Iniciar sessão ou registar-se
    • N00b
    • 2 dezembro 2016

# 1

Bom dia,

Tenho andado já há uns meses pelo forum tentado informar-me sobre os mais diversos tipos de construção e materiais a utilizar na casa que pretendo fazer, pois sou um completo leigo na matéria e assim que comecei a pesquisar percebi que havia muito mais coisas do que o habitual tijolo e cimento que se aplicava à 30 anos como na casa dos meus pais.

Enquadramento:
    Ando em fase de pedir orçamentação para o projeto
    Possuímos um terreno com cerca de 1200m2 na zona de Torres Vedras
    Orçamento disponível possivelmente a rondar os 130k
    E temos como ideia predefinida, uma casa com 200m2, térrea, em forma de U, virado a sul, com 2 quartos, 1 casa de banho, suite(+closet),sala,sala jantar,cozinha(as 3 ultimas como um espaço amplo).

Duvidas
    Como vivi toda a minha vida na casa dos meus pais, numa moradia contruída por volta de 1980, tenho algum receios de ter sentir os mesmo problemas que sinto atualmente. Fria no inverno (mesmo com lareira e recuperador de calor), e quente no verão no 1º andar. Condensações, humidades em muitas das divisões (R\C e 1ºandar). De notar que realmente isolamento não é o forte desta casa visto ter apenas o tijolo e cimento, sem parede dupla e nada de vidros duplos. Assim não há milagres. :)

Parti assim à descoberta por essa internet fora a ver de formas de construir minimizando assim estes eventuais problemas. Deparei-me com outros tipos de construção, desde a madeira, pré-fabricados, ICF, LSF... Investiguei, e para além da tradicional alvenaria passei a considerar também o LSF.
    Leigo como sou, diversas dúvidas me surgiram, até que dei com uma casa aqui da zona a ser construída em LSF e junto com o meu pai (ele que é da opinião que paredes de tijolo e cimento é que é porque podemos mandar murros e pontapés na parede que não se parte), fomos visitar a casa junto com a empresa que a está a construir.

Tivemos sorte na fase em que visitamos a casa pois foi possível ver desde o exterior ao interior. O sistema ETICS com aquela malha a proteger por fora, EPS 7, aquilo que parece uma folha de alumínio, OSB, a lã de rocha, e gesso cantonado. Conseguimos ver todo o revestimento o que foi bom para ter noção desde a grossura das paredes a resistência.
    O dono da empresa lá explicou todo o processo, bastante simpático, mas claro que a tentar vender o peixe dele.
    No fim o que nos ficou mais na memória foi (inclusive ao meu pai que oferece alguma resistência a este tipo de construção) foi o isolamento acústico e a temperatura que se sentia lá dentro, mesmo só tendo janelas. E quando sai de lá vinha na ideia "UAU! É isto mesmo que eu quero!". Ainda para mais o preço que ele nos falou em relação ao m2 que estava naquela casa seria equivalente ao de alvenaria, cerca de 650€/m2.

Mas as duvidas continuam...

Casas daquelas não se veem por aí em construção (a verdade é que também não se vê muita construção por aqui), e não conheço ninguém com uma casa daquelas para comprovar a resistência e poder trocar alguma impressões. Aqui pelo fórum também não vejo muita coisa, e depois quem as fez esqueceu-se do forum e nunca mais veio cá referir nada :p

Hipóteses em cima da mesa.
    1-Construção em LSF
    2- Alvenaria, ficando uma parede de tijolo no meio com ETICS(XPS/EPS) no exterior e no interior gesso cantonado

A primeira, na minha opinião que é de quem não percebe nada disto, e acreditando que o LSF tem durabilidade idêntica em termos de vida útil à alvenaria, seria a melhor opção atendendo a uma relação qualidade/preço.
    A segunda julgo que seria tentar ter o melhor dos dois mundos mas acabaria por ser muito mais caro (acho eu, pois ainda não fui pedir orçamento), para ter resistência a um eventual carro entrar-me por uma parede a dentro, ou de um gajo entrar em casa qual filme da 'Casa de Cera' escavando pela parede dentro...

Realmente pergunto-me o porquê de cá em Portugal não se estar a investir mais nessas novas maneiras de contruir, olhando para o LSF, parece ter grandes vantagens comparado com a alvenaria e vi que alguns foram para alvenaria em detrimento do LSF por conseguirem preço mais baixo, desprezando por vezes talvez a qualidade. Pergunto, será assim tão bom o LSF como dizem? Nos outros países onde se aplica este método de construção há décadas, super resistente a sismo como é o caso do Japão, será que eles estão enganados e nós é que estamos bem, ou o contrário? Ou será o simples facto do povo português ser um povo avesso à mudança?
    Sinceramente não sei, e gostava de saber das vossas opiniões ou experiências. O ideal até seria saber de alguém que tenha vivenciados os dois tipos de construção.

