Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Caros foristas,
    Deixo á vossa apreciação, pedindo ajuda, sobre a instalação que a MEO veio efectuar na moradia que construí.
    Quando fui à loja da MEO celebrar o contrato, alertaram que a zona não tem fibra, pelo que fariam as ligações em "ADSL", onde apenas duas boxes poderiam estar instaladas devido á potência do sinal.
    Veio o técnico colocou as duas boxes, tenho TV em duas tomadas e telefone.
    Agora, arrancaram os cabos que compunham a instalação, tiraram as tomadas de TV, e colocaram novos cabos directamente a partir do ATI.
    Isto está correcto??
    É que paguei um balbúrdio em cabos ao meu electricista, mais um ITED de 2ª edição, aprovado e certificado; e agora arrancam os cabos que cá estão para pôr novos?? Então se está certificado não basta??
    Uns 20 ou 30 metros de cabos, mais duas tomadas de TV que ficaram num saco... Colocaram o fio a ligar directo á box!!!
    Não sei se isto é mesmo assim ou serei Eu que vejo mal as coisas, mas custa pagar pelas coisas e depois não se aproveitam?
    Outra situação, parece-me que o cabo que vem da minha casa ao poste de telecomunicações também não foi usado?!
    Havia sido deixado um cabo mais fino, para que um portão automático pudesse ser aberto a partir de casa, em vez de vir á rua abri-lo com um comando, também acho que me o "espoliaram", pois a ligação á moradia vem por esse cabo em vez de outro, mais grosso , e obrigatório segundo o meu electricista.
    Aceito apenas duas boxes, mas não se pode pegar nas boxes e por exemplo colocar numa divisão e noutro dia colocá-la noutra divisão?Para que servem as tomadas de TV que a casa tem, em cada divisão?
    Enfim, deixo abaixo Fotos para saber da vossa opinião.
    Obrigado.
      IMG_0587.JPG
  2.  # 2

+
      IMG_0586.JPG
  3.  # 3

+
      IMG_0589.JPG
  4.  # 4

+
      IMG_0591.JPG
    • XF
    • 14 dezembro 2016 editado

# 5

Não! Não tinham necessidade de fazer isso. Faça uma reclamação no organismo competente que eles obrigam a corrigir isso.
  5.  # 6

Que bela sapateirada!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  6.  # 7

voce tinha tomada de tv, o problema é que precisava de tomada de rede, que foi o que eles colocaram
  7.  # 8

E de certeza que lhe deram uma folha para assinar, no fim da instalação, onde assinalaram os itens adequados, e que basicamente significa que deu o ok à forma como aquilo foi feito.
    •  
      damned

# 9

Portanto, uma instalação ited, certificada, que nao deixou pontos de rede junto às tomadas tv. Muito bom. E pagou uma fortuna...

Tem por ventura aí o seu projeto ited? Se tem ponha aqui, custa me a querer que alguém nos dias de hoje não tenha contemplado rede de dados junto as tv...

A culpa disto não é da malta que foi aí instalar o adsl..esses desenrascaram da forma que deu consentimento.

O erro é a sua instalação ter sido mal concebida na minha opinião...
    Concordam com este comentário: alexp
  8.  # 10

Boa noite,
    Nenhuma folha foi assinada!!
    O Sr. fez a instalacao e foi embora, a minha mulher estava em casa e verificou que tinha tv na sala e cozinha.
    Um passou e bem e pronto! Ja temos tv, net e telefonre em casa.
    Nao me conformo é com as despesas conforme o projecto, certificado por um tecnico, confirme a entidade reguladora exige, para depois muito pouco se aproveitar....
    Se era para por um cabo do ATI directo a uma tv, tinha posto logo, mais barato e mais rapido.
    Aqui não se faz certificacao?
    Quem valida o trabalho que os instalafores da meo e afins fazem??
  9.  # 11

Veja lá se no seu projeto de ited não tem lá algo diferente do que tem na realidade. Se assim for o eletricista que resolva isso... É para cumprir o projeto supostamente?!
  10.  # 12

