Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    só quero dizer com isto que detesto aquela boca: ah estás a criticar mas mostra lá os teus

    ou seja penso que ver assim as coisas é uma forma muito básica.

    no caso em concreto o importante é que a Cristi esteja satisfeita, eu pessoalmente iria gastar duas ou três páginas a explicar tintim pot tintim certas coisas coisas que pensam que estão mal pensadas neste projeto. ora a minha disponibilidade mental também tem limites, dai que ou ficava calado ou apenas levantava a lebre. Agora cabe á Cristi olhar cada vez mais com olhos de ver para o projeto e tomar as suas opções.
    por exemplo podia começar por meter mobília na planta do rc, depois podia mesmo á mão traçar os circuitos diários, depois pensar muito bem o que vai fazer naquele miolo da cozinha, etc, etc, etc,
  2.  # 2

    Colocado por: marco1mas não é isso que fazem os donos de obra com os seus projetos'


    marco1, eu como Dono de Obra venho procurar ajuda, outros pares de olhos, experiências, conhecimento que me permitam dialogar com o meu arquitecto. Ele e eu seremos os donos das decisões, mas se puder ser ajudado, porque não pedir ajuda?
    Não é isso que o marco1 faz em outros locais na internet, ou até aqui em outros tópicos, quando se fala em outros assuntos que não domina? Não pede ajuda aqui no fórum?
  3.  # 3

    Cristi

    não confunda, não fui eu que me opus a isso.
    não sou radical e pensar que tudo tem de ter uma regra.
    cada caso é um caso pois as diferenças entre terrenos, programas, zonas e DO são muitas de caso para caso.
  4.  # 4

    já agora por exemplo, consegue explicar por que razão a wc do anexo não pode ficar arrumadinha lá atras junto á área técnica e arrumo? é que assim ficaria com o salão melhor aproveitado sem esquinas.
  5.  # 5

    Colocado por: marco1no caso em concreto o importante é que a Cristi esteja satisfeita, eu pessoalmente iria gastar duas ou três páginas a explicar tintim pot tintim certas coisas coisas que pensam que estão mal pensadas neste projeto. ora a minha disponibilidade mental também tem limites, dai que ou ficava calado ou apenas levantava a lebre. Agora cabe á Cristi olhar cada vez mais com olhos de ver para o projeto e tomar as suas opções.
    por exemplo podia começar por meter mobília na planta do rc, depois podia mesmo á mão traçar os circuitos diários, depois pensar muito bem o que vai fazer naquele miolo da cozinha, etc, etc, etc,


    Sou um Gajo! :)
    Eu já fiz isso. A primeira coisa que fiz quando recebi o email, foi ir para o PC com um programa online desenhar a casa e meter lá a minha mobília, com as dimensões correctas, a mesa de snooker (por isso já disse que cabe em duas zonas distintas, apertado mas cabe)
    A Cozinha admito que é o menos pensado e menos trabalhado.
  6.  # 6

    Colocado por: marco1já agora por exemplo, consegue explicar por que razão a wc do anexo não pode ficar arrumadinha lá atras junto á área técnica e arrumo? é que assim ficaria com o salão melhor aproveitado sem esquinas.


    Sim, posso explicar:
    O meu trabalho envolve e precisa de uma área em que pessoas fiquem à espera e que tenham uma zona de "descanso" e de preparação. Esse quadradinho serve exactamente para isso. Meter ali uns sofás, uma TV, e as pessoas não ficam no meio da minha zona de trabalho. A Zona perto da janela (será uma janela alta, ok), levará um biombo para se fazer possíveis trocas de roupa, e terá armários onde guardarei material de trabalho.
    A Zona de trabalho efectiva conta-se apenas colocando uma linha imaginária entre a área técnica e arrumos, e da área técnica para a IS (por volta de 6x6)
  7.  # 7

    Colocado por: CristiEstarei a pensar mal?

