Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se vai ter 2 quartos para pôr 2 crianças em cada um deles não pensou fazer 2 quartos (ou suites) exatamente iguais?

    E, não querendo fazer 4 casas de banho no piso de cima (partindo do princípio que faria as 2 suítes para as crianças), não pensou fazer o vosso quarto, junto com o das visitas (que seria muito mais pequeno) apoiados por uma WC comum?
  2.  # 2

    Colocado por: CristiQual o mal de se aproveitarem outros projectos se eles responderem ao que o cliente pretende?

    Não tem mal nenhum, desde que não pague um projecto feito de raiz, e receba uma cópia de outro projecto.
    •  
      Hugo S.
    • 5 dezembro 2016 editado

     # 3

    Não entendo este forum. Juro que por vezes não entendo este fórum.
  3.  # 4

    explique lá Hugo...
  4.  # 5

    Sabe Riscos, acho que existe um espaçamento grande entre um potencial dono de obra (ignorante na arte de construir) e os técnicos aqui do fórum. Eu cada vez que vejo um novo projecto a ser cascado de alto a baixo, cada vez que vejo um novo topico de construção a ser cascado de alto a baixo, olho para mim e penso "como é que na minha vida vou conseguir construir um dia a minha moradia".

    Eu por mais que me esforce não entendo a vossa "arte". Eu vejo as casas como pessoais, algo nosso. Por isso é que já mudei de casa uma mão cheia de vezes, e ainda não consegui encontrar o meu espaço. Algumas plantas que vejo por aqui e que me dizem alguma coisa, acabam por ser trucidadas pelos experts do fórum. Outras quando as vejo, penso logo "Xiiii vai levar uma coça das antigas dos experts", e depois ... Muito bom! Está fantástica.

    Eu não percebo nada disto, e tenho a sensação que cada vez que passo mais tempo a digerir o fórum, menos percebo :(
  5.  # 6

    como disse

    quando chegar a sua vez, os "experts" ao riscar a sua casa vão elucida-la da lógica das coisas.
    estar aqui a "desmontar" uma planta acaba por ser quase como estar a fazer o trabalho de quem foi pago para isso, é frustrante ficar em águas vagas mas mais vale ter uma pulga genuina atrás da orelha do que viver depois com elas mais tarde pelo corpo todo.
  6.  # 7

    Colocado por: CristiJá estamos a entrar em "outros assuntos". Que garantia tenho eu que qualquer projecto que me seja apresentado não seja cópia de outro qualquer com pequenos ajustes? Qual o mal de se aproveitarem outros projectos se eles responderem ao que o cliente pretende?


    Se vive bem com isso não há problema nenhum!

    Eu quando escolhi o arquitecto, escolhi um pelos trabalhos que me apresentou já feitos e pela empatia que se criou entre nós e ele.
    Depois da primeira reunião que foi apenas para conhecer o seu trabalho e a pessoa, pouco falamos do que queriamos, dissemos que queríamos uma casa no local tal, com x quartos, orçamento Y e pouco mais.
    Ele foi ver o local, pediu o levantamento topografico e na segunda reunião ai sim começamos com os detalhes do que queríamos na nossa casa.
    Enquanto conversávamos ele ia desenhando á mão e ia nos mostrando o que estava a fazer e as suas ideias.
    No final de algumas horas e muitos rabiscos da parte dele fomos embora e já com uma visualização do que seria a nossa casa em termos gerais, as fachadas e alguma disposição das divisórias... mas tudo muito bruto ainda.
    Passado uns tempos apresentou-nos a primeira planta e até chegarmos á planta final foram muitos meses de interações.

    A nossa casa temos a certeza que é nossa, que é a nossa imagem, que é oq eu nós queríamos e "sonhávamos" e mesmo assim agora fazia algumas coisas diferente.

    Pagamos bem ao arquiteto, muito mais do que normalmente aqui se diz que se paga mas valeu todos os cêntimos.
    O trabalho dele é perfeito? Não, de forma nenhuma, há algumas coisas que não ficaram da forma que deviam e o próprio arquiteto, apesar de ter muita experiencia aprende todos os dias com o seu trabalho, novas soluções, novos materiais e de alguma forma os seus clientes são cobaias, mas sei que a nossa casa tem "personalidade" e é única!

