Colocado por: MaghyBoa noite,
Descobri este fórum a algum tempo e tenho acompanhado algumas discussões sobre reconstruções de habitações, tentando manter o rústico utilizando as madeiras.
Hoje inscrevi-me para poder participar e colocar algumas dúvidas, com que tenho me confrontado, estou a restaurar um imóvel no qual optei por pedir que colocassem soalho Rīga, verifiquei que nas junções das tábuas existem algumas frechas que devem levar betume. A 1 questão que coloco é se esse betumar deve ser feito antes do 1 alagamento do soalho ou depois, utilizando parte da serradura resultante do mesmo?
2 questão quantas camadas se deve dar de verniz para que o tratamento fique completo e bom? Vão dar 3 aplicações de verniz.
Quanto ao verniz falaram-me em verniz da cin 2 componentes, optei por acabamento mate, é uma boa escolha relação qualidade/preço.
Medidas do chão 22mt2
Agradeço a quem puder esclarecer, sobre as questões colocadas.
Colocado por: MaghyBoa noite,
Desde já agradeço a atenção, o soalho foi colocado a uma semana ainda não o vi, só amanhã conseguirei apurar a dimensão da largura das juntas, quem colocou o chão disse que o mesmo ainda cedia.
Não sei como foi colocado, se colado ou pregado, mas pelas fotos que me mandaram parece-me que foi colado, mas só in loco é que posso confirmar.
Parte do soalho esteve dentro da habitação cerca de 20 dias, mas tinham feito mal a encomenda e o que estava em falta chegou e foi de imediato colocado, ou seja pela sua questão tenho soalho que foi ambientado a temperatura da habitação e outro que não.
Quanto á humidade relativa do ar da habitação e presente nas réguas do soalho, não tenho ideia, nem sei se quem colocou o soalho teve em consideração esse factor.
Já verifiquei que há equipamentos para medir a temperatura do mesmo, mas não faz muito sentido ser eu a adequaria tal equipamento.
Quanto á valores iniciais falaram-me em 18 euros o mt2 para afagar, betumar e 3 camadas do verniz que referi, negociei e acabei por aceitar por 16 euros o mt2.
Espero ter facultado informação suficiente, junto foto do chão colocado.
Muito obrigada,
Colocado por: MaghyA aplicação estava dentro do orçamento da reabilitação do imóvel não tenho valores da aplicação do mesmo, tinham orçamentado aplicar chão flutuante, mas não me agradou e dei liberdade para comprarem madeira já que é uma casa que estou a restaurar e que tem mais de 90 anos, apostei nas madeiras desde a armação do telhado com vigas a mostra a portas.
Quanto á Rīga que compraram, estão a pedir-me 35 euros + IVA por mt2 não tive tempo de comparar valores, mas achei caro.
Como lhe disse ainda não vi o resultado, o imóvel pertence ao concelho de Alenquer.
Não pretendo nada que o aspecto fique plastificado, pretendo que fique rústico, sem brilho e bem tratado.
Como posso verificar a humidade residual no soalho?
Muito obrigada
Colocado por: MaghySugeriram colocar rodapés, a ideia é cortarem os mesmos das tábuas que ainda tem, mas acho que fica bem sem rodapés. Qual a sua sugestão?
Colocado por: maria rodrigues
Considerará sempre a resposta do profissional João Dias, como se impõe. Todavia, permito-me comentar no seu tópico, aquilo que me parece interessante.
O rodapé tem uma vantagem: pode prevenir algumas mossas nas paredes quer do aspirador quer da criançada, com brincadeiras e até alguns pontapés mais irrequietos. Depois é tudo uma questão de gosto, também!
Colocado por: MaghyMuito obrigada, já percebi que devo colocar algumas questões antes de avançar com o acabamento do chão.
Já tinha pensado no acabamento com óleo, andei a pesquisar e pareceu-me que podia ser boa ideia.
Vou pedir uma amostra com o verniz para poder ter uma ideia.
Qual o óleo que aconselharia marca ? Posso adequaria e fornecer ao aplicados sem problema, a decidir vai ter que ser em breve, ou vou ter que deixar para o ano o acabamento.
Sugeriram colocar rodapés, a ideia é cortarem os mesmos das tábuas que ainda tem, mas acho que fica bem sem rodapés. Qual a sua sugestão?
Mais uma vez muito obrigada pela ajuda.