Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a pensar pôr uma salamandra a pellets na minha sala de jantar porque se trata de um ambiente muito aberto e tenho esperanças que aqueça um bocadinho também o resto da casa. Estou a informar-me, mas queria saber de alguém que já a tenha os prós e os contra deste tipo de aquecimento. Falaram-me que fazem muito barulho e que a manutenção é um bocado cara. Sabem-me dizer quanto custa fazer a limpeza da salamandra e de quanto em quanto tempo seria preciso fazê-la? Quantas horas de calor produzem-se com um saco de pellets de 15 kg? Perto da salamandra o ar fica muito quente? Acham que é mais em conta em relação a uma bomba de calor?
    Muito obrigada a quem queira ajudar, pois antes de gastar tanto dinheiro gostava de ter opiniões de quem já tivesse uma.
  2.  # 2

    Uma bomba de calor é para a casa toda e nao para uma divisao.
    O handicap dps pellets sera sempre as limpezas quase semanais.
    Os bons equipamentos a pellets nao sao baratos mas o mercado tem muita oferta de gamas de entrada com pouca qualidade.
  3.  # 3

    Tem salamandras ventiladas mas pode pensar em pelo menos 3000 para salamandra, tubagens...
    Consumos varia muito mas se calhar 1kg por hora gasta. As caldeiras gastam de 1 a 3kg por hora...
  4.  # 4

    Colocado por: cotovia83Boa noite,

    Estou a pensar pôr uma salamandra a pellets na minha sala de jantar porque se trata de um ambiente muito aberto e tenho esperanças que aqueça um bocadinho também o resto da casa. Estou a informar-me, mas queria saber de alguém que já a tenha os prós e os contra deste tipo de aquecimento. Falaram-me que fazem muito barulho e que a manutenção é um bocado cara. Sabem-me dizer quanto custa fazer a limpeza da salamandra e de quanto em quanto tempo seria preciso fazê-la? Quantas horas de calor produzem-se com um saco de pellets de 15 kg? Perto da salamandra o ar fica muito quente? Acham que é mais em conta em relação a uma bomba de calor?
    Muito obrigada a quem queira ajudar, pois antes de gastar tanto dinheiro gostava de ter opiniões de quem já tivesse uma.

    Vou dar a minha opinião. Quanto ao barulho faz algum não se pode dizer que não mas também não é nada por ai alem. Manutenção seja a semanal ou anual voce pode fazê-la se achar capaz para isso não é preciso nenhum curso. Quanto à duração de um saco de pellets tudo depende do isolamento da casa e não só. A minha maquina liberta um calor bem jeitoso logo junto da mesma o ar é muito quente. Limpeza é como o nosso amigo user jorgealves diz semana a semana. Eu tenho uma solzaima douro 25Kw numa divisão cerca 6m2 onde ao lado é a garagem com 30m2 e tenho sempre essas divisões muito quentes. Valores a rondar 28/30º só com o calor que a maquina liberta. Hoje se fizesse a minha instalação e tivesse tempo €€€€ talvez optaria por uma bomba de calor falam muito bem do equipamento. Fale som o amigo jorgealves que é a praia dele.
    Espero ter ajudado alguma duvida disponha.
    Cumprimentos
  5.  # 5

    Então vamos lá tentar ajudar. Tenho uma salamandra a pellets vai fazer 4 anos (Extraflame - Dorina)
    1- Barulho? Algum, as ventoinhas. Principalmente o pessoal muito adepto do silêncio absoluto pode não gostar
    2 - Manutenção. Depende do uso mas aí de três em três dias de utilização tem de a limpar. Uns 10 minutos/15 minutos com o aspirador de cinzas e está feito. Nunca necessitou de manutenção especializada. Tirando a parte eletrónica tudo o resto são partes que se limpam (na zona de exaustão e combustão). Eu faço duas limpezas mais profundas por estação de utilização (estas demoram cerca de uma hora)
    3- Consumo - Depende de muita coisa mas o poder calorifico é superior à lenha
    4- Sim perto da salamandra fica bem quente, menos que uma lareira mas mm assim bem quente
    5- Como o Jorge disse não são coisas comparáveis
    6 - Uma boa salamandra a ar anda por volta dos 1500€ ...mas 3000€ é claramente um exagero.
    Concordam com este comentário: Filipe1983
  6.  # 6

    Uma pergunta estúpida. Vejo nas salamandras a pellets a dizer X diâmetros saída de fumos mas depois não vejo nada de chaminés.

    Tipo isto: http://www.chamilar.pt/product/pt/412

    Por onde é que saem os fumos?
  7.  # 7

    Colocado por: coisasdacasaPor onde é que saem os fumos?


    Nos desenhos técnicos vem assinalado por trás. Saída de fumos e entrada de ar exterior... d80 e d40, normalmente, mas nunca vi nenhuma ligada...

    Outra pergunta estúpida, no volume a aquecer, deve-se considerar o volume útil das divisões, certo?
    Valerá a pena escolher modelo muito no limite da área a aquecer ou valerá a pena escolher o modelo superior?
  8.  # 8

    Colocado por: ptugamas 3000€ é claramente um exagero.


    Uma salamandra a pellets para aquecimento central...

    http://www.lojadocalor.com/bio-bronpi/salamandras-idro/pellets-bio-bronpi-clara-idro/
  9.  # 9

    Colocado por: tozepalma

    Nos desenhos técnicos vem assinalado por trás. Saída de fumos e entrada de ar exterior... d80 e d40, normalmente, mas nunca vi nenhuma ligada...

    Outra pergunta estúpida, no volume a aquecer, deve-se considerar o volume útil das divisões, certo?
    Valerá a pena escolher modelo muito no limite da área a aquecer ou valerá a pena escolher o modelo superior?


    Mas os fumos ficam dentro de casa ou vão através de uma chaminé para o exterior?
  10.  # 10

    Colocado por: coisasdacasaMas os fumos ficam dentro de casa ou vão através de uma chaminé para o exterior?

    A tubagem deverá estar na parede, tem que ir para o exterior... penso eu de que...
  11.  # 11

    Colocado por: tozepalma
    A tubagem deverá estar na parede, tem que ir para o exterior... penso eu de que...


    Já vi. Dá para fazer de várias formas, claro que nas fotos dos catálogos as chaminés estão todas embutidas nas paredes porque é mais bonito/moderno.

    por exemplo: file:///C:/Users/Casa/Downloads/salamandra-kelly.pdf
  12.  # 12

    Colocado por: tozepalma


    Pelo texto acho que não é pretendido. ;)
    Isso fica a meio caminho de uma caldeira. As que refere no link são para aquecimento central (mas para ter na sala), funcionam com radiadores.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  13.  # 13

    Colocado por: coisasdacasa

    vão através de uma chaminé para o exterior
    • shc
    • 2 dezembro 2016 editado

     # 14

    eu mexo em 2 uma a ar e outra a água,
    a ar Solzaima Alpes 10kw , bons consumos, aquece bem, limpeza é de 15 em 15 dias ( os pellets têm de ser bons ) , barulhenta.
    a água Edilkamin Idropoint 11.3kw ( salvo Erro ), bons consumos, Aquece bem, limpeza dia sim dia não ( ou pelo menos raspar o cinzeiro dia sim dia não ) menos barulhenta e para mim quase não faz barulho comparada com a Alpes. estou satisfeito com as 2 visto que a Alpes a ar cumpre bem o trabalho e a idropoint aquece bem igualmente tanto perto dela como os radiadores.
    Concordam com este comentário: tozepalma
 
0.0201 seg. NEW