Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: scorpionlabel
    Mas coontinuo sem saber afinal qual é a diferença entre caixa de ar ventilada e não ventilada???


    Como o nome indica, na ventilada, circula ar exterior dentro da caixa de ar.
    Na não ventilada, não há trocas de ar entre a caixa de ar e o exterior.

    Sobre a necessidade de fazer a tal caleira com um tubo ladrão, não há ninguém que lhe possa responder com certezas. Porque não é certo que o vapor de água que possa existir ou aparecer no interior da parede, seja em dimensão tal, que possa condensar.

    Repare numa coisa, quando falamos de caixas de ar não ventiladas, o vapor de água que existe no interior dessa parede, será igual, quer exista ou não caixa de ar (não estou a falar em efeitos térmicos, apenas em vapor de água). Ou seja, se será igual porque é que numas se fazem as caleiras e noutras não? Na realidade depende de muitos outros fatores, por exemplo:

    Se a diferença de temperatura entre o interior e exterior for elevada, e se houver barreira vapor em determinadas localizações da parede, que possa causar vapor de água retido a meio da parede, pode justificar-se fazer a caleira, tendo em conta que o risco de aparecer vapor de água é elevado.

    Se quiser fazer a caleira, só para dormir tranquilo, também pode faze-lo. Eu faria com pendente significativa, barrada com impermeabilizante cimenticio, na caixa de 6cm (antes de aplicar o isolamento).
  2.  # 22

    Colocado por: O.MartinsNa minha opinião, a caixa de ar, faz sempre sentido. Senão, no vidro duplo também aboliríamos a caixa de ar, e faziamos um vidro mais grosso, do tipo simples.


    Está a misturar coisas.

    O ar (ou outro gás) no vidro é usado como um mau condutor de calor. Mas há condutores de calor ainda piores também usados na construção: EPS, XPS, lã de rocha, poliuretano, etc... O problema é que todos eles são... opacos! Não servem para janelas. Portanto, na janela, o "menos mau" é usar ar/árgon ou outro gás incolor. Mas no interior de uma parede há materiais melhores para esse efeito.
    Concordam com este comentário: marco1, nelson__ricardo
  3.  # 23

    Colocado por: ClioII

    Está a misturar coisas.

    O ar (ou outro gás) no vidro é usado como um mau condutor de calor. Mas há condutores de calor ainda piores também usados na construção: EPS, XPS, lã de rocha, poliuretano, etc... O problema é que todos eles são... opacos! Não servem para janelas. Portanto, na janela, o "menos mau" é usar ar/árgon ou outro gás incolor. Mas no interior de uma parede há materiais melhores para esse efeito.


    Mas eu concordo consigo, o que escrevi foi sobre ter lido que a "a caixa de ar de 2cm não está lá a fazer nada". Com essa frase não concordo.

    Não disse que +2cm de isolamento é pior que a cx de ar de 2cm. Nem poderia. Mas a caixa de ar tem razão de ser e também tem vantagens.
  4.  # 24

    e quais são essas razões e vantagens numa caixa não ventilada??
  5.  # 25

    Colocado por: marco1e quais são essas razões e vantagens numa caixa não ventilada??


    Confesso que não era para este campo que gostaria que a discussão se dirigisse. Mas dando a minha opinião:
    1º - Não é pelo facto da da caixa não ser ventilada que não vai haver vapor de água no interior.
    2º - Os fabricantes destes isolamentos em questão, como por exemplo a DOW, recomenda que mesmo colocando isolamento, não deve ser abolida a caixa de ar. Neste caso que estamos a falar, da caleira na base do interior das paredes, só se coloca porque existirá efetivamente uma caixa de ar. Ou seja, pode haver vapor de água condensado no interior da parede. Só existindo uma caixa de ar é que se facilita a reunião dessas águas, o seu escoamento e a drenagem dos panos.
    3º - Por outro lado, o factor prático não pode ser esquecido. Se eu estiver pensar fazer uma caixa de 6 para pôr isolamento de 6, o mais certo é no final da parede, o espaçamento interior ser superior a 6. É sempre bom jogar com a folga da caixa de ar.
    4º - Por ultimo, eu sou defensor dos sistemas heterogeneos. Com caixa de ar tenho 4 elementos. Sem caixa de ar tenho 3 elementos.
    Se eu com 4cm de isolamento e 2 cx de ar tenho o conforto térmico que preciso, porque é que hei-de onerar a obra em mais 2cm de isolamento? Essa diferença já daria por exemplo para construir as tais caleiras que o scorpion está com receio que o empreiteiro não faça.
  6.  # 26