Sem comentários.
  11.  # 13

Ok.
    Vou pedir o projecto de ited!
    Deixo nota que na sala há uma tomada de telefone junto a da tv (penso que seja de dados), na cozinha a tomada de tv tem apenas uma de energia junto, a de dados está na mesma paredd mais abaixo, perto do chão...
    Para se ter tv por cabo, em adsl, é condição que as tomadas de tv têm de ter outra de telefone junto??
    •  
      damned

# 14

Colocado por: HgomesOk.
    Vou pedir o projecto de ited!
    Deixo nota que na sala há uma tomada de telefone junto a da tv (penso que seja de dados), na cozinha a tomada de tv tem apenas uma de energia junto, a de dados está na mesma paredd mais abaixo, perto do chão...
    Para se ter tv por cabo, em adsl, é condição que as tomadas de tv têm de ter outra de telefone junto??

Tem de ter tomada Ethernet(rj45), para as box poderem comunicar uma com a outra por rede. É uma limitação do setup ADSL, obriga a várias box.. . Instalações ited normalmente usam rj45.

Se fosse fibra por ex, alguns operadores conseguem injectar alguns canais na rede coaxial tv, assim tem TV pela casa em todas as TV sem box adiciona, basta uma boxl. Não funciona em todos os canais, só nos que não são via subscrição extra.

A nos em instalações via coaxial também dá essa opção para os canais base se não me engano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hgomes
  12.  # 15

Portanto, quem construir casa deve validar sea sua zona tem acesso a fibra,adsl ou satélite.

1. Se fibra, está tranquilo, as tomadas coaxiais (obrigatórias, segundo me disse o electricista, todas as divisoes, excepto wc, obrigam tomadas de tv) permitem que se injecte o sinal;
    2. Se adsl, tem de ter junto ás tomadas de tv, uma de ethernet para que as boxes comuniquem entre si.
    É isto? Se for assim tenho que ter sempre o telefone junto á televisão?!?

Não pode a MEO colocar algum equipamento no ATI que permute/emule o sinal de adsl para as ligacoes coaxiais existentes?
    •  
      damned

# 16

Não tem de ter o telefone junto à TV. Veja bem se a instalação estivesse bem pensada, você até podia ter o router da MEO na caixa ited, tinha de ter feito com espaço para isso.

Assim o router recebia o sinal ADSL dentro da Caixa e ficava escondido. Depois o router ligava na ATI aos rj45/rj11 que espalhavam o sinal de dados pela casa onde lhe for mais conveniente, seja junto às TV, seja num escritórios, e até mesmo no sítio onde pretende ter o telefone!

E veja bem, as casas não devem ser feitas mediante a tecnologia disponível no momento na sua área. Mas sim a antever o futuro.

Bastava terem deixado tomadas de rede junto às TV, até porque maioria TV hoje em dia são SmarTV ou seja suportam ligação à Internet, seja para ir à Internet, seja para atualizar a firmware, seja para poderem aceder a ficheiros num servidor ou PC de casa. Ver fotos vídeos etc. Etc.

Ao fazer uma casa são uns trocos! Basta um rolo de cabo cat 5 ou cat6 e umas tomadas. Se for mais 100 ou 200€ no valor global de uma casa não é nada!

Claro que há quem diga que está tudo a virar para o wireless, é verdade, mas ainda há vantagens em ter ligações via cabo. Seja por questões de segurança seja por estabilidade do sinal etc.
    Concordam com este comentário: XR2i
  13.  # 17

tens ai duas situacoes distintas

a primeira e' que essas ligacoes de ITED nao se podem considerar ITED porque nao tem cablagem ethernet, ou seja só te colocaram cabo coaxial e a meo nao utiliza isso, portanto a substituicao que foi efectuada, foi um mal necessario, eu se fosse a ti falava era com a pessoa que te fez esse projecto de ITED e exigia que te fizessem uma coisa como deve de ser.

no meu entender o constructor nao tem que validar se tem fibra adsl etc, so tem e que fazer um projecto de contemple tudo, daí o ITED versao 2 ou 3 que ja contempla tudo, é impensavel uma casa nova nao ter tomadas ethernet, ate porque mesmo que tivesse fibra os computadores e afins usam todos ligacao ethernet para comunicarem entre sim a fibra é só a ligacao exterior.

