanta profundidade."

Mas já tem um depósito membrana (http://www.hidraulicart.pt/autoclaves-fibra-wellmate/) para onde a bomba do furo bombeia a água certo?
  13.  # 13

Vou fazer igual a mariafernandes. Furo com 100 m com bomba a descarregar para um depósito de 3000 L. Depois bomba nesse depósito para sanita, regas, lavagens exteriores, carro, etc.
    Não vou ter 2 instalações nos WC's nem no resto. Apenas fica uma torneira de passagem (que custa 2€) ao pé do depósito que mudo para um ou outro sistema.
  14.  # 14

•  
      damned
    • 3 dezembro 2016 editado

# 15

.
  15.  # 16

Colocado por: PandRNão vou ter 2 instalações nos WC's nem no resto. Apenas fica uma torneira de passagem (que custa 2€) ao pé do depósito que mudo para um ou outro sistema.

Não se esqueça de instalar uma valvula anti-retorno na tubagem que abastece apartir da rede....

Perceba que podera estar a contaminar com agua impropria para consumo a sua instalação doméstica.
    Concordam com este comentário: PandR
  16.  # 17

Colocado por: Pedro Barradas
    Não se esqueça de instalar uma valvula anti-retorno na tubagem que abastece apartir da rede....

Perceba que podera estar a contaminar com agua impropria para consumo a sua instalação doméstica.

A água do furo tem que ser obrigatoriamente analisada para consumo doméstico e caso necessario levar um sistema tratamento cloro. Nunca usar água do furo sem saber se é potável ou não a não ser que queiram ir parar ao hospital.
  17.  # 18

Colocado por: PandRVou fazer igual a mariafernandes. Furo com 100 m com bomba a descarregar para um depósito de 3000 L. Depois bomba nesse depósito para sanita, regas, lavagens exteriores, carro, etc.
    Não vou ter 2 instalações nos WC's nem no resto. Apenas fica uma torneira de passagem (que custa 2€) ao pé do depósito que mudo para um ou outro sistema.

Ainda não percebi bem estes esquemas, mas têm já um depósito autoclave certo? É que se não sempre que abrirem qualquer torneira nem que seja só 1s, lá vai a bomba do futuro deposito arrancar. Além de arrebentar com a bomba num instante vai consumir bastante porque no arranque é que se consome mais.

À agua do furo tem que ir primeiro para um depósito membrana que não necessita de qualquer bomba para bombear a água para casa, a água é bombeada através da pressão. Estes depositos não levam muita água. Depois para poupar a bomba do furo é que se pode colocar um depósito normal de grandes dimensoes com uns 2000-3000L .
  18.  # 19

Eu irei utilizar para rega e lavagens no exterior os depósitos da imagem em anexo.

Tem 2mt altura e 1mt de diâmetro no interior.
      image2.jpeg
    •  
      aacc
    • 3 dezembro 2016

# 20

Depósitos? Manilhas.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.

0.0221 seg. NEW