Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ptugaLavandaria é o nome que lhe dão... encare mais como o sitio onde guarda tudo o que é para uso domestico e que geralmente n fica bem, nem "cabe" bem na cozinha, tipo produtos de limpeza, aspirador, tabua de engomar, ferro e mais meia dúzia de coisas que agora n me vem à cabeça.
    Obviamente tb servirá para ter MLR e provavelmente o sistemas de aquecimento de águas sanitárias.
    No fundo é um espaço técnico!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cristi

    Para mim lavandaria é isso mesmo, uma lavandaria. Espaço para tratamento geral de roupas. Inclui lavar e engomar. Tudo o que é cheiros (enquanto a roupa está suja) e humidades do tratamento da roupa fica circunscrito a essa zona e não contribui para deteriorar o ambiente do resto da casa.
    No meu caso, tal como diz o ptuga, parte será também despensa e área técnica.
    Será provavelmente também local de armazenamento de roupas de cama e toalhas. Permite não ter de pensar em quartos com demasiada arrumação.

    Quanto à planta, concordo com algumas das críticas já feitas, principalmente estas

    Colocado por: LuisPereiraQuartos gigantescos.
    Varandas no piso 1?
    Cozinha vai ter mesa de refeições para toda a família? Mais uma vez parece pequena mas coloque lá a mobília á escala e verifique.


    Acho para uma família tão grande é má opção querer meter a zona de refeições numa cozinha dessa dimensão. Acho que o espaço vai ficar algo saturado, desnecessariamente. Se quer mesmo ter a zona de refeições na cozinha acho que a deveria fazer maior, mas aí perde para a sala.
    Se fosse eu optava por open space ou então preferiria ter uma cozinha mais pequena e passar a zona de refeições para a sala. Mas isto são gostos.
    Bem feito, bem feito, era optar por uma destas:
    https://www.thisiswhyimbroke.com/convertible-billiards-table/

    Compreendo que possa ter argumentos fortes para querer que os seus filhos partilhem quartos, e provavelmente até concordo com esses argumentos. Mas se é para ter quartos dessa dimensão para mim faria mais sentido fazer mais um quarto, para que cada um deles possa ter a opção de ter o seu quarto quando for mais velho. As visitas, das duas uma, ou ficam no escritório (tal como eu vou fazer na minha casa) ou então negoceia com os seus filhos que quando for preciso terão de ceder um dos quartos (tal como eu vou fazer na minha casa se as visitas forem tantas que o escritório não chega).

    Quanto à varanda, leve a sua "Maria" a visitar vivendas habitadas com varanda e ela que pergunte aos donos quantos deles as fariam se fosse hoje.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  2.  # 2

    Colocado por: CristiAcho é que por vezes têm dificuldade em falar com quem não percebe puto disto e aqui vem pedir ajuda

    Este fórum é tipo um curso de tropas especiais.
    Chegado aqui um novo recruta (DO), leva logo um arraial de porrada, e de seguida é insultado até à quinta geração. Se depois disso ainda lhe sobrar animo para por aqui continuar então o pessoal ajuda.
    É a forma que estes brutos arranjaram para selecionar quem efetivamente quer ajuda, de quem apenas quer ouvir dizer que está muito bem aquilo que já tem decidido.
    São métodos, com os quais não comungo. Se por aqui anda já algum tempo sabe que eu sou uma joia de rapaz, apesar de achar que o projeto está uma vergonha e que o arquiteto merecia duas marteladas no dedo mindinho.
    Isto se for mesmo arquiteto, se não for e o endrominou, merece um martelada na ponta de um sitio que agora não digo mas que começa por P e termina em ila
    Concordam com este comentário: Mk Pt, Cristi
    •  
      mhpinto
    • 5 dezembro 2016 editado

     # 3

    Colocado por: CristiMas entre Lavandaria, Cozinha e Sala de jantar .... abdico claramente da Lavandaria.

    Ou então roupa um bocadinho dessa área a mais nos quartos e faz a lavandaria no piso 1. Noutro tópico discutiu-se bastante essa possibilidade e, com algum surpresa minha que nunca tinha pensado nisso, afinal é coisa que tem muitos adeptos e que tem uma forte lógica: as roupas sujas saem dos quartos e para lá voltam para ser arrumadas quando lavadas, porquê então andar com elas para cima e para baixo?

    PS: sou um mero DO, caso ainda não tenha percebido.
    Concordam com este comentário: S. GOUVEIA BRAGA
  3.  # 4

    Colocado por: mhpintoPara mim lavandaria é isso mesmo, uma lavandaria. Espaço para tratamento geral de roupas. Inclui lavar e engomar. Tudo o que é cheiros (enquanto a roupa está suja) e humidades do tratamento da roupa fica circunscrito a essa zona e não contribui para deteriorar o ambiente do resto da casa.
    No meu caso, tal como diz o ptuga, parte será também despensa e área técnica.
    Será provavelmente também local de armazenamento de roupas de cama e toalhas. Permite não ter de pensar em quartos com demasiada arrumação.