quanto ha instalacao propriamente dita, pois nao esta bonita, mas para ficar bonita teriam que ter tomadas internas para substituir pelas coaxiais e mais alguns pormenores, daí a ter ficado feio, mas funcional, a pt nao instala tomadas internas muito menos ATIs.

agora o que poderia ter sido feito era falarem antes da execucao dizer que tudo iria ser substituido que nao iria ficar bonito e aí tu decidias que adiavas a instalacao ate teres tudo pronto ou avancavam com o senão que iria ficar como ficou.

em relacao a emular sinais etc, isso é tudo para esquecer, se as coisas sao para trabalhar numa topologia nao se pode inventar, faz-se uma instalacao toda nova como deve de ser e foi isso que aconteceu, se o carro anda a gasolina e tu so tens gasoleo, nao poes gasoleo na esperanca que funcione nao é?

eu parece-me que os rapazes que te fizeram a instalacao fizeram a omelete com os ovos que lhes deram, quem te fez o ITED e que nao fez as coisas como devem de ser.
  14.  # 18

Pois...
    Primeiramente a pessoa que fez o projecto não foi a pessoa que fez a instalação.(Talvez não tenha avaliado o projecto de especialidades de telecomunicações como deve ser...)
    Ou seja, quando do projecto nem vi quantas tomadas ethernet teria por divisão, pensei que depois podíamos alterar em obra conforme a necessidade.
    Estimei as tomadas de electricidade, telefone, e as de TV em determinadas paredes, mas nunca imaginei que as tomadas de TV não teriam uso e que teriam de ser de ethernet (também o meu técnico não me alertou para isso).
    Enfim nos locais onde queria a TV, tenho as tomadas de tv, estou a ver que teria que pedir que colocassem as tomadas de ethernet no mesmo local...
    Quem não sabe é como quem não vê, e Eu estava ceguinho até viram colocar as MEO BOX.
    Agora não estou a ver a partir paredes para colocar tomadas de ethernet junto aos locais onde considerei ter televisão...

Pergunto, se quizer mais tarde ter TDT, as tomadas de TV que arrancaram e os cabos que tiraram, a MEO vem por outra vez?
  15.  # 19

Colocado por: HgomesPois...
    Primeiramente a pessoa que fez o projecto não foi a pessoa que fez a instalação.(Talvez não tenha avaliado o projecto de especialidades de telecomunicações como deve ser...)
    Ou seja, quando do projecto nem vi quantas tomadas ethernet teria por divisão, pensei que depois podíamos alterar em obra conforme a necessidade.
    Estimei as tomadas de electricidade, telefone, e as de TV em determinadas paredes, mas nunca imaginei que as tomadas de TV não teriam uso e que teriam de ser de ethernet (também o meu técnico não me alertou para isso).
    Enfim nos locais onde queria a TV, tenho as tomadas de tv, estou a ver que teria que pedir que colocassem as tomadas de ethernet no mesmo local...
    Quem não sabe é como quem não vê, e Eu estava ceguinho até viram colocar as MEO BOX.
    Agora não estou a ver a partir paredes para colocar tomadas de ethernet junto aos locais onde considerei ter televisão...

Pergunto, se quizer mais tarde ter TDT, as tomadas de TV que arrancaram e os cabos que tiraram, a MEO vem por outra vez?

A Meo( ou outra) não volta a por ai os pés , se desistir da Meo e tiver equipamentos para entregar tem de entrega-los na Loja só vão ai em caso de avaria e que não csg resolver a distancia, por isso isso já fica como está.
  16.  # 20

eu por acaso nao sei se existem tomadas mistas, ethernet e coaxial, mas caso existam e' so colocares os cabos coaxiais e comprares essas novas tomadas e tudo fica resolvido.

se fosse eu o instalador, nao tinha retirado os cabos de antena e tinha colocado os cabos de rede a sair por debaixo da tomada existente.

nisso tudo so nao entendo pq retiraram os cabos coaxiais, mas pronto, ta feito, ta feito.

0.0224 seg. NEW