Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Sou do Algarve e estou neste momento em fase de decisão entre 2 ou 3 terrenos para construir a nossa habitação própria permanente.
    Sendo totalmente honesto, não entendo absolutamente nada dos procedimentos nem dos respectivos custos, pelo que venho aqui pedir o vosso aconselhamento dos eventuais passos a dar. Nesta fase inicial, o saber o que fazer e como fazer, é mais importante do que os custos, que estes propriamente ditos estarão sempre directamente ligados ao saber fazer.
    Compro o terreno, em zona com viabilidade para construção e depois?
    Entrego o processo de pedidos de viabilidades e licenciamentos a um gabinete técnico, arquitecto/engenheiro ou é possível ser eu próprio a fazê-lo? (obviamente que o projecto de arquitectura não...)
    A construção, é melhor contratar uma empresa tipo chave na mão ou encontrar um construtor que vá fazendo a obra e pagar uma avença a técnico para supervisionar (Nesta opção seria eu a escolher e adquirir os materiais) ou uma empresa que faça o serviço todo?

No fundo o que pretendo saber são os passos após aquisição do terreno até à conclusão da obra.

Obrigado e cumps
  2.  # 2

Partilho os passos que dei até agora no meu caso:

1. Vai à Câmara e pede o detalhe das condicionantes de cada terreno;
    2. Fala com um arquitecto e pede uma opinião/aconselhamento em relação à condicionantes face à casa que deseja construir;
    3. Escolhe o terreno, faz a escritura (paga o valor do terreno + IMT + IS + Actos Notariais) - assumindo que não faz crédito para o mesmo;
    4. Faz o levantamento topográfico;
    4. Faz consulta e escolhe o arquitecto (possivelmente o mesmo que o aconselhou inicialmente), detalha o que procura (processo interactivo) começa o estudo prévio;
    5. Escolhe o engenheiro/empresa de engenharia para o projecto de licenciamento;
    7. Senta o arquitecto com o engenheiro e mete-os a trabalhar em conjunto;
    8- Submete os projectos à Câmara;
    9. Decide se quer fazer projectos de especialidade, prepara caderno de encargos para construção;
    10. Adjudica a obra e escolhe um fiscal para ajudar a garantir que a coisa é feita em condições;
    11. Começa a construir e mete aqui uma fotos e a recolher umas opinião e sugestões, sendo que haverá outros passos (ramais, etc), mas ainda não cheguei a esta parte :)

Neste momento vou nas fases 8/9, vamos lá ver o que é que diz a Câmara...

Em relação à suas outras perguntas:
    - O seu arquitecto e o engenheiro devem tratar dos processos de licenciamento de arquitectura e especialidades com a Câmara;
    - Cada um sabe de si quanto à gestão da obra. No meu caso a ideia é ter apenas um empreiteiro para toda a obra deixando em aberto a possibilidade de algum trabalho especifico poder ser feito por terceiros (pavimentos, carpintarias, cozinha e aluminios). Tenciono também deixar em aberto a aquisição dos materiais directamente por mim (dependenrá do desconto do constructor), mas aqui o processo de execução ajudará certamente dado que já irá tudo detalhado no caderno de encargos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjovp, inesdosantos
  3.  # 3

Se não percebe nada do assunto nem tem terreno... Va à imobiliária e compre feita!
  4.  # 4

Também estou na mesma fase que o @pjovp.

Como faço para calcular o valor da escritura do terreno? Já vi que é o valor do terreno + IMT + IS + actos notariais, mas como não percebo nada gostaria de ver isso traduzido em números, sabendo que nos actos notariais depende do valor que cada notário cobra.
    • pjovp
    • 6 dezembro 2016 editado

# 5

Colocado por: tozepalmaSe não percebe nada do assunto nem tem terreno... Va à imobiliária e compre feita!

Não sabemos ler nem escrever mas vamos à escola para aprender. É assim a vida, aprender a fazer e fazer ou comprar o que os outros aprenderam e fizeram. São opções.
    De qualquer forma já foi uma opção que explorei e seguramente que não compensa. Os valores por aqui são muito inflaccionados e uma casa com alguma area exterior se tiver bom preço não quer dizer que seja bom negócio. Pelo contrário.
    Vou tentar explorar a construção e depois logo se vê.

Jpires76, excelente, muito obrigado.
    Entretanto já falei com 2 construtores que conheço e pedi-lhe uma estimativa para construir uma moradia V3 com o máximo de 200m2 de área bruta. Ambos falaram em valores a rondar os €180.000/€200.000 por uma construção básica ou normal.
    Isto aqui no Algarve e sobretudo na zona onde estou é a doer.
    O meu cunhado lá para o meio do Alentejo, construiu o casarão dele por €120.000 (de 1 piso, 3 casas de banho, comnstrução em formato de L com telheiros, 4 quartos e cerca de 250m2)....
    Quando me falam em valores de €200.000 por algo simples até cheguei a perder a fé na humanidade eheheh
  5.  # 6

Colocado por: zeuzaTambém estou na mesma fase que o @pjovp.

Como faço para calcular o valor da escritura do terreno? Já vi que é o valor do terreno + IMT + IS + actos notariais, mas como não percebo nada gostaria de ver isso traduzido em números, sabendo que nos actos notariais depende do valor que cada notário cobra.

Simulação para um terreno do tipo urbano que compre por exemplo por 50 000 euros.

Impostos a pagar sobre o valor da compra de 50 000 euros: IMT 6,5%+imposto de selo 0,8% = 50000*0,065+50000*0,008 = 3650 euros de impostos

A isto deve somar ainda o valor que cobram para fazer a escritura que rondará os 300 euros
    Concordam com este comentário: zeuza
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjovp, zeuza
  6.  # 7

Colocado por: zeuzaTambém estou na mesma fase que o @pjovp.

Para um terreno de 140.000€, cerca de 11.000€ para tudo o resto.
  7.  # 8

O terreno que tenho em vista custa à volta de 25000€.
    Pelo cálculo que o @jorgferr fez para 50000 terei metade dos custos.
  8.  # 9

Sim, 1825€ + 300 e qq coisa da escritura casa pronta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeuza
  9.  # 10

Olá a todos.

Estou também na iminência de compra de terreno para construção da minha moradia.

Como ainda não está o negócio fechado, o que devo procurar para não ter problemas mais tarde, nomeadamente, o que posso construir e como.

Sei que é na Câmara Municipal, onde poderei consultar as definições do loteamento, certo?

Mais alguma informação pertinente a consultar?

Caderneta predial?
    Finanças?

Obrigado a todos
  10.  # 11

Marcio79,

Se o terreno está inserido em Loteamento, indo à Câmara (ou no próprio site, dependendo da Câmara), consegue-se consultar as áreas dos lotes (para ver se a área que lhe estão a vender é efectivamente a mesma), e os dados sobre as condições de construção, nomeadamente a tipologia (moradia isolada, geminada, em banda), a área de implantação, a área de construção, o nr. de pisos.

Se o terreno não está inserido em Loteamento, qualquer PDM (se for bem esmiuçado e bem lido), deverá indicar o Índice de construção para a zona, afastamentos, índices de implantação, cérceas, número de pisos, etc.

Que zona estamos a falar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcio79

0.0144 seg. NEW