Podem ajudar-nos? :)

Muito obrigado e desculpem o testamento.
  1.  # 2

Na minha ideia também de leigo LSF tem paredes de alvenaria.
    A diferença será mais na estrutura da casa que na vez de ser cimento e ferro será apenas ferro.
  2.  # 3

Boa tarde N00b!

Também estou com essa dúvida: alvenaria ou sistema alternativo? Relativamente ao LSF creio que está fora de questão devido ao preço. O valor que indicou

até é apelativo em comparação com outros de que tive conhecimento. Um amigo andou completamente entusiasmado pelo LSF até começar a receber

orçamentos.

Aí deitou as mãos à cabeça e abandonou imediatamente essa hipótese. É claro que nem todas as empresas levam o mesmo preço por m2. Será uma questão

de qualidade ou a margem de lucro da empresa é que é diferente?

Entretanto, pedi orçamentos a 4 empresas que constroem em madeira, não em troncos, mas em estrutura aligeirada, tal como se vê nos EUA, Canadá,

Austrália, etc.

Não é fácil decidir! Também sei que qualquer construção que não seja em tijolo, pedra e cimento tem uma carga negativa bastante acentuada neste país.

Certamente que vai receber opiniões díspares sobre este assunto, mas a maioria será a favor da alvenaria.

Boa sorte!
  3.  # 4

Tenho um amigo com uma casa de madeira, muito bom, muito confortável e teria sido a minha escolha não fosse o custo.
    Tenho o meu vizinho que tem em LSF e não gosto muito, não sei explicar bem mas talvez a arquitetura não seja apelativa e dá a sensação de uma casa "temporária".

Decido por alvenaria, algumas coisas teria feito diferente mas não me arrependo na escolha em alvenaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N00b
  4.  # 5

Com o seu orçamento (130 mil) para 200m2... Esqueça LFS e o comandro. Vá pelo tradicional e sabe Deus se lhe vai chegar a guita. Não vai ser fácil.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes, Skinkx
  5.  # 6

Nem tinha reparado no orçamento de 130 mil por 200m2.

Esqueça outros métodos construtivos e vá pelo tradicional e mesmo assim dificilmente (para não dizer impossível) consegue 200m2 com 130 mil euros.
    • N00b
    • 2 dezembro 2016

# 7

Olá!

Obrigado pelas rápidas respostas! :)

Sim, o que me foi falado foi aproximadamente 650€/m2, chave na mão em LSF com todos aqueles produtos de isolamento conforme falei o que daria os tais 130k (um pouco mais para cima, mais para baixo). Não sei que marcas seria utilizadas, pois só comecei a reparar nisso das marcas posteriormente. Sei que o aço galvanizado é fornecido pela WIG Portugal.

O tradicional deve conseguir-se preços mais abaixo, mas não tendo a mesma qualidade de isolamento, correto? Pode aplicar-se depois o sistema ETICS, mas encareceria a obra.

LuisPereira,
    Que sistema de isolamento tem na sua casa. Parede dupla? ETICS? Outra coisa...?
  6.  # 8

Colocado por: N00bQue sistema de isolamento tem na sua casa. Parede dupla? ETICS? Outra coisa...?

Parede dupla com isolamento XPS.
    cobertura plana com granulado de cortiça e XPS
    • N00b
    • 2 dezembro 2016

# 9

Parede dupla com isolamento XPS.
    cobertura plana com granulado de cortiça e XPS

Pois, isso pelo que já andei penso eu que seja já muito bom! :)

Que temperatura tem habitualmente na casa, considerando esta altura do ano?
  7.  # 10

Colocado por: LuisPereiraParede dupla com isolamento XPS

Qual a espessura de XPS nas paredes?
  8.  # 11

Colocado por: santosvieira
    Qual a espessura de XPS nas paredes?

Parede exterior em betão armado com 15cm, seguido de caixa de ar de 5cm e EPS de 3cm seguido de uma parede te tijolo de 11cm
  9.  # 12

Colocado por: LuisPereira
    Parede exterior em betão armado com 15cm, seguido de caixa de ar de 5cm e EPS de 3cm seguido de uma parede te tijolo de 11cm

Tem bom comportamento térmico da casa? Estou a achar pouco 3 cm de isolamento térmico...
  10.  # 13

Posso confirmar que no verão é excelente, mantem a temperatura interior da casa bastante agradável. No inverno ainda não pode confirmar não estou a morar lá.