    Colocado por: mhpintoOu então roupa um bocadinho dessa área a mais nos quartos e faz a lavandaria no piso 1. Noutro tópico discutiu-se bastante essa possibilidade e, com algum surpresa minha que nunca tinha pensado nisso, afinal é coisa que tem muitos adeptos e que tem uma forte lógica: as roupas sujas saem dos quartos e para lá voltam para ser arrumadas quando lavadas, porquê então andar com elas para cima e para baixo?


    O Engomar, por mais que isso possa parecer interessante, não me parece que tanto eu, a Maria ou a empregada quando formos engomar alguma coisa, o façamos fechados numa sala assim. A Roupa por menos lógica que isso tenha será sempre passada num lugar onde se possa ver TV, e se esteja melhor instalado.

    De qualquer forma ter uma zona no Piso 1 para recolha e distribuição de roupas pode ser uma solução, mas não resolveria o problema dos restantes "produtos" que se querem esconder na cozinha. A rever.

    Colocado por: mhpintoAcho para uma família tão grande é má opção querer meter a zona de refeições numa cozinha dessa dimensão. Acho que o espaço vai ficar algo saturado, desnecessariamente. Se quer mesmo ter a zona de refeições na cozinha acho que a deveria fazer maior, mas aí perde para a sala.
    Se fosse eu optava por open space ou então preferiria ter uma cozinha mais pequena e passar a zona de refeições para a sala. Mas isto são gostos.
    Bem feito, bem feito, era optar por uma destas:
    https://www.thisiswhyimbroke.com/convertible-billiards-table/


    Isso foi considerado, mas Open Space, eu pessoalmente não gosto. Daí ter pedido uma cozinha com porta de correr que a deixaria quase Open Space com a possível zona de refeições na sala. Ou seja, para as refeições normais e mais rápidas uma mesinha na cozinha daria. Para refeições de familia, com tempo, iriamos usar a mesa de refeições na sala, tendo na mesma uma ligação "visual" com a cozinha.

    Quanto à mesa convertível. Já tive uma, e não gostei! Em primeiro lugar é mais larga do que mesas normais, Gosto de mesas de jantar rectangulares e compridas, do que quase quadradas. Em segundo lugar, impede ter uma mesa posta e estar a jogar. Convido pessoal para jantar lá em casa, e obrigo a levantar a mesa, no final da noite antes de jogar uma partida. Não é funcional.

    Colocado por: mhpintoCompreendo que possa ter argumentos fortes para querer que os seus filhos partilhem quartos, e provavelmente até concordo com esses argumentos. Mas se é para ter quartos dessa dimensão para mim faria mais sentido fazer mais um quarto, para que cada um deles possa ter aopçãode ter o seu quarto quando for mais velho. As visitas, das duas uma, ou ficam no escritório (tal como eu vou fazer na minha casa) ou então negoceia com os seus filhos que quando for preciso terão de ceder um dos quartos (tal como eu vou fazer na minha casa se as visitas forem tantas que o escritório não chega).


    A Ideia de ter 4 quartos em cima e 1 em baixo, é que me permite moldar bem as várias situações. Quando eles tiverem idade para "exigirem" um quarto para cada um, eu terei idade para vir para o "escritório". Eles ficam lá em cima, e eu venho cá para baixo. Mas até lá, e ainda faltam uns bons anos, quero mesmo 2 a 2. Os quartos têm de ter espaço suficiente, pois apesar de ter esse quarto no Piso 0 para que a família possa passar a maioria do tempo no Piso 0 (trabalhos de casa, brinquedos) quero ter a possibilidade de quando eles entrarem na idade "parva", possam ter a sua secretária de trabalho, e a sua zona "privada" com espaço para eles. Irá deixar de ser dormitório e vai passar a ser o seu espaço. Eu já fui criança, e por mais que os pais queiram que os miudos estejam ao lado deles ... nós quando somos miudos tb queremos ter o nosso espaço ... e eu quero ter essa possibilidade para eles.
  4.  # 5

    Respeito e compreendo as suas opções.
    Só não compreendo este ponto aqui:

    Colocado por: Cristipara as refeições normais e mais rápidas uma mesinha na cozinha daria. Para refeições de familia, com tempo, iriamos usar a mesa de refeições na sala,

