Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

LSF quer dizer Light Steal Frame, correcto?

Ou seja posso ter uma casa com LSF e paredes em alvenaria, correcto?

Ou seja comparar uma casa em LSF e uma "método tradicional" não faz sentido correcto?

Posso ter uma casa em "método tradicional" com as paredes que o nosso amigo deste tópico pretende, correcto?

Comparar uma casa com paredes em alvenaria (e em alvenaria á dezenas de diferentes opções) e uma com paredes XPTO é o mais correcto, certo?
  2.  # 42

Colocado por: N00bSe quiser o mesmo conforto, economia, qualidade de ar que se tem em LSF (com o standard), passar isso para alvenaria sairá bem mais caro.
    Queria era ouvir/ler isso de quem tem/teve essa experiência para me dizer realmente como é que são diversos aspetos. Desde a manutenção, climatização, durabilidade, conforto, qualidade, etc. Só assim poderei convencer os mais cépticos a aceitar isto como alternativa que a meu ver é espetacular. :)

Lamentavelmente não tenho essa experiência e dificilmente encontrará por aqui quem tenha, mas acredite que espero que tenha sorte :) Mas, tal como para os outros métodos construtivos, a questão chave deve ser o construtor que escolher.

Agora tenho experiência sim em termos das estimativas de preço que recebi para um mesmo projeto de arquitetura já muito concreto. Aí, lamento mas o que lhe posso garantir é que, para soluções similares em termos de isolamento, o LSF lhe sai provavelmente mais caro que a alvenaria. Tem a ver com os maiores custos do material e da mão-de-obra, que tem de ser mais especializada. A grande vantagem é nos tempos de obra e é por aí que os preços se aproximam da alvenaria.

Colocado por: N00bQuanto à empresa de LSF com a qual me informei . Tenho qualquer autonomia no que toca a projeto, não havendo nada predefinido.

Tive as mesmas garantias. O problema é que não optando por um projeto deles, ou feito por eles, tem uma enorme probabilidade, por muito básico que tente que o seu projeto seja (e o meu é), de haver pormenores arquitetónicos que façam aumentar o preço para o LSF.

Acredite que quando comecei nesta saga ponderei a sério o LSF, mas quando comecei a ver mais em pormenor os preços acabei por abandonar a ideia.
    Mas atenção que apenas falei com empresas de LSF já com alguma dimensão/implantação nacional. No woodframing a conversa foi exatamente igual nas empresas "de referência", só junto de pequenas empresas, mais locais, que ainda estão em fase de afirmação comecei a ver preços muito mais interessantes. Não encontrei nenhuma empresa desse nível que trabalhasse em LSF.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N00b
    •  
      mhpinto
    • 5 dezembro 2016 editado

# 43

Colocado por: LuisPereiraOu seja posso ter uma casa com LSF e paredes em alvenaria, correcto?

Não me parece. Para aguentar o peso de paredes em tijolo duvido muito que pudesse usar os mesmos perfis "light".

Colocado por: LuisPereiraPosso ter uma casa em "método tradicional" com as paredes que o nosso amigo deste tópico pretende, correcto?

Sou leigo, mas aqui acho que também está errado.
    No método "tradicional", o essencial da parede (o tijolo) serve para dar sustentação a essa mesma parede. Os isolamentos são camadas extra adicionadas.
    Em LSF/woodframing essa sustentação é assegurada por perfis metálicos/madeira espaçados. O espaço entre os perfis é preenchido quase a 100% por isolamentos. Ou seja, a parede é na sua maior parte apenas isolamento. Por isso numa das soluções tem paredes com mais de 30 cm de espessura e nas outras anda mais perto dos 20 cm.
    Para fazer isso com alvenaria, ou teria de fazer paredes com pilaretes de betão para aí de 50 em 50 cm ou então teria de misturar métodos e usar perfis metálicos ou de madeira entre os pilares estruturais da casa para dar sustentação à parede. Fosse como fosse já não estaríamos a falar de método "tradicional". E quase de certeza seria bem mais caro.

Colocado por: LuisPereiraComparar uma casa com paredes em alvenaria (e em alvenaria á dezenas de diferentes opções) e uma com paredes XPTO é o mais correcto, certo?

Não percebo o que quer dizer aqui.
    Quando se comparam paredes de diferentes métodos construtivos, e aqui estamos a falar de comparar preços, só se pode comparar isolamentos. Então temos de ver o preço para cada solução com exatamente as mesmas camadas, espessuras e marcas de materiais de isolamentos (aparte: fazendo isso custa-me a acreditar que o woodframing não ganhe sempre). Mas, claro está, isto tanto é válido para diferentes métodos como para diferentes construtores dentro do mesmo método.
    Se se quer comparar resistência nem vale a pena, a alvenaria ganha sempre.
    • N00b
    • 5 dezembro 2016

# 44

Obrigado pelas dicas!

Como estamos ainda muito no início ainda existe muita coisa para avaliar. Assim que houver novidades dignas de informar a comunidade assim o farei. :D
  3.  # 45

O LSF até é interessante e estive bastante inclinado para ele, mas o preço.... Também me venderam essa dos 650€/m2 mas depressa me apercebi que era uma bela tanga.

Os 650€/m2 no LSF é o equivalente a 500€/m2 na alvenaria, toda a gente ouve falar nisso, mas ninguém constrói por esse preço...

Num mesmo projeto com os mesmos acabamentos o LSF é bem mais caro, pelo menos foi aquilo que obtive de 5 empresas (as principais, digo eu) e sinceramente não compreendo o porquê.

Quanto à questão aqui já levantada do tempo de construção, é ligeiramente mais rápida, mas pouco.
    Concordam com este comentário: mhpinto

0.0144 seg. NEW