Iniciar sessão ou registar-se
    • 69x
    • 22 maio 2009 editado

     # 1

    apagado
  1.  # 2

    Ora a solução que eles propuserem foi ou nós casamos pelo civil (que pra ja ta fora de questão) antes das escrituras ou então temos que passar o terreno para nome dos dois ( o que demora montes de tempo).

    Ora a minha duvida é se realmente é assim que funcionam as coisas a nível das escrituras, se podemos construir a casa os dois estando tudo apenas em meu nome e não nos dois?


    Passar para nome dos dois demora assim tanto tempo? Mais do que fazer e pagar outro processo, noutro banco?

    Eu cá falo por mim... Se a minha namorada não quisesse casar comigo pelo civil, eu também não construia uma casa em nome só dela. ;)
    No caso de algum arrufo ficava a ver navios.

    O Amor é cego, mas não tem de ser parvo. Além disso o Amor também é lindo, portanto casem-se pelo civil...
    É só ir lá, nem custa muito dinheiro. Podem sempre deixar a parte social para depois!
    •  
      FD
    • 22 maio 2009

     # 3

    Colocado por: CariCunhaSegundo eles não seria possível fazer as escrituras assim.

    Que escrituras é que são estas, concretamente? A escritura de hipoteca?

    Bem, os bancos é que sabem como, quando e a quem é que querem emprestar dinheiro.
    Daí que a sua pergunta não faz muito sentido, se a estou a perceber correctamente.

    Um empréstimo é um empréstimo, nada mais do que isso: um banco empresta dinheiro a uma pessoa para que esta o gaste numa determinada coisa.
    A partir daqui, o banco estabelece as suas condições para emprestar o dinheiro. Uma delas pode ser a constituição de uma garantia real sobre um bem, que poderá executar em caso de incumprimento - uma hipoteca.
    Se o banco lhe quiser emprestar o dinheiro para construir uma casa pode fazê-lo sem hipoteca - não é obrigado a isso.

    O que está a dizer é que o banco não concede um empréstimo a duas pessoas quando a hipoteca é sobre a propriedade de só uma delas.
    Se estou a ver bem o filme, a mim não me faz muito sentido, porque ao banco o que interessa é reduzir o risco de incumprimento: ora, se tem duas pessoas responsáveis por um bem hipotecado que é propriedade de só uma, até me parece que o risco é menor...

    Colocado por: CariCunhase podemos construir a casa os dois estando tudo apenas em meu nome e não nos dois?

    Não vejo/conheço nenhum impedimento legal para que tal não aconteça. A pessoa que não tem a propriedade é que pode ficar a perder se as coisas correrem mal...

    No entanto, admito que possa estar errado e também gostaria que alguém mostrasse uma outra possível perspectiva da coisa.
  2.  # 4

    Está completamente errado,este comentário e se a caricunha quer mesmo uma opiniao,nao case e pense bem antes de colocar algo em nome de outra pessoa!
    No entanto e em relaçao novo banco,existem uma série de normas pelas que todos os bancos se regem igualmente,no entanto existem regras dentro do proprio banco que podem alterar substancialmente as condiçoes de um emprestimo!
    Por exemplo,o Barclays recusou o meu pedido de emprestimo,porque conduzo um camiao com matérias perigosas!
    Informe-se,muito bem,antes de decidir,seja o que for!


    Paula
    • 69x
    • 22 maio 2009 editado

     # 5

    apagado
    • 69x
    • 22 maio 2009 editado

     # 6

    apagado
  3.  # 7

    Está completamente errado,este comentário e se a caricunha quer mesmo uma opiniao,nao case e pense bem antes de colocar algo em nome de outra pessoa!
    Deixe lá casar a rapariga!!!!

    A questão do banco deve ser a seguinte:
    Quando se escritura a casa poderá ter de declarar que é proprietária do terreno e no caso do seu namorado isso não é verdade... Não sei se isto é um impedimento assim tão grande.

    É assim nós pretendemos casar pelo civil mas não para ja, so dp de ter a casa pronta para habitar.
    Se vai casar dp, pode antecipar para já, não precisa de dizer a ninguem, agora já nem são precisas testemunhas... e depois se quiser casar pela igreja, vai sempre a tempo, se não quiser faz uma almoçarada e pronto. :)

    Casar é mesmo a melhor solução, o terreno continua a ser seu uma vez que casa em comunhão de adquiridos.
    Por em nome dos dois é um risco para si. Fazer tudo em seu nome, é um risco para ele...

    demora cerca de 1,5meses
    Se for agora iniciar um processo noutro banco demora mais (só a aprovação do crédito e a avaliação...).
  4.  # 8

    Eu acho que é a decisao mais acertada!

