Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Lourenço_Boas!

    Sou um leitor assíduo deste forum a bastante tempo e tenho vindo a aprender um pouco com todos vocês, profissionais da área e também futuros DO como eu que têm bastantes dúvidas sobre este trabalhoso projecto que é construir uma casa.

    Parece que desta está a chegar a minha vez de também expor um pouco do meu projecto, e espero eu receber da vossa parte sugestões e melhorias se possível.

    Bem, trata-se de uma moradia na zona de Aveiro, mais propriamente Águeda.
    Arquitectura moderna, rés-do-chão e 1º andar, cerca de 200m2 mais anexos e garagem. O terreno tem cerca de 700m2.
    Deixo de seguida as plantas (que estão perto de serem as finais, faltam uns pequenos ajustes) e também alguns 3d (estes ainda iniciais, pois pretendemos algo um pouco diferente para a fachada... ainda estamos a pensar nesta parte).

    Fico a aguardar os vossos comentários e sugestões. Desde já obrigado.
      implantação.jpg


    E isto de casas modernas! Uma cobertura frente a uma varanda (+5-5cms) tb é varanda.
    Tem cascallho é certo mas reivindica.
    Cmps!
  2.  # 22

    Colocado por: acjPara mim está top. Não mexe mais. Simples e bonita


    Nem um cisco.
    Para bingo.
    Cmps!
    • acj
    • 14 dezembro 2016

     # 23

    Não entendo o porquê de tal comentários vindo de um suposto arquitecto. Da maneira que escreve parece que está ganzado ou é impressão minha? Lollll
    Concordam com este comentário: sousa tavares, aacc
  3.  # 24

    "Se beber, não comente!"
    Concordam com este comentário: sousa tavares, aacc
  4.  # 25

    top??

    bem para não cair em discussões de gosto:

    em termos de esqueleto funcional até está bem, agora parece que quem esquiçou a ideia não desenhou depois a rigor as plantas,
    a cozinha precisa ali de algo, ter a zona de trabalho logo no enfiamento da porta ??
    a mesa da cozinha??
    mas o 1º andar é que precisa mesmo de outra coisa, do layout das wc, de tirar o topo do roupeiro logo á entrada,... est+a mal resolvido

    em termos de imagem parece bem pois apresenta alguma limpeza, no entanto os abcessos no volume do 1ºandar não estão conseguidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lourenço_
    • acj
    • 14 dezembro 2016

     # 26

    Para mim tá top, fixe, bacano etc. Exteriormente claro, o interior nem cheguei a ver sinceramente. Mas aposto que se mostra-se os 3d da casa a todas as pessoas que conheço , 90% diriam Uauuu! CASARÃO!

    O que não quer dizer que seja perfeita. Nem discuto isso.
  5.  # 27

    Colocado por: acjExteriormente claro, o interior nem cheguei a ver sinceramente

    Exteriormente nem vi, só interessa para mostrar aos amigos, eu vivo no interior e o interior ainda precisa de algum trabalho.
    Concordam com este comentário: psferreira2013
  6.  # 28

    Colocado por: acjMas aposto que se mostra-se os 3d da casa a todas as pessoas que conheço , 90% diriam Uauuu! CASARÃO!

    Parolos !!!
  7.  # 29

    Lourenço, não desanime com todas estas respostas...

    Veja-se (sinta-se) dentro da casa.

    Entra dentro da cozinha e logo junto à porta tem o lavatório. Depois logo a seguir o fogão. Do outro lado uma linha de móveis... Ou seja, entrar na cozinha é entrar no corredor...

    Depois com tanto espaço evite ter os roupeiros "saídos". Isto é, que sejam blocos visíveis nos quartos. Entrar no quarto e ver uma parede em frente não é muito agradável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lourenço_
  8.  # 30

    Colocado por: m.arq

    Ah! Os degraus! Eu rachava a cabeça.
    Cmps!


    Porque tanta raiva caro m.arq?
    Penso que será óbvio que se não sentisse empatia com o arquitecto escolhido, não o teria sido.
    Quanto aos degraus, não percebi. :S
  9.  # 31

    Colocado por: jorgandessas molduras das janelas sao muito bonitas nos 3d .depois em obra sao um problema.
    para impermeablizar e os escorridos.boa sorte
    Concordam com este comentário:nelson__ricardo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lourenço_


    Caro jorgand,

    Concordo com a questão dos escorridos.
    Será que existe alguma forma de minimizar esse problema?
    Pois sinceramente gosto bastante do efeito das molduras.
  10.  # 32

    Colocado por: Picareta
    Para quê? não é apenas para vestir?


    Penso que a função principal do vestiário é armazenar a roupa, certo?
  11.  # 33

    Colocado por: acjPara mim tá top, fixe, bacano etc. Exteriormente claro, o interior nem cheguei a ver sinceramente. Mas aposto que se mostra-se os 3d da casa a todas as pessoas que conheço , 90% diriam Uauuu! CASARÃO!

    O que não quer dizer que seja perfeita. Nem discuto isso.


    Obrigado pela opinião.
    De facto está muito perto do resultado final, e principalmente ao meu gosto e da minha esposa.