Tenham em atenção o isolamento das paredes é importante mas não o suficiente.
    O tecto é das zonas com mais perdas, o meu é bastante isolado, tecto falso com isolamento mais a cobertura com granulado de cortica e isolamento...
    As janelas contam com uma substancial parte... não descurem bons vidros e caixilharias
    Ter no verão sol a incidir nas janelas é critico, umas boas palas dao conta do recado.
    • N00b
    • 2 dezembro 2016

# 14

Posso confirmar que no verão é excelente, mantem a temperatura interior da casa bastante agradável. No inverno ainda não pode confirmar não estou a morar lá.

Tenham em atenção o isolamento das paredes é importante mas não o suficiente.
    O tecto é das zonas com mais perdas, o meu é bastante isolado, tecto falso com isolamento mais a cobertura com granulado de cortica e isolamento...
    As janelas contam com uma substancial parte... não descurem bons vidros e caixilharias
    Ter no verão sol a incidir nas janelas é critico, umas boas palas dao conta do recado.

O telhado tem de ser bem isolado também. Outras pessoas ligadas a construção falam-me de telha sanduiche. Eu não estou muito inclinado para lá devido à resistência e condensação que cria. O telhado seria algo du género que refere. Quanto a durabilidade, falaram-lhe em manutenção de quanto em quanto tempo?
    Sim, as palas é realmente algo que também vou ter em conta.
    Isso com certeza ficou mais caro que os 650€m2 :D
  11.  # 15

N00b, eu também perdi muito tempo a estudar métodos alternativos.

Neste momento existem 95% de probabilidades de optar pelo woodframing. Não o vi falar desse sistema. Em termos estéticos, aquele em concreto que vou usar não fica com qualquer madeira à vista (só uns detalhes aqui e ali), quem vê por fora e por dentro irá dizer que é em alvenaria. Só se bater nas paredes sentirá diferença.

Vejo que o seu discurso anda muito à volta da resistência da casa. Quanto a isso apenas lhe digo que se lembre que:
    1- há casas em madeira centenárias em pé, feitas sem absolutamente nada das técnicas e dos tratamentos de madeira que existem hoje em dia. O betão ainda não fez 100 anos, nem perto disso.
    2- em muitos países ditos evoluídos quase tudo é feito em madeira.
    3- Se aparecer um maluco disposto a partir paredes para lhe entrar em casa, tanto entra com madeira, LSF ou alvenaria. Só não entra se for um bunker.

Veja mais aqui: https://forumdacasa.com/discussion/42643/1/wood-framing-portugal/

Não optei pelo LSF pois os preços que obtive eram estupidamente superiores:
    https://forumdacasa.com/discussion/44968/1/duvidas-sobre-orcamentos-para-construcao-de-moradia-woodframing-lsf-e-ate-alvenaria/

Se só tem mesmo 130k para a casa convém que comece a procurar orçamentos que, já com IVA, totalizem perto de 120 k. Esses 10k serão uma almofada que irá agradecer e muito. O mais certo é nem assim chegar para tudo.
    Esse 650 €/m2 é já com IVA? Se não for, com IVA saltam para 800 €/m2. Sem qualquer derrapagem, fica-lhe a coisa por 160k.
    Tenha muita mas mesmo muita atenção ao que é que esses valores incluem. Esses 650€ incluíam a laje onde assenta a casa, por exemplo? Muitos preços que obtive não incluíam.

Colocado por: N00bo LSF tem durabilidade idêntica em termos de vida útil à alvenaria,

À partida, o LSF tem um tempo de vida útil muito superior à alvenaria. Há quem fale em 1000 anos ;)
  12.  # 16

Colocado por: N00bEu não estou muito inclinado para lá devido à resistência e condensação que cria

Perca mais tempo a ler o muito de bom que há aqui no fórum, verá que isso é uma falsa questão. Qualquer revestimento por que opte será sempre um de vários componentes que, se bem feito, no final lhe dá o isolamento e a resistência que pretende.
    • N00b
    • 2 dezembro 2016

# 17

Neste momento existem 95% de probabilidades de optar pelo woodframing. Não o vi falar desse sistema. Em termos estéticos, aquele em concreto que vou usar não fica com qualquer madeira à vista (só uns detalhes aqui e ali), quem vê por fora e por dentro irá dizer que é em alvenaria. Só se bater nas paredes sentirá diferença.

Não falei nele porque nem sequer o coloquei na equação, visto que por cá para algumas cabeças seria ainda mais complicada aceitarem a madeira do que o aço.

