Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam!

    Armazeno os pellets para aquecimento no meu lugar de garagem. Para tal, tenho algumas metades de paletes no chão onde empilho os sacos de 15 kg de pellets sem dramas.

    No entanto, esta solução rouba um pouco de espaço, tornando mais difícil estacionar o carro (é necessário manobrar um bom bocado) e também dificulta algumas manobras dos vizinhos.

    Vai daí, estava a pensar em fixar as paletes (cerca de 50cm de profundidade) em jeito de estante a cerca de 1 metro do chão usando uns esquadros resistentes como os da figura abaixo. Assim, a dianteira do carro ficava bem arrumada por debaixo das estantes.

    Claro está, não quero que as estantes desabem e me amolguem o carro todo. Pelas minhas contas, cada prateleira (conto ter 3) terá de suportar uns 500 kg.

    Que esquadros me aconselham e em que quantidade? Às vezes eles têm a indicação, por exemplo, "50 kg", mas não dizem se esta carga é junto à parede ou na ponta (que torna o exercício mais complicado)?

    Mais: estamos a falar de uma parede vulgaríssima de alvenaria, e talvez seja estúpido pendurar 1.5 ton de pellets sob pena da parede desabar.

    Ideias?

  2.  # 2

    Colocado por: ClioIIestamos a falar de uma parede vulgaríssima de alvenaria, e talvez seja estúpido pendurar 1.5 ton de pellets sob pena da parede desabar.

    Nem 500 quanto mais 1500.
    Faça uma estrutura que fique apoiada no chão.
    Concordam com este comentário: dutilleul, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    • eu
    • 2 dezembro 2016 editado

     # 3

    Colocado por: ClioIIMais: estamos a falar de uma parede vulgaríssima de alvenaria, e talvez seja estúpido pendurar 1.5 ton de pellets sob pena da parede desabar.

    A parede até aguenta esse peso na vertical... o problema é que a sua solução vai provocar forças de torção horizontal e a zona da fixação não vai aguentar...

    O melhor é mandar fazer uma estrutura em aço, que apoie no chão. Não é assim tão caro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 4

    Pronto, vou tirar daqui a ideia. Apoiado no chão não vale a pena, pois nesse caso deixo de poder manobrar de qualquer maneira...
  4.  # 5

    Colocado por: ClioIIApoiado no chão não vale a pena, pois nesse caso deixo de poder manobrar de qualquer maneira...

    Não conheço o espaço em concreto mas parece-me precipitado esse seu juízo. Uma estrutura metálica como lhe foi recomendada acima - ou mesmo em madeira - pode apoiar lateralmente ao chão, nas extremidades de uma box / lugar de estacionamento, deixando livre o espaço até à parede para o estacionamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  5.  # 6

    Porque não coloca uma foto do local.?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  6.  # 7

    Aqui vai foto do local. À esquerda estão alguns sacos de pellets que me sobraram do ano passado.

    Na altura da foto as paletes estavam livres e prontas a receber o carregamento de pellets deste ano (neste momento já lá está mais de uma tonelada de pellets).

    Do meu lugar de estacionamento pouco se vê. Para terem uma ideia, a frente do carro fica de frente para a parede da foto, entre a linha amarela que se vê ao centro e a linha amarela que se vê à direita.

    Pela foto não dá para ver, mas na retaguarda tenho pouco espaço especialmente se o vizinho tb tiver o carro dele na garagem. Quando o meu carro entra, na primeira manobra ele fica apontado mais ou menos ao centro da parede, sendo depois precisas duas a três idas para atrás e novamente para diante até o carro ficar no sítio.

    Se eu conseguisse ter os 40 ou 50 cm que os sacos roubam como espaço para manobrar iria dar muito jeito. Mas se estiverem lá pés/estacas/whatever lá se vai a vantagem...
      IMG_20161202_165913865 (1).jpg
  7.  # 8

    Clioll

    embora seja contra que se meta seja o que for em lugaresde estacionamento ainda por cima material inflamável penso, a solução para ai é o mais simples

    basta imaginar uma estrutura tipo um andaime com os 4 pés junto ás extremas ( dois ´para cada lado claro)e depois uma ou duas prateleiras e voilá.liberta o chão de imediato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  8.  # 9

    Colocado por: marco1Clioll

    embora seja contra que se meta seja o que for emlugaresde estacionamento ainda por cima material inflamável penso, a solução para ai é o mais simples

    basta imaginar uma estrutura tipo um andaime com os 4 pés junto ás extremas ( dois ´para cada lado claro)e depois uma ou duas prateleiras e voilá.liberta o chão de imediato.




