Iniciar sessão ou registar-se
    • Maghy
    • 16 dezembro 2016 editado

# 1

Boa noite,

Descobri este fórum a algum tempo e tenho acompanhado algumas discussões sobre reconstruções de habitações, tentando manter o rústico utilizando as madeiras.

Hoje inscrevi-me para poder participar e colocar algumas dúvidas, com que tenho me confrontado, estou a restaurar um imóvel no qual optei por pedir que colocassem soalho Rīga, verifiquei que nas junções das tábuas existem algumas frechas que devem levar betume. A 1 questão que coloco é se esse betumar deve ser feito antes do 1 alagamento do soalho ou depois, utilizando parte da serradura resultante do mesmo?

2 questão quantas camadas se deve dar de verniz para que o tratamento fique completo e bom? Vão dar 3 aplicações de verniz.

Quanto ao verniz falaram-me em verniz da cin 2 componentes, optei por acabamento mate, é uma boa escolha relação qualidade/preço.

Medidas do chão 22mt2

Agradeço a quem puder esclarecer, sobre as questões colocadas.
  1.  # 2

Colocado por: MaghyBoa noite,

Descobri este fórum a algum tempo e tenho acompanhado algumas discussões sobre reconstruções de habitações, tentando manter o rústico utilizando as madeiras.

Hoje inscrevi-me para poder participar e colocar algumas dúvidas, com que tenho me confrontado, estou a restaurar um imóvel no qual optei por pedir que colocassem soalho Rīga, verifiquei que nas junções das tábuas existem algumas frechas que devem levar betume. A 1 questão que coloco é se esse betumar deve ser feito antes do 1 alagamento do soalho ou depois, utilizando parte da serradura resultante do mesmo?

2 questão quantas camadas se deve dar de verniz para que o tratamento fique completo e bom? Vão dar 3 aplicações de verniz.

Quanto ao verniz falaram-me em verniz da cin 2 componentes, optei por acabamento mate, é uma boa escolha relação qualidade/preço.

Medidas do chão 22mt2

Agradeço a quem puder esclarecer, sobre as questões colocadas.

Bom dia,
    Se percebi bem o soalho foi colocado recentemente certo?
    Qual é a largura das juntas que o soalho apresenta?
    Qual foi o método de aplicação do soalho? Pregado ou colado?
    Quanto tempo esteve o soalho a ambientar em obra até ao momento de aplicação?
    Por fim o mais importante de tudo, qual é a humidade relativa do ar presente na habitação e principalmente qual é o teor de humidade presente nas réguas do soalho??
    Sem saber estes dados não a conseguirei ajudar.

PS: Quanto á segunda questão só saberemos se a relação qualidade preço é boa se nos disser o valor do orçamento.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maghy
  2.  # 3

Boa noite,

Desde já agradeço a atenção, o soalho foi colocado a uma semana ainda não o vi, só amanhã conseguirei apurar a dimensão da largura das juntas, quem colocou o chão disse que o mesmo ainda cedia.

Não sei como foi colocado, se colado ou pregado, mas pelas fotos que me mandaram parece-me que foi colado, mas só in loco é que posso confirmar.

Parte do soalho esteve dentro da habitação cerca de 20 dias, mas tinham feito mal a encomenda e o que estava em falta chegou e foi de imediato colocado, ou seja pela sua questão tenho soalho que foi ambientado a temperatura da habitação e outro que não.

Quanto á humidade relativa do ar da habitação e presente nas réguas do soalho, não tenho ideia, nem sei se quem colocou o soalho teve em consideração esse factor.

Já verifiquei que há equipamentos para medir a temperatura do mesmo, mas não faz muito sentido ser eu a adequaria tal equipamento.

Quanto á valores iniciais falaram-me em 18 euros o mt2 para afagar, betumar e 3 camadas do verniz que referi, negociei e acabei por aceitar por 16 euros o mt2.

Espero ter facultado informação suficiente, junto foto do chão colocado.

Muito obrigada,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
      IMG_4113.JPG
  3.  # 4

Colocado por: MaghyBoa noite,

Desde já agradeço a atenção, o soalho foi colocado a uma semana ainda não o vi, só amanhã conseguirei apurar a dimensão da largura das juntas, quem colocou o chão disse que o mesmo ainda cedia.

