Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Estou a ponderar avançar para um projeto de construção de uma moradia.
    Sou fora da área, não tenho conhecimentos, mas sou interessado em apreender.
    Não tenho terreno, já vi uns lotes e informei-me sobre algumas questões tais como o tipo de solo, a proximidade às redes de esgotos, água e eletricidade. Tenho em mente para a construção da moradia(sem contar com o terreno) o valor de 200mil euros(que poderá ser um pouco variável). A zona está urbanizada.
    A área dos terrenos que tenho visto rondam os 380 a 500metros, com área de de implantação a rondar os 110-120m2 e 220-240m2 de construção e permitem construir um piso inferior de garagem(não conta como área) e 2 pisos superiores. Também tenho a possibilidade de construir isolada ou geminada.

O projeto que tenho em mente e que (poderá variar):
    - Garagem (com pequena WC) e escadaria para o piso superior
    - Piso 0 - Open Space com cozinha(ilha no meio) e sala de estar e jantar, uma dispensa/casa máquinas, WC social, 1 quarto/escritório(penso ser obrigatório devido a projetos para mobilidade reduzida) e lareira com recuperador de calor. Varanda na sala para tirar partido de uma boa vista.
    - Piso 1 - 2/3 Quartos, 1 WC e uma Suite(com WC)
    - Sotão - espaço amplo sem preparação

Não pretendo uma construção muito complexa ao nível de interiores e exteriores, gosto de coisas práticas e simples.

Existe também a possibilidade de construir em aço galvanizado(estrutura ELF) por reduzir os tempos da realização da obra e pelo seu baixo custo(em comparação a outras obras standard) ao nível do isolamento térmico e acústico e por serem materiais ecológicos.

O 1º feedback é que é difícil conseguir construir uma obra destas por este montante.

Dúvidas:
    1 – Qual a margem(min e max) de construção para Lisboa de €/m2 ? 700€-1500€ ao m2? Se assim for, por 200.000€ dá 909€/m2, o que me parece aceitável.
    2 – Quais os tipos de custos que podem ser reduzidos para conseguir realizar uma obra a um montante mais baixo?
    3 – É possível construir em menos área que a área de implantação definida?
    4 – Vi alguns terrenos que custam um pouco mais mas possuem furo com água potável. Justifica o investimento, se por exemplo, deixar já preparado o terreno para fazer uma piscina (ou adquirir uma portátil)?

Gostaria de saber as vossas opiniões e recomendações.
  2.  # 2

Colocado por: simonpor 200.000€ dá 909€/m2,

Será !!!!

Colocado por: simonum piso inferior de garagem(não conta como área)

Não conta como área, mas conta para os custos.
  3.  # 3

Colocado por: simon1 – Qual a margem(min e max) de construção para Lisboa de €/m2 ? 700€-1500€ ao m2? Se assim for, por 200.000€ dá 909€/m2, o que me parece aceitável.

Acho um valor muito bom, só não sei é se está a fazer bem as contas. Porque me parece que está a contabilizar 220m2 por 200k€, sendo que como diz quer tb construir o piso -1 ( Como lhe disseram a gargem não conta como área para efeitos de permissão, mas conta como área para construir.)

Colocado por: simon2 – Quais os tipos de custos que podem ser reduzidos para conseguir realizar uma obra a um montante mais baixo?

Aquecimento/Arrefecimentos, Qualidade dos materiais (chão, ceramicas, portas, equipamentos), Cozinha, eletrodomésticos,. Vc tem de definir o que quer, discutir isso com quem está a trabalhar consigo, e eles com a experiência que têm vão-lhe conseguir dizer se consegue ou não, e onde pode melhorar. Não se ponha a fazer paredes inteiras em janela ... por exemplo.

Colocado por: simon3 – É possível construir em menos área que a área de implantação definida?

É uma boa pergunta, mas acho que sim. A àrea de implantação é o máximo, mas pode ser reduzido.

Colocado por: simon4 – Vi alguns terrenos que custam um pouco mais mas possuem furo com água potável. Justifica o investimento, se por exemplo, deixar já preparado o terreno para fazer uma piscina (ou adquirir uma portátil)?

Depende de qual a diferença. Não sei se compensa se lhe estão a pedir mais 50k€ ...
  4.  # 4

Bom dia,
    O meu especial agradecimento ao Hugo S. pelo Feedback construtivo e responder as questões.
    Aguardo feedback de mais pessoas.

De facto, para quem não está na área torna-se difícil ter uma ideia de valores finais de uma obra. No entanto foi por isso que recorri a este fórum.

Qual o custo médio para 110m2 para fazer uma garagem em piso inferior, com desaterro médio?

Se a área poder ser reduzida, é possível passar de uma área útil de construção de 240m2 para uns 160-170m2, o que dá uma rácio de 1000€/m2 e um custo total de 170000+construção de piso de garagem.

Grato.

0.0119 seg. NEW