Vejo que o seu discurso anda muito à volta da resistência da casa. Quanto a isso apenas lhe digo que se lembre que:
    1- há casas em madeira centenárias em pé, feitas sem absolutamente nada das técnicas e dos tratamentos de madeira que existem hoje em dia. O betão ainda não fez 100 anos, nem perto disso.
    2- em muitos países ditos evoluídos quase tudo é feito em madeira.
    3- Se aparecer um maluco disposto a partir paredes para lhe entrar em casa, tanto entra com madeira, LSF ou alvenaria. Só não entra se for um bunker.

Mais uma vez, existem cabeças com 'ses' em relação à durabilidade dos materiais aplicados no LSF, nem sou bem eu. Vim questionar foi os mais sábios e experientes depois de já ter feito a minha pesquisa.
    1- Sei disso, e daí ter questionado do final do meu primeiro post se seriamos nós que estaríamos bem ou se seriam os outros.
    2-Utiliza-se madeira e o LSF. :) Tendo os dois estruturas e comportamentos semelhantes pelo que andei a ver.
    3- É a minha visão também.
    "Ah e tal um ladrão com uma picareta entra-te pela parede" Entra até por uma janela ou porta com muito menos trabalho...

Se só tem mesmo 130k para a casa convém que comece a procurar orçamentos que, já com IVA, totalizem perto de 120 k. Esses 10k serão uma almofada que irá agradecer e muito. O mais certo é nem assim chegar para tudo.
    Esse 650 €/m2 é já com IVA? Se não for, com IVA saltam para 800 €/m2. Sem qualquer derrapagem, fica-lhe a coisa por 160k.
    Tenha muita mas mesmo muita atenção ao que é que esses valores incluem. Esses 650€ incluíam a laje onde assenta a casa, por exemplo? Muitos preços que obtive não incluíam.

Os 130k que atirei está relacionado com uma ideia de preço por m2 que já tinha. Realmente se a casa tiver 200m2 e se for os 650€ (já com IVA) fica por esse preço, mas há sempre a tal derrapagem, e sim vamos ter que ter em consideração a tal almofada. Obrigado!
    Quanto à lage não lhe sei responder se já estava incluída nesse preço.

Uma coisa tenho quase como certa para mim. Se quiser o mesmo conforto, economia, qualidade de ar que se tem em LSF (com o standard), passar isso para alvenaria sairá bem mais caro.
    Queria era ouvir/ler isso de quem tem/teve essa experiência para me dizer realmente como é que são diversos aspetos. Desde a manutenção, climatização, durabilidade, conforto, qualidade, etc. Só assim poderei convencer os mais cépticos a aceitar isto como alternativa que a meu ver é espetacular. :)
  13.  # 18

Colocado por: N00bUma coisa tenho quase como certa para mim. Se quiser o mesmo conforto, economia, qualidade de ar que se tem em LSF (com o standard), passar isso para alvenaria sairá bem mais caro.

Eu não concordo.
    Concordam com este comentário: sousa tavares, Skinkx
    • N00b
    • 2 dezembro 2016

# 19

Colocado por: Picareta
    Eu não concordo.

Boa tarde Picareta,

Importa-se de explicar o porque de não estar de acordo?
    A meu ver, de acordo com a estimativa de valor que tenho de LSF e de valor semelhante de alvenaria, não consigo ter o mesmo isolamento. De acordo?

Alvenaria
    Parede dupla de tijolo, com 15 cm mais 11cm
    Caixa de ar com Poliestireno 3/4cm
    Reboco exterior de cimento e areia
    Estuque interior
    - Para ter mais isolamento pode aplicar-se um sistema ETICS, mas o custo final da alvenaria subirá consideravelmente.

LSF
    Estrutura com perfis metálicos
    Interior placas de gesso laminado de 15 mm
    Placas OSB com 12 mm
    Isolamento termo-acústico com lã mineral
    Isolamento térmico pelo exterior com placas de EPS de 60 mm coladas sobre o OSB
    Reboco com rede para proteger o sistema exterior (ETICS)
  14.  # 20

Acho que tem de ver melhor isso ...
    Estive a ver construção tradicional e LSF para a mesma tipologia e mesmo estilo arquitectonico e o preço era semelhante .... o LSF a obra ficava pronta acima dos 6 meses e o tradicional 10 a 12 meses . No LSF estava limitado a projectos já pré definidos , podendo fazer apenas ligeiras alterações, na tradicional o projecto é mais adaptável aos nossos gostos .. alem disso cheguei a acompanhar aqui um user que fez LSF e não correu muito bem...
    Por isso escolhi tradicional.

0.0252 seg. NEW