    Ao insistir em criar duas zonas distintas de refeições vai estar perder demasiado em termos de funcionalidade de toda a área social, a meu ver.
    Se, como parece, não tem área de construção suficiente para fazer uma cozinha e uma sala grandes o suficiente para albergar confortavelmente duas zonas de refeições, a mesa de snooker e a zona de estar, pese o que está a comprometer versus o facto de muito dificilmente vir alguma vez a usar as duas zonas de refeições em simultâneo.
    Qual a sua razão para não poderem fazer as "as refeições normais e mais rápidas" na mesa da sala?
  5.  # 6

    Colocado por: Cristidesenho prévio

    Um desenho prévio já com a orla das janelas em pedra, desenhada na planta !!!
  6.  # 7

    Colocado por: ptugaAcho que o quadro tem de ficar à entrada da casa
    não é isso que diz a regulamentação em vigor, fala em preferência mas não obriga.
  7.  # 8

    Colocado por: mhpintoAo insistir em criar duas zonas distintas de refeições vai estar perder demasiado em termos de funcionalidade de toda a área social, a meu ver.
    Se, como parece, não tem área de construção suficiente para fazer uma cozinha e uma sala grandes o suficiente para albergar confortavelmente duas zonas de refeições, a mesa de snooker e a zona de estar, pese o que está a comprometer versus o facto de muito dificilmente vir alguma vez a usar as duas zonas de refeições em simultâneo.
    Qual a sua razão para não poderem fazer as "as refeições normais e mais rápidas" na mesa da sala?


    Não me entenda mal ... estou a fazer contas de cabeça. O perfeito seria o Open Space, pois juntava o útul ao agradável e teria apenas uma zona que seriam duas :)
    O problema é que não gosto de Open Space (Cozinha/Sala) apesar de com o desenho que tenho actualmente, se retirasse a porta e parede infetrior da cozinha, e metendo lá a mesa de jantar, teria um Open Space apenas para a zona de jantar, mantendo mesmo assim uma separação com a zona de estar.

    Quando falo em duas zonas, é pelas rotinas diárias que tenho. O pequeno almoço é feito na cozinha (não o fazemos todos juntos, com sumo de laranja, bolos, diversos tipos de pão e todas as outras coisas que se vê na TV), o almoço na maioria dos dias é feito na escola, trabalho e mesmo ao fim de semana, acabamos por despachar primeiro os miudos, e depois almoçamos nós ... E apenas ao jantar é que estaos todos juntos, e por isso jantamos na sala de jantar. É apenas o reflexo da nossa vivência.

    Não ter uma zona da cozinha para pequeno almoço e refeições mais "rápidas", obrigaria a utilizar sempre a sala de jantar para tudo ... estou a pensar. :)
  8.  # 9

    Colocado por: Picareta
    Um desenho prévio já com a orla das janelas em pedra, desenhada na planta !!!


    Não fazendo ideia do que está a referir ... sim. para ter uma ideia dos timmings ... Tive uma reunião, onde apresentei as condicionantes, a minha vivência (o que faço, como faço, e o que gostaria de fazer), respondi a algumas questões, e ele ficou de me fazer um boneco inicial ...

    Passados 4 dias, enviou-me esse boneco com a ressalva que era apenas um desenho prévio para se iniciar a discussão. Se o foi buscar à gaveta e o adaptou para o que conversamos ... não sei! Mas a realidade é que responde ao que eu indiquei ...
  9.  # 10

    Colocado por: CristiNão fazendo ideia do que está a referir ...

    é isto:
      janela.JPG
  10.  # 11

    Não se sinta mal com as criticas. Aproveite as boas ideias e discuta-as com o seu arquitecto. Em ultima analise tem que lhe agradar é a si e principalmente... à patroa!
    Eu como DO tenho pena que não haja mais arquitectos a colocar aqui os seus trabalhos, sei que me ia alargar os horizontes, mas por outro lado eles próprios iam-se cruxificar uns aos outros...
  11.  # 12

    Colocado por: Picareta
    é isto:
      janela.JPG


    LOL ... nem tinha visto esse pormenor ... :)
    mas o que se conclui aqui Picareta?
  12.  # 13

    Colocado por: Cristimas o que se conclui aqui Picareta?

    Que não se trata de um estudo prévio, mas sim de uma copia de um qualquer projeto de licenciamento.
    Nenhum estudo prévio vem cotado com a dimensão das janelas, quanto muito cotas básicas de largura e comprimento da habitação
  13.  # 14

    Colocado por: tozepalmaNão se sinta mal com as criticas. Aproveite as boas ideias e discuta-as com o seu arquitecto. Em ultima analise tem que lhe agradar é a si e principalmente... à patroa!
    Eu como DO tenho pena que não haja mais arquitectos a colocar aqui os seus trabalhos, sei que me ia alargar os horizontes, mas por outro lado eles próprios iam-se cruxificar uns aos outros...