    Estamos a falar de um vão de uns 4 metros, onde um "toquezinho" num dos pés da frente a manobrar poderia ter consequências dramáticas fazendo desabar 1.5 toneladas de pellets. Não estou muito seguro da solução, julgo que terei de pensar nisso melhor e amadurecer a ideia.
  9.  # 10

    os dois pés em tubular encostados á parede lateral e ainda por cima unidos por mini vigas treliçadas, qual é o problema de aguentar com uma ou duas toneladas?
    é claro que os dois tubulares na esquerda por causa da janela só poderão ir talvez até essa altura do peito da mesma.
    no fundo tem que pensar a coisa como que um portico ali encostado, deixando livre a parte de baixo para a frente do carro quase encostar á parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  10.  # 11

    Colocado por: marco1os dois pés em tubular encostados á parede lateral e ainda por cima unidos por mini vigas treliçadas, qual é o problema de aguentar com uma ou duas toneladas?


    O problema é o meu senso comum, já que não sou engenheiro mecânico! :D
    O vão de 4 metros com 1.5 ton em cima está-me a meter confusão na mioleira, a menos que seja feito com tubulares, ou "I" ou "H" muito grossos. Mas não faço nem ideia de quão grosso é grosso suficiente.
  11.  # 12

    Em todo o caso, é uma ideia a explorar e agradeço toda a ajuda dada e a que possa vir!
  12.  # 13

    pois tem mesmo que falar com um engenheiro mas não mecânico :) mal de nós se não se conseguisse fazer um portico em estrutura metálica com 4 metros que aguente uma carga de 2 toneladas distribuídas por duas" pranchas"( prateleiras)
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 14

    Colocado por: marco1pois tem mesmo que falar com um engenheiro mas não mecânico :) mal de nós se não se conseguisse fazer um portico em estrutura metálica com 4 metros que aguente uma carga de 2 toneladas distribuídas por duas" pranchas"( prateleiras)


    Falei em "engenheiro mecânico" porque me pareceu o mais lógico tendo em conta a estrutura metálica. Mas, sim, um engenheiro civil habituado a estruturas também o saberá fazer certamente.
  14.  # 15

    Duas vigas da doka e um painel, fico loco com o acabamento feito e pode colocar lá o carro também.
    Concordam com este comentário: dutilleul
      estrado.png
    • eu
    • 5 dezembro 2016

     # 16

    Colocado por: ClioIIO vão de 4 metros com 1.5 ton em cima está-me a meter confusão na mioleira

    Você está a menosprezar muito a resistência do aço...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  15.  # 17

    Colocado por: eu
    Você está a menosprezar muito a resistência do aço...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    É capaz. :)
    Em todo o caso, não quero ficar com uma coisa que pareça uma ponte rolante da Lisnave (e que custe tanto como uma...) :)
  16.  # 18

    Colocado por: ClioIIFalei em "engenheiro mecânico" porque me pareceu o mais lógico tendo em conta a estrutura metálica


    Um engenheiro mecânico não perde tempo a fazer estruturas metálicas, a cabecinha deles roda a muito mais à hora... que fazer um simples trabalho de serralheiro civil.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  17.  # 19

    Colocado por: Bricoleiro

    Um engenheiro mecânico não perde tempo a fazer estruturas metálicas, a cabecinha deles roda a muito mais à hora... que fazer um simples trabalho de serralheiro civil.


    Por acaso este fim de semana troquei umas impressões com um engenheiro mecânico e olhe que não é bem assim... :)
  18.  # 20

    Uma ideia, troque o clio II por um Hummer do exército e meta a lenha em cima do tejadilho! :)
 
0.0234 seg. NEW