    Paula
  5.  # 9

    Ò meus amigos,eu estive em uniao de facto com o meu marido,hoje em dia, e posso afirmar com toda a certeza,que ele tinha os mesmos direitos que eu e com as coisas que estavam em meu nome!
    Nao sou advogada mas garanto que apartir do momento em que tenha uma factura de algo em nome da outra pessoa e durante um determinado numero de meses,essa pessoa passa a dividir todas as responsabilidades e património também!
    Ò barata,deixe lá a rapariga,que ela nao quer casar,para agora!!

    Paula
  6.  # 10

    Pasilper
    Não eu não quero que ela case... pelo menos à força! :)

    Mas olhe que seria talvez a opção mais simples para resolver a questão, casar com comunhão de adquiridos.

    que ele tinha os mesmos direitos que eu e com as coisas que estavam em meu nome
    Os mesmos não tinha... mas também depende de que "coisas" estamos a falar. Passar o terreno para nome dos dois ainda lhe trás menos direitos...
    • Kynia
    • 22 maio 2009 editado

     # 11

    Isto parece um pouco estranho.
    Vamos supor que eles se separam hoje. Então, como não está nada em nome do rapaz ele fica sem nada.... a não ser que haja facturas da obra em nome dele o que eu nao acredito uma vez que está tudo em nome dela. Esse rapaz confia bastante na namorada.
  7.  # 12

    Tenho um problema, e não sei como solucionar.
    No ano de 2000 meu pai comprou um terreno, só que meu pai não tem nenhuma documentação que comprove que ele comprou, tudo foi resolvido na palavra.
    Pois bem, ele construir uma residência a maisde de 7 anos, hoje eu moro nesta residencia, e descobri todo esse rolo.
    Procurei o antigo proprietario e não consegui encontralo devido ele ter se envolvido em coisas ilegais está foragido.
    Nunca reclamaram da situação.
    O terreno mede 45x25, onde foi dividido em 3 partes iguais 15x25, há 3 casas construidas, pagamos um uníco imposto, cujo não está em nosso nome.
    Corro risco de perder a residência?
    Como faço para solucionar este problema?
    Agradeço desde já, e aguardo breve retorno com uma orientação.
  8.  # 13

    Cara CariCunha,

    Não sei se essa decisão depende do Banco em que esteja a contratar o crédito.
    Ainda assim deixo o meu testemunho:

    Contratei crédito à construção no Santander e estou na mesma situação que você. Não houve qualquer impedimento pois o crédito é concedido a ambos, ou seja, o património é sempre do Banco em caso de não pagamento apenas existem 2 pessoas a pagar.

    Em relação à propriedade da casa penso que será apenas uma decisão do casal e risco do mesmo.

    Boa Sorte*
  9.  # 14

    Muito boa tarde tenho uma duvida em relação à seguinte situação: eu tenho uma casa em que escritura está assinalada com um x metros quadrados, mas agora fomos medir e a casa ultrapassa e muito esses metros quadrados.Eu gostava de saber o que posso fazer para regularizar toda esta situação e se possível qual o preço que vou pagar.Muito obrigada
  10.  # 15

    Colocado por: OCorreiaMuito boa tarde tenho uma duvida em relação à seguinte situação: eu tenho uma casa em que escritura está assinalada com um x metros quadrados, mas agora fomos medir e a casa ultrapassa e muito esses metros quadrados.Eu gostava de saber o que posso fazer para regularizar toda esta situação e se possível qual o preço que vou pagar.Muito obrigada


    O melhor é deixar estar com está, se fosse ao contrário é que já era um problema.

    Se for mexer no assunto, vai ter montes de problemas com câmara, finanças, conservatória, arquitectos, engenheiros, topografos, etc, e no final o valor do IMI a pagar às finanças vai aumentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OCorreia
  11.  # 16

    O problema é que a casa ja tem mais de 50 anos, e está situada numa zona de muitos terrenos "baldios", e os herdeiros desses terrenos estao a arranjar-me alguns problemas, porque querem ter passagem por uma parte do meu terreno e no final nao podem.Mas como na minha escritura esses mettros quadrados nao estao referidos... eu tenho mesmo que regularizar...Gostava de saber o que tenho que fazer para por tudo em ordem, mesmo que pague.
  12.  # 17

    Uiiiiiiii

    Esse já é um problema complicado demais para mim. Em principio tem que fazer um levantamento do terreno e da casa, ir ás finanças e depois à conservatória.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OCorreia
  13.  # 18

    Entao diga-me uma coisa, é possivel regularizar esta situaçao.Isto é, desde que pague é claro
 
0.0203 seg. NEW