    Nada disso. Sei ao que vim e não fico nada melindrado com as opiniões, sugestões e criticas. Só com as criticas é que conseguirei abrir os olhos para alguma borrada que esteja a fazer, ou até ter novas ideias para discutir. E obviamente que tb terei de saber diferenciar o que é uma opinião e gosto com base em vivências distintas da minha, de opiniões/criticas essenciais.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  14.  # 15

    Colocado por: zedasilvaQue não se trata de um estudo prévio, mas sim de uma copia de um qualquer projeto de licenciamento.
    Nenhum estudo prévio vem cotado com a dimensão das janelas, quanto muito cotas básicas de largura e comprimento da habitação


    Portanto um projecto de licenciamento com uma base de ideias semelhante ao que tinha pedido, ou adaptado ao que tinha pedido.
    É errado fazer isso, para esta fase do campeonato?

    Não me levem a mal, mas eu acharia errado se fosse uma cópia de algo que não se ajustava de forma alguma ao que tinha discutido com ele ... vir com menos um quarto, não ter espaço para a minha mesa de snooker ... etc...
    Mas assim, qual é o mal?
  15.  # 16

    Colocado por: CristiMas assim, qual é o mal?

    Qual o desconte que o técnico lhe vai fazer no projeto?
    É que em boa verdade apenas vai necessitar de fazer a implantação, e mudar o nome e local da obra na parte escrita.
    Isso é coisa para o desenhador lá do gabinete fazer numa manhã.
    Mais uma tarde para imprimir e organizar o processo, e temos 1 dia de trabalho efetivo
  16.  # 17

    Colocado por: zedasilvaQual o desconte que o técnico lhe vai fazer no projeto?
    É que em boa verdade apenas vai necessitar de fazer a implantação, e mudar o nome e local da obra na parte escrita.
    Isso é coisa para o desenhador lá do gabinete fazer numa manhã.
    Mais uma tarde para imprimir e organizar o processo, e temos 1 dia de trabalho efetivo


    Já estamos a entrar em "outros assuntos". Que garantia tenho eu que qualquer projecto que me seja apresentado não seja cópia de outro qualquer com pequenos ajustes? Qual o mal de se aproveitarem outros projectos se eles responderem ao que o cliente pretende?

    Até ao ponto de um projecto ser mau, porque tecnicamente x, y, z eu entendo. Quando entramos na subjectividade, nos "ses", nos gostos pessoais, ou nos efeitos WOW (que não são explicáveis) fica difícil de interagir.

    O gabinete apresentou-me um orçamento, com a descrição dos trabalhos a serem executados , condições e um preço! Não refere no caderno de encargos que o projecto que me vai ser apresentado garante exclusividade e que será único. E para ser franco nenhum dos orçamentos recebidos garante essa premissa. Ou seja, qualquer dos gabinetes que me apresentou proposta, poderá pelo preço apresentado copiar a base de um outro projecto e adaptá-lo ao que pretendo.

    Não entendo o problema aqui ... mas ok.
  17.  # 18

    Colocado por: CristiNão ter uma zona da cozinha para pequeno almoço e refeições mais "rápidas", obrigaria a utilizar sempre a sala de jantar para tudo ... estou a pensar. :)


    Eu não penso na "sala de jantar" como sala de jantar. Comprendo que é algo que nos foi transmitido de gerações anteriores, o haver um espaço para refeições mais "arrumadinhas". Mas é algo que acho que para a vivência da maioria das famílias já faz pouco sentido. Eu vejo a "sala de jantar" como o espaço que na casa dediquei para se fazerem as refeições. Todas (claro está que isso não obsta a que eu ou alguém, quando faz uma refeição sozinho, pegue num tabuleiro e vá comer em frente à TV, por exemplo). Isto também na minha lógica de dar o máximo de aproveitamento a cada m2 da casa.
    Mas se acha que lhe faz assim tanta diferença na sua vivência ter um espaço para refeições na cozinha, faça uma daquelas penínsulas tão na moda, com 4 lugares (diz que nessas refeições nunca comem todos ao mesmo tempo). Poupa imenso espaço e permite-lhe fazer então essas refeições mais rápidas.
    Posso dizer-lhe que no meu apartamento fiz uma, usando a mesma lógica que a sua, mas também como forma de expandir a zona de trabalho. Antes de ter filhos, ainda a usámos bastante para comer, talvez por dar um ar mais intimista à refeição, por estarmos muito perto um do outro. Mas com a pequenada habituámo-nos a usar sempre a mesa de refeições e acho que nunca mais usámos a península para comer.
  18.  # 19

    Colocado por: CristiNão entendo o problema aqui ... mas ok.

    Não existe problema nenhum, desde que você esteja consciente disso mesmo.
  19.  # 20

    so venho aqui dizer que adoro o projeto, o arquiteto e o fórum :)))
 
0.0274 seg. NEW