    Entre mais uma casa e sem defeitos ou a NOSSA casa com defeitos... prefiro a NOSSA casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cristi
  7.  # 8

    Um projeto é isso mesmo, riscos e rabiscos, avanços e recuos, sonhos e compromissos.
    Quando por aqui “ se casca “ em alguns projetos, a grande maioria das vezes não consideramos a partes dos sonhos e compromissos. Falta-nos saber o porque de aquilo ali estar ou ser assim. É certo que muitas vezes está só porque sim, porque é mais um que saiu da gaveta e apenas houve o cuidado de o encaixar no novo terreno.
    Não existe mal algum nisso, desde que o futuro DO esteja consciente disso mesmo.
    O que não deve acontecer é o DO comprar gato por lebre. Creio que é isso mesmo que por aqui muitas vezes se tentar dizer aos futuros DO, quando se lhes casca nos projetos ou nas obras.
  8.  # 9

    Sem duvida zedasilva

    Eu bem que levei na cabeça quando coloquei aqui o meu e com algumas ideias aqui do forum o projeto foi aperfeiçoado.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 10

    Colocado por: LuisPereiraEu quando escolhi o arquitecto, escolhi um pelos trabalhos que me apresentou já feitos e pela empatia que se criou entre nós e ele.
    Depois da primeira reunião que foi apenas para conhecer o seu trabalho e a pessoa, pouco falamos do que queriamos, dissemos que queríamos uma casa no local tal, com x quartos, orçamento Y e pouco mais.
    Ele foi ver o local, pediu o levantamento topografico e na segunda reunião ai sim começamos com os detalhes do que queríamos na nossa casa.
    Enquanto conversávamos ele ia desenhando á mão e ia nos mostrando o que estava a fazer e as suas ideias.


    LuisPereira, o meu caso foi parecido. Não fez o levantamento pois já estava feito, e não ainda ver o terreno, mas estivemos a ver Online, e ele conhece a zona (mostrou-me uma moradia feita por ele lá). Ouviu o que eu pretendia, rabiscou num papel, e passados uns dias enviou-me o que eu partilhei aqui, como primeiro feedback. Pediu-me para eu analisar, olhar para os espaços, imaginar a minha vivência na casa, e tenho reunião marcada para a próxima semana para entrarmos nos detalhes.

    Colocado por: LuisPereiraA nossa casa temos a certeza que é nossa, que é a nossa imagem, que é oq eu nós queríamos e "sonhávamos" e mesmo assim agora fazia algumas coisas diferente.


    Eu não tenho dúvidas que a minha casa será a minha casa. Pode ter a base de mil e uma casas diferentes, pode ter ideias de outros projectos, pode seja o que for, mas o projecto só vai estar concluído quando eu olhar para a minha casa e a ver como Minha. Uma casa que responda ás minhas necessidades e não as de outra pessoa qualquer.

    Colocado por: LuisPereiraPagamos bem ao arquiteto, muito mais do que normalmente aqui se diz que se paga mas valeu todos os cêntimos.


    Também vou pagar um bom dinheiro. Não é mais do que se vai falando por aqui, mas sim um valor que está na média do que por aqui se vai falando e não gera muita revolta. Não foi o mais barato, mas não foi o mais caro. Também não foi escolhido pelo preço (foi um factor), mas foi pela resposta que me deu.

    Colocado por: zedasilvaUm projeto é isso mesmo, riscos e rabiscos, avanços e recuos, sonhos e compromissos.
    Quando por aqui “ se casca “ em alguns projetos, a grande maioria das vezes não consideramos a partes dos sonhos e compromissos. Falta-nos saber o porque de aquilo ali estar ou ser assim. É certo que muitas vezes está só porque sim, porque é mais um que saiu da gaveta e apenas houve o cuidado de o encaixar no novo terreno.


    zedasilva, não tenho problema nenhum com as criticas que fizeram aos desenhos que aqui coloquei. Eu podia ter esperado por ter algo mais final, para vir aqui, mas optei por em fase preliminar obter o feedback do forum. Com uma reunião com o Arquitecto, e com um dia no fórum, tenho um primeiro esboço e vários assuntos para discutir com ele. Era isso que pretendia.

    Colocado por: LuisPereiraSem duvida zedasilva
    Eu bem que levei na cabeça quando coloquei aqui o meu e com algumas ideias aqui do forum o projeto foi aperfeiçoado.
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Em jeito de provocação (espero que não leve a mal), já viu que se não conhecesse o forum e se fosse leigo como a maioria dos DO são, se calhar e, como disse, pagando bem mais do que se fala por aqui, tinha-se ficado com desenhos, de um arquitecto verdadeiro que correspondiam ao que pretendia, mas que teriam erros. Não sou os que ficaram, mas aqueles que o forum identificou e o alertou. É a prova que, mesmo com um arquitecto verdadeiro, um valor alto, e um processo limpo como o seu ... levou na cabeça e bem ... e com esses ensinamentos melhorou o seu projecto.