    Colocado por: O.MartinsEssa diferença já daria por exemplo para construir as tais caleiras que o scorpion está com receio que o empreiteiro não faça.

    E fotos disso, alguém tem?
    • PandR
    • 19 dezembro 2016 editado

     # 27

    Já agora mais uma pergunta, porque é que não se vê por aí aglomerado de cortiça a servir de isolamento térmico/acustico?
  7.  # 28

    Única e exclusivamente?
    Diferença na ordem de que valores?
  8.  # 29

    No meu caso era mais 1500 euros para a casa toda.
    30 por cento mais caro, aproximadamente
    • PandR
    • 20 dezembro 2016 editado

     # 30

    Mas em termos de ganho energético, por exemplo 5 cm de espessura são iguais (em temos de comportamento) nos dois materiais?
  9.  # 31

    Colocado por: PandRMas em termos de ganho energético, por exemplo 5 cm de espessura são iguais (em temos de comportamento) nos dois materiais?


    A cortiça é ligeiramente menos performante em termos puramente térmicos. Globalmente é um excelente material, com paralelo apenas na lã de rocha.
  10.  # 32

    E a lã de vidro, porque não se vê também? Não serve para utilizar no isolamento de paredes?
  11.  # 33

    Colocado por: PandRE a lã de vidro, porque não se vê também? Não serve para utilizar no isolamento de paredes?


    Sim.
    Lã de rocha melhor acústica
    Lã de vidro melhor térmica
    Lã de vidro é mais barata
  12.  # 34

    Mas compensa pôr lâ de vidro em vez de XPS?
  13.  # 35

    Colocado por: Anonimo16062021
    Ligeiramente como quem diz..!!


    No que diz respeito ao isolamento acústico sim..em termos de isolamento térmico nos sistemas ETICS fica uns furos mais abaixo em relação á lâ mineral
    Concordam com este comentário:Etics


    Há algumas lãs minerais com condutibilidade térmica de 0.042 e 0.45 W/m.K, o que são valores similares ao da cortiça. Por mim, vale mais investir tempo e cuidado nos pormenores/remates, do que propriamente num material que é um "cagagésimo" melhor do que o outro.

    Quando eu falei no paralelismo entre lã mineral e cortiça é no sentido de serem ambos excelentes produtos em termos de isolamento térmico e acústico, são os melhores "all rounder" que eu conheço, por assim dizer, pois permitem ambos fazer o 2 em 1.
  14.  # 36

    a caixa de ar, numa parede dupla tradicional, é sempre não ventilada. contudo não quer dizer que não precise de caleira e tubo para o exterior, é até por isso mesmo que precisa disto pois a condensação faz-se nessa caixa de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scorpionlabel
  15.  # 37

    Colocado por: bettencourta caixa de ar, numa parede dupla tradicional, é sempre não ventilada. contudo não quer dizer que não precise de caleira e tubo para o exterior, é até por isso mesmo que precisa disto pois a condensação faz-se nessa caixa de ar.


    E quem tem desvão sanitário na base? Não pode escorrer para lá?
  16.  # 38

    Um maior valor de condutibilidade térmica é melhor ou pior? Ou seja, quanto maior o valor, mais condutor é e, consequentemente é pior?
  17.  # 39

    ?
    Colocado por: PandRMas compensa pôr lâ de vidro em vez de XPS?
  18.  # 40

    Colocado por: PandRUm maior valor de condutibilidade térmica é melhor ou pior? Ou seja, quanto maior o valor, mais condutor é e, consequentemente é pior?


    quanto maior o valor da condutibilidade, menor a capacidade de isolamento do material.
 
0.0230 seg. NEW