    Nesse aspeto, acho que está a pensar muito bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cristi
  8.  # 8

    já reparou que entra para a sala por um corredor de 1.2? não poderia entrar diretamente do hall?
    já reparou que tem uma casa enorme e acaba lá em cima por ter uma wc sem janela?
    aquelas escadas com cerca de um metro de largura, tem um percurso fastidioso,
    que os quartos estão enormes e que a wc da suite apenas poderá ter 80 cm entre o lavatório e a banheira?
    já reparou que a porta da wc cá em baixo quando abre fica com uma sanita diretamente virada para a porta da sala?
    já pensou que a divisão da cozinha melhor arrumada na casa podia proporcionar fazer um salão mais limpo e poder meter a tal mesa de bilhar mais desafogada?
    já pensou onde fará o tratamento de roupa?
    onde poderá ter um despenseiro ou arrumos no rc?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cristi
  9.  # 9

    ..
  10.  # 10

    Colocado por: mhpinto
    Ou então roupa um bocadinho dessa área a mais nos quartos e faz a lavandaria no piso 1. Noutro tópico discutiu-se bastante essa possibilidade e, com algum surpresa minha que nunca tinha pensado nisso, afinal é coisa que tem muitos adeptos e que tem uma forte lógica: as roupas sujas saem dos quartos e para lá voltam para ser arrumadas quando lavadas, porquê então andar com elas para cima e para baixo?

    PS: sou um mero DO, caso ainda não tenha percebido.
    Concordam com este comentário:S. GOUVEIA BRAGA


    Não sei se está a fazer referência ao meu comentário num outro post...mas de facto o meu plano é construir moradia com lavandaria no piso 1. Mas nem é só o facto de ser a roupa fazer um circuito mais pequeno e o facto de a maior parte da roupa que se lava está nos quartos e wc pk é onde nos despimos para tomar banho. Pretendo colocar a Lavandaria entre casas-de-banho por duas razões: isolamento acústico e assim possibilidade de lavar a roupa de noite o que ficará mais em conta tendo em conta a tarifa nocturna ser inferior; e fazer como nos hospitais uma pequena porta na parede entre casa-de-banho e lavandaria por onde se colocará a roupa quando nos despimos e assim caí do lado da lavandaria directamente no cesto da roupa.

    Hoje em dia quer-se uma casa funcional e que de preferencia as tarefas fiquem facilitadas.

    São ideias que achei pertinente partilhar pk poderá interessar a alguém.

    ;)
  11.  # 11

    Mesmo com casas de banho a separar a lavandaria nao sei se vai ter isolamento sonoro suficiente para uma maquina a torcer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: S. GOUVEIA BRAGA
  12.  # 12

    Colocado por: CristiNunca gostei de WC partilhados, aliás faz-me imensa confusão. Como tenho espaço no Piso 1, e como já disse considerei a colocação de mais um WC, mas ... não vejo a necessidade.


    E está a pensar colocar apenas 1 WC para os 4 filhos?

    É que será extremamente partilhada...
  13.  # 13

    Antes de mais, obrigado pelo comentário ... não foi assim tão dificil fazer alguns reparos que me podem ajudar. Obrigado.

    Colocado por: marco1já reparou que entra para a sala por um corredor de 1.2? não poderia entrar diretamente do hall?

    Já. Como já indiquei num comentário anterior, foi logo indicado que a porta da sala se deveria deslocar para o lado direito e encostar na parede da escada, ficando assim de frente ao Hall.
    Colocado por: marco1já reparou que tem uma casa enorme e acaba lá em cima por ter uma wc sem janela?

    Até são duas, sendo que uma delas foi logo indicado que teria de ter janela (da suite). A outra, tb será revista e se possível (acredito que sim) tb terá janela.
    Colocado por: marco1aquelas escadas com cerca de um metro de largura, tem um percurso fastidioso,

    É um ponto. Não tinha nem sequer reparado na largura das escadas. Já pedi para o arquitecto verificar e preparar uma solução com a escada separada em dois (não sei dizer como é, mas em vez de ser seguida, ter ao meio uma volta de 180º)
    Colocado por: marco1que os quartos estão enormes e que a wc da suite apenas poderá ter 80 cm entre o lavatório e a banheira?
    já reparou que a porta da wc cá em baixo quando abre fica com uma sanita diretamente virada para a porta da sala?

    Como já indiquei a suite tem de ser revista, pois quero um espaço de arrumação diferente para a mesma, e como tal terei de mexer na estrutura do piso 1. Nesse WC a sanita também está de frente para a porta, o que vai ter de ser mudado. Já tinha sido identificado por outro forista e bem, por sinal.
    Colocado por: marco1já pensou que a divisão da cozinha melhor arrumada na casa podia proporcionar fazer um salão mais limpo e poder meter a tal mesa de bilhar mais desafogada?
    já pensou onde fará o tratamento de roupa?
    onde poderá ter um despenseiro ou arrumos no rc?