Não sei como foi colocado, se colado ou pregado, mas pelas fotos que me mandaram parece-me que foi colado, mas só in loco é que posso confirmar.

Parte do soalho esteve dentro da habitação cerca de 20 dias, mas tinham feito mal a encomenda e o que estava em falta chegou e foi de imediato colocado, ou seja pela sua questão tenho soalho que foi ambientado a temperatura da habitação e outro que não.

Quanto á humidade relativa do ar da habitação e presente nas réguas do soalho, não tenho ideia, nem sei se quem colocou o soalho teve em consideração esse factor.

Já verifiquei que há equipamentos para medir a temperatura do mesmo, mas não faz muito sentido ser eu a adequaria tal equipamento.

Quanto á valores iniciais falaram-me em 18 euros o mt2 para afagar, betumar e 3 camadas do verniz que referi, negociei e acabei por aceitar por 16 euros o mt2.

Espero ter facultado informação suficiente, junto foto do chão colocado.

Muito obrigada,
      IMG_4113.JPG

Boa noite,
    Pelo que disse e sujeito a posterior info da sua parte sem a qual não conseguirei ajudar assertivamente, nesta altura terá sempre oscilações maiores nas réguas que não ambientaram em obra.
    Entretanto é imperativo saber a largura atual das juntas uma vez que, estando em tempo de Inverno e principalmente por estarmos em semana de chuvadas fortes, o soalho estará em fase de expansão devido á acumulação de humidade. Ou seja, se nesta altura tiver juntas de 2mm, em tempo de Verão o soalho ao contrair abrirá juntas consideravelmente maiores o que originará invariavelmente quebras efetivas no betume que irá ser colocado agora.
    É imperativo que me diga a humidade residual presente nas réguas do soalho pré acabamento para que lhe possa indicar a melhor forma de atuação.
    Quanto a valores, está dentro do chamado "preço de mercado" para a região de Lisboa (não sei se é o seu caso).
    Como opinião pessoal, essa riga (a julgar somente pela foto atenção) não é propriamente bonita e o aspecto final após a utilização do verniz que indicou vai ser muito plastificado.

Num pequeno aparte e só para me ajudar a esclarecer aqui uma duvida, quanto lhe levaram pela aplicação e principalmente qual foi o preço que pagou pela Riga?
  4.  # 5

A aplicação estava dentro do orçamento da reabilitação do imóvel não tenho valores da aplicação do mesmo, tinham orçamentado aplicar chão flutuante, mas não me agradou e dei liberdade para comprarem madeira já que é uma casa que estou a restaurar e que tem mais de 90 anos, apostei nas madeiras desde a armação do telhado com vigas a mostra a portas.

Quanto á Rīga que compraram, estão a pedir-me 35 euros + IVA por mt2 não tive tempo de comparar valores, mas achei caro.

Como lhe disse ainda não vi o resultado, o imóvel pertence ao concelho de Alenquer.

Não pretendo nada que o aspecto fique plastificado, pretendo que fique rústico, sem brilho e bem tratado.

Como posso verificar a humidade residual no soalho?

Muito obrigada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  5.  # 6

Tem aqui outra foto, talvez consiga ver melhor o aspecto que tem.
      IMG_4115.JPG
  6.  # 7

Colocado por: MaghyA aplicação estava dentro do orçamento da reabilitação do imóvel não tenho valores da aplicação do mesmo, tinham orçamentado aplicar chão flutuante, mas não me agradou e dei liberdade para comprarem madeira já que é uma casa que estou a restaurar e que tem mais de 90 anos, apostei nas madeiras desde a armação do telhado com vigas a mostra a portas.

Quanto á Rīga que compraram, estão a pedir-me 35 euros + IVA por mt2 não tive tempo de comparar valores, mas achei caro.

Como lhe disse ainda não vi o resultado, o imóvel pertence ao concelho de Alenquer.

Não pretendo nada que o aspecto fique plastificado, pretendo que fique rústico, sem brilho e bem tratado.

Como posso verificar a humidade residual no soalho?

