Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,
    o meu apartamento tem uma despensa de quase 2m2 (com uma altura de cerca de 2,60m dos quais 2,20 são azulejos), no hall da casa. Como a parede do fundo da despensa é paredes meias com o poço do elevador, a humidade é algo que se observa (na parte sem azulejos) /sente-se nos objectos lá guardados, portanto tudo o que por lá pára, depois precisa de ser ou arejado ou lavado, devido ao cheiro da humidade.
    Gostava de saber se ao colocar placa de gesso hidrófuga, se este problema poderá ser atenuado a ponto de poder ter atoalhados (transformar-se em roupeiro da casa) e afins naquele espaço?
    Obrigada
  2.  # 2

    Boa pergunta. Primeiro tem de perceber de onde vem essa humidade, ou então nunca conseguirá pará-la por mais paredes falsas que ponha.

    Essa humidade tanto poderá vir de uma infiltração de água da chuva, como de um cano que veda mal, como da simples condensação no poço do elevador caso este não tenha aberturas de ventilação.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    Como referido, terá de descobrir a origem do problema para posteriormente adoptar a solução mais eficaz.
    Pode colocar algumas fotos do problema?
  4.  # 4

    Se for humidade , por infiltração, o condominio tem de resolver.
    Se fro humidade por condensação, tem de isolar termicamente essa parede. pode forrar com gesso cartonado e um isolamento termico adequado

    Umas fotos ajudarão a esclarecer.
  5.  # 5

    Boa tarde, aqui está a foto. Pois eu sei que se for algum assunto relacionado com o condomínio não há problema, que eles resolvem. Eu estou a torcer para que seja algo simples...
    Obrigada
      20161222_152556.jpg
  6.  # 6

    TâniaF,
    Se a fotografia que colocou é da parte superior da parede e do tecto, isso *parece* ser CONDENSAÇÃO, e não infiltração.

    As infiltrações atravessam a parede, dão cabo da pintura, fazem bolhas, etc.

    A condensação forma-se à superfície da parede (por estar fria e haver excesso de humidade no ar), e vem muitas vezes acompanhada pela proliferação de bolor. Se a situação se mantiver por muito tempo, esta humidade poderá atacar (apodrecer) o estuque da parede - dando a impressão que é uma infiltração.

    Portanto, se for "condensação" quer dizer que a humidade que aí se concentra vem essencialmente de SUA casa, e não do exterior.
    Para verificar, LAVE a parede (lexívia, etc.), a ver se essas manchas saem - e diga-nos o resultado.

    Não percebi uma coisa: a sua casa é numa CAVE (e, por isso, fica abaixo do nível do poço do elevador) ?
    É que se essas manchas forem devidas a infiltração de água que se acumula no poço do elevador, o elevador nem devia estar a funcionar...
  7.  # 7

    Bom dia, antes demais obrigada.
    O apartamento é numa cave do lado da frente do prédio, mas nas traseiras equivale a um 2andar. A fotografia é da parede superior, já fiz lavagens com lixívia e de facto o pobre do estuque, depois de lavadinho fica só manchado.
    O curioso é que na última prateleira eu tenho um vidro guardado, encostado nessa parede, não sei se é por isso ou não, mas a zona protegida pelo vidro não tem estas manchas...
    Mais uma vez obrigada, assim em principio já posso fazer o que tinha em mente.
  8.  # 8

    Colocado por: TâniaFa zona protegida pelo vidro não tem estas manchas...

    O que (aparentemente) confirma as suspeitas de as manchas serem provocadas por condensação.

    Colocado por: TâniaFjá posso fazer o que tinha em mente.

    E o que é ? (só por curiosidade)
 
0.0138 seg. NEW