    Estes pontos já foram também, felizmente, discutidos aqui. Lavandaria foi algo que eu indiquei que não pretendia, pois a minha experiência, não só em apartamentos, mas também em moradia, nunca tive nem despensa nem lavandaria e para ser sincero nunca senti falta. Lá está, são hábitos e vivências. Mas por me terem falado tanto na lavandaria, que já o estive a discutir ontem com a minha maria, e concluímos que possa fazer sentido ter de facto uma zona no piso 0 para pequenos arrumos (detergentes, maquina da roupa, cestos, etc...)
    Quanto à despensa ... acho que tenho área suficiente na cozinha para ter armários para loiças e outros acessórios de cozinha, e ter um móvel para despensa, não necessitando de uma divisão para isso.

    Já agora, a explicação que dei para o anexo, fez sentido para si?
  14.  # 14

    Colocado por: PandRE está a pensar colocar apenas 1 WC para os 4 filhos?

    É que seráextremamentepartilhada...


    Ou não percebi a sua sugestão, ou estamos a falar de partilhas diferentes. O que indiquei é que não gosto de ter 1 WC a ser partilhado por dois quartos. Não acho lógico nem sequer funcional. Outra coisa que se poderá discutir é se 1 WC para 4 filhos é suficiente, e aproveitar o espaço que tenho no Piso 1 e transformar um outro quarto em suite. Isso, como já indiquei é algo que está a ser analisado, mas partilhar estruturalmente uma WC entre dois quartos ... está fora de questão. Aqui é mesmo gosto!
  15.  # 15

    Uma das criticas que mais fazem aos projectos aqui colocados, é o desperdício de área em corredores, no hall, e espaços comuns, neste projecto é ao contrário, acho o espaço comum no piso 1 claustrofóbico, demasiado pouco para circularem 6 pessoas em simultâneo!! .... ainda por cima numa casa onde vejo tanta área desperdiçada.
    Concordam com este comentário: marco1, Cristi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cristi
  16.  # 16

    Colocado por: PicaretaUma das criticas que mais fazem aos projectos aqui colocados, é o desperdício de área em corredores, no hall, e espaços comuns, neste projecto é ao contrário, acho o espaço comum no piso 1 claustrofóbico, demasiado pouco para circularem 6 pessoas em simultâneo!! .... ainda por cima numa casa onde vejo tanta área desperdiçada.
    Concordam com este comentário:marco1


    Interessante. Sabe que quando vi o desenho uma das primeiras coisas de que me lembrei foi exactamente disso e achei que estavam de facto reduzidas ao mínimo. Mas é uma realidade que ao olhar para o Piso 1, acaba por ser um Hall/Corredor que apenas correr para dar acesso aos vários quartos. Vou considerar, se não estiver já visto por ele.

    Obrigado!
    • PandR
    • 6 dezembro 2016 editado

     # 17

    Colocado por: CristiO que indiquei é que não gosto de ter 1 WC a ser partilhado por dois quartos. Não acho lógico nem sequer funcional


    Então mas esta WC não está a ser partilhada não por 2 mas por 3 quartos? Agora sou eu que não percebo... Está a dizer que não gosta de ter WC partilhado mas tendo 1 única WC, a mesma terá de ser partilhada pelos seus 4 filhos...
      partilha.JPG
  17.  # 18

    Colocado por: PandREntão mas esta WC não está a ser partilhada não por 2 mas por 3 quartos? Agora sou eu que não percebo... Está a dizer quenãogosta de ter WC partilhado mas tendo 1 única WC, a mesma terá de ser partilhada pelos seus 4 filhos...


    Mais uma vez volto a dizer que posso não estar a perceber o que me quer dizer, mas quando falou em Casa de banho partilhado, assumi que se refere a ter a casa de banho entre dois quartos, onde cada um teria uma porta para a mesma. Não é isso a que se refere?

    O que quer dizer é ter uma casa de banho com uma porta apenas, que é partilhada pelos habitantes de cada um dos quartos? Pareço maluco a falar, mas é só para entender o que quer dizer :)
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  18.  # 19

    Existe o wc partilhado e o wc comum. É essa a diferença.
  19.  # 20

    Colocado por: 21papaleguasExiste o wc partilhado e o wc comum. É essa a diferença.


    Então patilhada (o que o PandR indica) é uma divisão unica que é partilhada por vários elementos (o que tenho na planta), e a comum é um WC que tem duas portas e por isso o acesso pode ser feito por duas divisões? Correcto?
 
0.0287 seg. NEW