Muito obrigada

O preço da Riga está corretíssimo uma vez que, e uma vez mais a julgar pelas fotos, essa Riga é de escolha ou seja, é praticamente isenta de nós. Pessoalmente, é exactamente isso que eu não gosto.
    Essa Riga deveria ser acabada a óleo em deterimento do verniz. Neste caso em concreto acho que ajudaria a conseguir o aspecto que provavelmente estará a imaginar na sua cabeça. Sendo em Alenquer e com a minha agenda atual não consigo ajudá-la senão até lhe faria algumas amostras para ver as diferenças ao vivo. As fotos enganam muito!!
    Acho que seria positivo pedir ao aplicador para lhe fazer uma amostra (régua inteira, quanto maior melhor) com o verniz que preconizaram, para ver se gosta.
    Quanto ás medições da humidade nas réguas as mesmas, em bom rigor, deveriam de estar anotadas pelo aplicador (até para sua própria defesa). Se não as souber ou não as tirou então estamos mal!!
    Não se esqueça que também temos de saber a temperatura e humidade relativa do ar presente na habitação. Esses dados são importantíssimos para o aplicador saber se pode dar acabamento no soalho ou não.
  7.  # 8

Muito obrigada, já percebi que devo colocar algumas questões antes de avançar com o acabamento do chão.
    Já tinha pensado no acabamento com óleo, andei a pesquisar e pareceu-me que podia ser boa ideia.
    Vou pedir uma amostra com o verniz para poder ter uma ideia.

Qual o óleo que aconselharia marca ? Posso adequaria e fornecer ao aplicados sem problema, a decidir vai ter que ser em breve, ou vou ter que deixar para o ano o acabamento.

Sugeriram colocar rodapés, a ideia é cortarem os mesmos das tábuas que ainda tem, mas acho que fica bem sem rodapés. Qual a sua sugestão?

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda.
  8.  # 9

Colocado por: MaghySugeriram colocar rodapés, a ideia é cortarem os mesmos das tábuas que ainda tem, mas acho que fica bem sem rodapés. Qual a sua sugestão?

Considerará sempre a resposta do profissional João Dias, como se impõe. Todavia, permito-me comentar no seu tópico, aquilo que me parece interessante.
    O rodapé tem uma vantagem: pode prevenir algumas mossas nas paredes quer do aspirador quer da criançada, com brincadeiras e até alguns pontapés mais irrequietos. Depois é tudo uma questão de gosto, também!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, Maghy
  9.  # 10

Colocado por: maria rodrigues
    Considerará sempre a resposta do profissional João Dias, como se impõe. Todavia, permito-me comentar no seu tópico, aquilo que me parece interessante.
    O rodapé tem uma vantagem: pode prevenir algumas mossas nas paredes quer do aspirador quer da criançada, com brincadeiras e até alguns pontapés mais irrequietos. Depois é tudo uma questão de gosto, também!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Maghy

Agradeço a atenção, devo ponderar esses imprevistos dos inrrequietos.

Mas sendo uma casa antiga, talvez ficasse melhor assim sem rodapés simples, vou imaginar como fica com os ditos.
  10.  # 11

Colocado por: MaghyMuito obrigada, já percebi que devo colocar algumas questões antes de avançar com o acabamento do chão.
    Já tinha pensado no acabamento com óleo, andei a pesquisar e pareceu-me que podia ser boa ideia.
    Vou pedir uma amostra com o verniz para poder ter uma ideia.

Qual o óleo que aconselharia marca ? Posso adequaria e fornecer ao aplicados sem problema, a decidir vai ter que ser em breve, ou vou ter que deixar para o ano o acabamento.

Sugeriram colocar rodapés, a ideia é cortarem os mesmos das tábuas que ainda tem, mas acho que fica bem sem rodapés. Qual a sua sugestão?

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda.

Pessoalmente colocaria rodapés, podem muito bem ser feitos com as réguas do soalho mas convém pelo menos utilizarem uma tupia manual para bolear a extremidade superior.
    Quanto ao acabamento a óleo convém que o mesmo seja dado por alguem com experiência e com equipamento apropriado. Pergunte ao seu aplicador se está habituado a trabalhar este tipo de acabamentos.
  11.  # 12

Muito obrigada João Dias,

Irei questionar e verificar se tiveram em conta a humidade do soalho e habitação.

Darei notícias, assim que tiver.

Grata pela disponibilidade.

Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: Joao Dias

0.0131 seg. NEW