    Como nota final, eu não espero que os membros do fórum me digam se devo ter mais banheiras ou menos, se devo colocar os miudos separados em 10 quartos, ou se devo meter todos no mesmo quarto. Considero isso sugestões, opiniões com base em outras vivências e são tidas em conta para me levar a pensar na minha própria vivência e pensar se beneficiaria com a alteração (o caso mais premente desta discussão foi o tema Lavandaria, que eu estou a considerar). Mas o que pretendia era outro tipo de criticas, como já vi em outros topicos, por exemplo a questão das sanitas (facil resolução, mas que nem tinha reparado), a questão das escadas (já vivi numa moradia com a mesma posição e forma das escadas e não me incomodou, mas vou desafiar o arquitecto a pensar nisso, se não o estiver já a fazer), se deveria considerar outro tipo de janelas por causa da orientação da casa, se a relação entre cozinha e sala podia ser melhorada e como, se poderia fazer a separação da sala de jogos com a sala comum ... sei lá ... coisas que me ajudassem a abrir a pestana e a interagir com o meu arquitecto de uma forma mais produtiva.
  10.  # 11

    Colocado por: marco1como disse
    estar aqui a "desmontar" uma planta acaba por ser quase como estar a fazer o trabalho de quem foi pago para isso, é frustrante ficar em águas vagas mas mais vale ter uma pulga genuina atrás da orelha do que viver depois com elas mais tarde pelo corpo todo.


    O problema é que o marco1 me está a colocar uma pulga, mas não é atrás da orelha. Apenas a está a colocar. Eu não consigo entender se a critica é porque acha que o desenho é uma cópia ajustada e como tal não merece comentário, não entendo se a critica é porque acha que o arquitecto não é arquitecto, ou porque genuinamente o desenho tem erros grosseiros estruturais que fazem desta "planta" uma aberração.
  11.  # 12

    Colocado por: PicaretaNão tem mal nenhum, desde que não pague um projecto feito de raiz, e receba uma cópia de outro projecto.


    Picareta, que se pode fazer para garantir que um qualquer projecto não é um aproveitamento, cópia e/ou ajuste de um outro projecto? A única forma que penso existir é ver o que se pediu e transmitiu representado no mesmo, correcto?
  12.  # 13

    Colocado por: PandRSe vai ter 2 quartos para pôr 2 crianças em cada um deles não pensou fazer 2 quartos (ou suites) exatamente iguais?


    Não foi de facto pensado ... como todos têm idades diferentes, não pensei em replicar o espaço de forma igual. Depois tenho meninas e meninos, o que obriga a necessidades diferentes.

    Colocado por: PandRE, não querendo fazer 4 casas de banho no piso de cima (partindo do princípio que faria as 2 suítes para as crianças), não pensou fazer o vosso quarto, junto com o das visitas (que seria muito mais pequeno) apoiados por uma WC comum?


    Nunca gostei de WC partilhados, aliás faz-me imensa confusão. Como tenho espaço no Piso 1, e como já disse considerei a colocação de mais um WC, mas ... não vejo a necessidade.

    Uma das coisas que quero ver alteradas, e aproveitar melhor o espaço que tenho, e criar uma zona de closet. A maria tem tanta, mas tanta roupa, que hoje em dia são usados mais do que os roupeiros da suite, e por isso quero criar uma zona na suite onde possa ter toda a nossa roupa, sem ter de ir roubar espaço de arrumação a outros quartos.
    • RCF
    • 6 dezembro 2016

     # 14

    Cristi

    Apenas uma pequena anotação - Pelo que li, parece-me que a casa está muito pensada para as crianças que tem (parabéns pelo número). Quanto a isso, será bom ter em conta que a fase "criança" é curta, pois elas crescem rápido, para além de que está a projetar uma casa que dificilmente estará pronta dentro de menos de 2 anos (uma criança cresce muito em 2 anos). Por isso, eu não a pensaria nem projetaria tanto a pensar em crianças, mais sim em jovens e especialmente nos pais adultos, a caminhar para a velhice...

