Estive a procurar aqui pelo forum e não encontrei resposta à minha questão, pelo que vos peço ajuda caso conheçam algum tópico onde descreva as minhas questões ou se tenham feito algo semelhante em vossa casa.
Por motivos de reabilitação vou colocar gesso cartonado com lã para efeitos de isolamento a revestir o lado interior das paredes exteriores (pois devido a muitos detalhes não é possível intervir pelo exterior) e também em tectos falsos a criar, contudo neste momento a dúvida é nas paredes.
A minha questão é sobre como posso adaptar a colocação de tomadas e interruptores, tendo em conta que a casa também irá levar instalação electrifica nova.
O que estava a pensar era tipo de estrutura autoportante com calhas e montantes de 48mm. assim na calha deveria por lã com 5 ou 6cm? Mesmo colocando a lã da para comprimi-la ao ponto de passar tubagem eletrica entre o gesso e o isolamento? Dá para comprimir ao ponto de instalar as tomadas?
Ou será melhor por exemplo optar por calhas e montantes de 70mm e colocar os 6cm de lã dando assim uma folga de espaço?
Gostaria de ter opiniões de alguém que já tenha feitos obras do género.
Dependendo do tipo de isolamento que pretenda fazer... Quanto á compressão da lã não deverá ter problemas nesse aspecto nem com a calha de 48, ou de 70(usando o isolamento adequado para tal). Com a utilização da calha de 70mm pode utilizar um isolamento com mais densidade, e obter melhores resultados. Analise o tipo de isolamento que necessita.
Relativamente ao sistema da Schluter, já li sobre o mesmo contudo a sua aplicação carece de alguém que tenha mais conhecimentos sobre estes tipos de solução e também poderá fazer subir os valores disponíveis no imediato para as intervenções.
Toda esta instalação será feita por mim e por um colega que já fez uns trabalhos em casa dele com gesso cartonado e ficou bem, contudo ele nunca fez este sistema com o isolamento de paredes, dai não saber se aquilo comprime o suficiente. Relativamente ao isolamento que necessito, neste caso já que vou colocar pladur, sempre é melhor por algum do que nenhum, pelo que não tenho nenhum estudo indicativo..
Eu tava a pensar em usar calha de 48. Neste caso é mais adequado usar 5cm de isolamento ou 6cm? A caixa da tomada tem cerca de 4cm, pelo que terá de comprimir a lã em 2,5/3cm. Esta aceita esta compressão?
Em calha de 70 usar 8 cm de isolamento é adequado?
Outra questão que tenho é se uso rolo de lã com papel kraft, ou painel? Caso seja painel ele comprime menos certo?