    No entanto, certamente terá ainda aspectos a melhorar!
  12.  # 34

    Colocado por: marco1top??

    bem para não cair em discussões de gosto:

    em termos de esqueleto funcional até está bem, agora parece que quem esquiçou a ideia não desenhou depois a rigor as plantas,
    a cozinha precisa ali de algo, ter a zona de trabalho logo no enfiamento da porta ??
    a mesa da cozinha??
    mas o 1º andar é que precisa mesmo de outra coisa, do layout das wc, de tirar o topo do roupeiro logo á entrada,... est+a mal resolvido

    em termos de imagem parece bem pois apresenta alguma limpeza, no entanto os abcessos no volume do 1ºandar não estão conseguidos.


    Marco, concordo com a sua opinião em relação à cozinha e aos quartos.
    Alguma sugestão de como possamos fazer a cozinha funcionar melhor?
    Quantos aos roupeiros nos quartos vamos tentar mudar isso.
    O que diz dos wcs do 1º piso?
  13.  # 35

    Colocado por: PandRLourenço, não desanime com todas estas respostas...

    Veja-se (sinta-se) dentro da casa.

    Entra dentro da cozinha e logo junto à porta tem o lavatório. Depois logo a seguir o fogão. Do outro lado uma linha de móveis... Ou seja, entrar na cozinha é entrar no corredor...

    Depois com tanto espaço evite ter os roupeiros "saídos". Isto é, que sejam blocos visíveis nos quartos. Entrar no quarto e ver uma parede em frente não é muito agradável.


    Concordo com estes aspectos conforme também referido pelo marco1.
    Alguma sugestão para cozinha principalmente?
  14.  # 36

    Colocado por: Lourenço_Será que existe alguma forma de minimizar esse problema?

    Esse é um dos pormenores que deve ser acautelado em projeto de execução, ou na sua ausência nos pormenores de execução.
    Será isto que fará a diferença entre um bom projeto, e um projeto que apesar de muito bonito em papel, em obra fica uma bela cag...
    Na fase de especialidades, invista algum cuidado na compatibilização e pormenorização dos projetos.
    Reserve algum plafon para a fase de fiscalização, tem por ai pormenores que merecem cuidados especiais.
    Um bom empreiteiro vai ser essencial para obter um resultado consonante com os 3D.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lourenço_
  15.  # 37

    Colocado por: zedasilva
    Esse é um dos pormenores que deve ser acautelado em projeto de execução, ou na sua ausência nos pormenores de execução.
    Será isto que fará a diferença entre um bom projeto, e um projeto que apesar de muito bonito em papel, em obra fica uma bela cag...
    Na fase de especialidades, invista algum cuidado na compatibilização e pormenorização dos projetos.
    Reserve algum plafon para a fase de fiscalização, tem por ai pormenores que merecem cuidados especiais.
    Um bom empreiteiro vai ser essencial para obter um resultado consonante com os 3D.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lourenço_


    Estou ciente da importância de todos esses pormenores, que vou tentar acautelar o máximo possível.
    Sei que o zedasilva é da zona de Albergaria, correcto? Também fiscaliza zona de Águeda?
  16.  # 38

    Colocado por: Lourenço_Também fiscaliza zona de Águeda?

    Sim.
  17.  # 39

    Não sou arquiteto, mas cá vai a minha opinião:

    Numa perspetiva global, parece-me que se poderia obter uma vivência semelhante (se não melhor) à fornecida por essa planta com menos uns 20% (ou mais) de área total, mas isso sou eu que defendo que, ao preço a que fica, convém que se tire bom rendimento de cada m2 construído. Mas vendo esta planta, certamente que a questão orçamental não será tão problemática para o Lourenço_ como para mim.

    Para além disso, há um pormenor que me salta à vista: a imagem 3 do 3d. O que é que existe no terreno para onde estão viradas as janelas da zona social? Se houver ou possa vir a haver construção nesse terreno, como se vê desse 3d, o interior da casa fica completamente devassado. Como vai resolver isso (se é que precisa)?

    Áreas exageradas/desperdiçadas à parte, no piso 1, a única coisa que me desagrada verdadeiramente é a entrada em zigzag do quarto de 14,05 m2.

    Áreas exageradas/desperdiçadas à parte, no que se refere ao piso térreo, parece-me que poderia facilmente ter sido tornado mais versátil, tendo em vista no futuro poder transformar o espaço polivalente num quarto, caso necessário. Bastaria que houvesse ligação interior desse espaço ao resto da casa e que o WC estivesse mais perto. De outra forma, qual a razão para esse WC ter zona de banho, se os quartos estão todos no piso 1?
  18.  # 40

    mhpinto, o espaço poderia eventualmente ser um pouco optimizado, mas valorizamos halls e espaços não muito contidos.
    Sinceramente está dentro das restrições que falámos ao arquitecto, e agora parece difícil cortar espaços.

    Quanto à questão das janelas, sim as janelas da zona social estão viradas para sul e poente (traseiras do terreno).
    Por trás do muro tem uma casa rés do chão de arquitectura um pouco semelhante.
    Percebo a sua questão, embora os muros não permitem vista para o lado de lá. (no 3d estão muito baixos, penso que para conseguir ver melhor a casa)
    Esta escolha foi pela privacidade ao usar o espaço exterior, que não tería de outra forma se fosse na frente do terreno, e também pela exposição solar.

    Sim, aquele zigzag no 3º quarto (que será um escritório), não está bem e precisa ser corrigido.

    Quanto ao WC do rés-do-chão, sabe como é, ao sábado à tarde depois de cuidar do jardim, dá sempre jeito um duche em baixo.
 
0.0249 seg. NEW