    Quanto ao resto, lamento que as críticas que estão a dirigir ao seu projeto, da mesma forma que são dirigidas a muitos outros projetos aqui apresentados, sejam motivo para que outros foristas, alguns até assíduos intervenientes, se coíbam de apresentar aqui os projetos das casas que estão a projetar e construir. O fórum perde com isso!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 15

    é por isso que pouco comento arquiteturas e a qualidade das mesmas...como diz o velho...cada macaco no seu galho, e nisto de arquitetura que não é uma ciência exata, tem muito que se lhe diga. eu pessoalmente já perdi um pouco o gosto de colocar os trabalhos que faço aqui, desde que fui "ligeiramente" criticado por isso!!
  14.  # 16

    Colocado por: RCFApenas uma pequena anotação - Pelo que li, parece-me que a casa está muito pensada para as crianças que tem (parabéns pelo número). Quanto a isso, será bom ter em conta que a fase "criança" é curta, pois elas crescem rápido, para além de que está a projetar uma casa que dificilmente estará pronta dentro de menos de 2 anos (uma criança cresce muito em 2 anos). Por isso, eu não a pensaria nem projetaria tanto a pensar em crianças, mais sim em jovens e especialmente nos pais adultos, a caminhar para a velhice...


    Parece-me um excelente conselho.
  15.  # 17

    Cristi

    chegou a investigar aquilo do arquiteto? só por curiosidade.

    RCF

    talvez segundo a sua teoria, qualquer professor de dança teria que ser um campeão, sem isso não teria legitimidade para saber ensinar a dançar.
    eu pessoalmente não vejo muito interesse em estar aqui a expor os meus trabalhos, até por uma questão de privacidade, e deixo isso ao critério dos clientes.
    se eles o puserem, aliás como já aconteceu, cá estou eu sem receio algum em defender os projetos.
    • RCF
    • 6 dezembro 2016

     # 18

    Colocado por: marco1talvez segundo a sua teoria, qualquer professor de dança teria que ser um campeão, sem isso não teria legitimidade para saber ensinar a dançar.
    eu pessoalmente não vejo muito interesse em estar aqui a expor os meus trabalhos, até por uma questão de privacidade, e deixo isso ao critério dos clientes.
    se eles o puserem, aliás como já aconteceu, cá estou eu sem receio algum em defender os projetos.


    professor de dança...? Não tem nada a ver...
    Claro que o arquiteto não deve vir para aqui pedir opiniões sobre os trabalhos concretos que projeta para os seus clientes. Mal seria...
  16.  # 19

    mas não é isso que fazem os donos de obra com os seus projetos'
  17.  # 20

    Colocado por: marco1chegou a investigar aquilo do arquiteto? só por curiosidade.


    Tentei mas ainda não consegui. O pdf que recebi não vinha assinado, e por isso não tenho o nome completo dele. Já tentei procurar só com os dois nomes com que se apresenta, mas aparecem-me dezenas de resultados. Como vou ter reunião na próxima semana, irei tentar obter o número de membro, ou o nome completo para voltar a verificar.
    Não se preocupe que direi depois aqui se sim ou não.

    Colocado por: RCFApenas uma pequena anotação - Pelo que li, parece-me que a casa está muito pensada para as crianças que tem (parabéns pelo número). Quanto a isso, será bom ter em conta que a fase "criança" é curta, pois elas crescem rápido, para além de que está a projetar uma casa que dificilmente estará pronta dentro de menos de 2 anos (uma criança cresce muito em 2 anos). Por isso, eu não a pensaria nem projetaria tanto a pensar em crianças, mais sim em jovens e especialmente nos pais adultos, a caminhar para a velhice...


    Tem razão, e é talvez o assunto que mais voltas à cabeça me tem dado. São 4 e a amplitude de idades entre eles chega aos 9 anos. Pensei em ter 1 quarto por cada um, e teria de ter sempre um no piso inferior por causa dos futuros velhotes (eu e a maria). O que eu pensei foi, ter como base inicial, 1 para cada 2, um para mim e um para visitas no piso de cima, ou seja, 4 em cima e 1 em baixo. Conforme vão crescendo, terei dois mais velhos e 2 mais novos. Posso dar um quarto a cada um dos mais velhos, e um quarto para partilhar aos outros e um para mim. Quando eles crescerem mais um pouco, posso perfeitamente dar os 4 quartos (individuais a cada um) e eu vir para o piso 0. nos anos seguintes, eles começam a ir embora da casa e a constituir famílias deles, faço uma caixa de ar no piso 1 e vivo no Piso 0.

    Estarei a pensar mal? Para além disso se tiver um deles que queira ser adulto a viver com os pais, o anexo terá as condições necessárias para fazer uma pequena casa para um deles. Eu deixarei de usar o anexo de forma profissional e ele poderá facilmente ser adaptado para uma pequena casa para eles (aquele quadrado no topo, ficará preparado para ter uma cozinha ali).
 
0.0261 seg. NEW