Em princípio vou alugar uma casa e tem aqui umas questões que gostaria de perceber antes de o fazer. A casa está com gás de botija e a principal questão é que o esquentador situa-se por cima do fogão. Partilham a mesma chaminé. Informaram-me que a casa está legal assim como está mas não me parece seguro. Gostava de alterar esta situação sem gastar muito dinheiro. O prédio tem gás natural pelo que pensei que poderia ser vantajoso fazer a ligação mas tenho medo que não passe na fiscalização. Ao lado do fogão está o lava loiças. Se mudar o esquentador ou o lava loicas aí já tenho uma obra de canalização e teria que partir os revestimentos. Se mudar o fogão de sítio fico sem chaminé. Ainda pensei fazer a ligação à rua pela parede oposta mas segundo o regeu não é legal pq a casa situa-se num r/c. e não dá para por uma chaminé por ali acima. Alguém tem alguma ideia?
O esquentador pode ser ligado com bichas flexiveis, se é para o modulo ao lado não é nada do outro mundo. No topo a exaustao também pode levar aqueles tubos próprios que esticam (não sei como aquilo se chama). Pode é ter que mexer nos modulos dos armarios... O fogao não tem exaustor?
Intuitivamente isso faz sentido. Não tem lógica ter um esquentador a gás em cima de uma fonte de ignição.
Eu tenho uma dúvida, há alguma legislação que proíba a instalação de esquentadores a gás numa despensa? Zona técnica? Qual é a limitação? Arejamento? Área mínima da divisão? Tipo de esquentador (estanque ou ventilado)?
Bom dia!! pois legalmente não podia mas parece que a casa "passou" assim... Bem como o esquentador está na parede lateral não seria simples mudar de "módulo" pois não? Bem como não tenho foto vou por um desenho para se perceber onde está o quê..